Notícias

Errata: Vagas para alunos da Pós-Graduação da UFMG nas Disciplinas de “Formação Transversal” e de “Formação livre interdepartamental e interunidades”

quarta-feira, 11 de julho de 2018, às 9:20

A pedido da Profa. Dra. Camila Nicávio e Profa. Dra. Fabiana de Menezes, a secretaria vem divulgar as disciplinas “O gênero do direito: análise de práticas e instituições”, que compõe a modalidade de Formação Transversal, e “Problemas Brasileiros”, que compõe a modalidade de “Formação livre interdepartamental e interunidade”, que ofertarão vagas para alunos da Pós-Graduação:

1) Título da disciplina: O gênero do direito: análise de práticas e instituições (30h/aula) Código UNI125
Professora: Camila Nicácio
Horário: às quartas-feiras, das 16h às 17h40
Ementa: A disciplina objetiva, a partir da análise de práticas e instituições, sondar sobre o papel do direito na “generificação” de regras, procedimentos e argumentos jurídicos, uma vez que seu uso se mostra ativo na produção e reprodução de relações de gênero determinadas. Parte-se do pressuposto de que o direito não é sem impacto sobre a manutenção da dominação masculina, bem como da homo, da lesbo e da transfobia e da estigmatização de projetos não hegemônicos ou dissidentes de vida, e de que o desvelamento de tais impactos pode ser suscetível de questionar a estrutura vigente.
Vagas para a Pós-Graduação: 7 (sete)
Início: 8 de agosto
Fim: 28 de novembro

A matrícula dos alunos de Pós-Graduação nas vagas de Formação Transversal deverá ser realizada na modalidade de disciplina eletiva, uma vez que as disciplinas de Formação Transversal são originalmente de graduação. De acordo com o Calendário Escolar da UFMG de 2018, os alunos de quaisquer programas de pós-graduação deverão procurar os Centros de Graduação das Faculdades ofertantes das atividades pretendidas e se informar de como será o processo de matrícula daquela unidade na data prevista pelo Calendário Escolar.
(Art. 62. O aluno poderá matricular-se simultaneamente em atividades acadêmicas de Graduação e de Pós-Graduação não integrantes do currículo regular de seu Curso, que serão consideradas eletivas, desde que com a aprovação dos respectivos Colegiados de Curso ou Comissões Coordenadoras. RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR No 02/2017 do CEPE, DE 04 DE JULHO DE 2017)

2) Título da disciplina: Problemas Brasileiros (60h/aula) Código UNI 116
Professores: Fabiana de Menezes Soares, Andythias Soares de Moura Matos, Maria Angélica Melendi de Biasizzo, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Mauro Luiz Engelman, Samira Zaidan.
Horário: às quartas-feiras, 09h00
Ementa: A disciplina tem por objetivo discutir os desafios que o Brasil vive nos tempos atuais, a partir de entendimentos e vivências na perspectiva transdisciplinar de conhecimento e análise.
METODOLOGIA: A disciplina está organizada em temas relativos a dois eixos centrais, a partir dos quais se propõe discutir os atuais desafios do Brasil sob um enfoque transdisciplinar. 1. Autoritarismo e estruturas político-jurídicas (reunindo temas propostos pelos professores Maria Angélica Melendi de Biasizzo, Mauro Luiz Engelman e Andityas Soares de Moura Costa Matos) 2. Desigualdades, relações de poder e educação (reunindo temas propostos pelas professoras Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Fabiana de Menezes Soares e Samira Zaidan). Os temas apresentados nas aulas se articulam a cada um destes eixos. Sugere-se que os participantes da disciplina se articulem a um destes eixos para aprofundamento de seus estudos, devendo nele se referenciar para apresentação de trabalho final. A metodologia de trabalho e ensino na perspectiva transdisciplinar tem sido um desafio. As atividades propostas na disciplina serão desenvolvidas segundo as metodologias: “investigação compartilhada” ou “diálogos-debate”. A “investigação compartilhada” compreende um processo definido com a turma, escolhendo temas-problemas-questões que serão foco de levantando dados, realização de estudos, discussões e sistematizando resultados, conforme o objetivo inicialmente proposto. A metodologia “diálogos-debate” supõe a definição de tema e realização de debates em torno dele, podendo este ser a partir da exposição de um estudioso e/ou com texto-base.

A matrícula dos alunos de Pós-Graduação nas vagas de “Formação livre interdepartamental e interunidade” deverá ser realizada normalmente como as demais disciplinas regulares do semestre via Sistema Acadêmico.