9 abr 2018 - 11h53

19 e 20 de Abril – Seminários Permanentes do PPGD organizados pelo Grupo de Pesquisa Studium Iuris

XIII ENCONTROS DE HISTÓRIA DO DIREITO: PROCESSO PENAL E MODELOS DE JUSTIÇA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Seminários Permanentes de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG organizados pelo Grupo de Pesquisa Studium Iuris

Data: 19 e 20 de abril
Local:
 Faculdade de Direito – Universidade Federal de Minas Gerais

19/04/2018 (quinta-feira):

11h, Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFMG: abertura do evento e conferência principal do prof. Luigi Lacchè (Università degli Studi di Macerata) “Criminal Justice and Public Opinion in Italy between the Nineteenth and the Twentieth Century” (em inglês, sem tradução).

11:50h, Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFMG: mesa-redonda com os debatedores prof. Diego Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina) e prof.a Mariana de Moraes Silveira (História, Universidade Federal de Minas Gerais).

13:30h – 17:30h, Sala de Reuniões do Departamento de Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho: sessão de comunicações 1 com avaliação das pesquisas submetidas de graduandos e pós-graduandos pelos professores Luigi Lacchè (Università degli Studi di Macerata), Ivan Vellasco (História, Universidade Federal de São João Del-Rei) e Diego Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina).

20/04/2018 (sexta-feira):

10:30h, Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFMG: palestras prof. Ivan de Andrade Vellasco (História, Universidade Federal de São João Del-Rei) “Criminalidade e violência em perspectiva histórica: da expansão da justiça imperial à desordem republicana (1830-1929)” e prof. Diego Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina) “Codificação, recodificação e descodificação: uma história das dimensões jurídicas da justiça no Brasil imperial a partir do Código de Processo Criminal brasileiro de 1832”.

11:30h, Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFMG: debate.

13:30h – 15:45h, Sala de Reuniões do Departamento de Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho: sessão de comunicações 2 com avaliação das pesquisas submetidas de graduandos e pós-graduandos pelos professores Ricardo Sontag (Universidade Federal de Minas Gerais) e Diego Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina).

Realização:

Studium Iuris – Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica (CNPq/UFMG)

Ius Commune – Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica (CNPq/UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG

Apoio: