10 maio 2018 - 10h35

14 de maio – Diverso UFMG realiza evento “Denúncias contra violência por LGBTfobia: ações e omissões do Estado”

O Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, promove, na segunda-feira, dia 14 de maio de 2018, às 18:30, o Seminário “Denúncias contra violência por LGBTfobia: ações e omissões do Estado”.

O evento, que ocorrerá na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, tratará dos encaminhamentos institucionais em face de casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O debate envolverá mapeamentos de casos de violência no Brasil, militância e ativismo nas denúncias de discriminação e violência, acolhimentos na sociedade civil e no Estado, bem como as ações (e omissões) das autoridades públicas na temática da violência LGBTfóbica. A ideia é promover uma compreensão do fluxo institucional de encaminhamento dos casos, em suas possibilidades, limitações, falhas e potencialidades.

As pessoas palestrantes são:

Daniel França Alves, administrador público, funcionário do Observatório de Segurança Pública Cidadã da Secretaria do Estado e Segurança Pública (SESP/OSPC) e coordenador da Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (CEPEF).

Danúbia Quadros, formada em Direito, pós-graduada em Ciências Criminais e Doutoranda em Direito Público pela Universidade Nacional Lomans de Zamora na Argentina. Além disso, é delegada chefe da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEMID). Já atuou como Delegada em Itabira na Delegacia de Mulheres, Crimes sexuais, Menores, Idosos e Crimes contra o patrimônio e Delegada Adida da Corregedoria e Delegacia de Trânsito.

Duda Salabert, militante e atuante das causas sociais, professora há 18 anos, e também uma das idealizadoras da ONG Transvest, projeto artístico-pedagógico que trabalha para combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade.

Sayonara Nogueira, professora de Geografia, especializada nas áreas de Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica, além de ser administradora do Observatório Trans, site que registra dados estatísticos acerca da violência contra pessoas trans e travestis. Também é vice-presidente do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE), projeto que tem como foco o monitoramento e denúncia de situações de transfobia no ambiente escolar.

A mediação será feita pelo Professor Doutor Marcelo Maciel Ramos, professor da Faculdade de Direito da UFMG e coordenador do Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero.

Quando? Segunda-feira, dia 14/05/2018, das 18:30 às 21:00.
Onde? Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG (Avenida João Pinheiro, n. 100, Centro, Belo Horizonte – MG)
Evento gratuito, sem inscrição prévia
Serão emitidos certificados de participação (3 horas de atividades complementares)

Maiores informações no Evento criado no Facebook