Notícias

Capes lança edital de seleção de projetos conjuntos de pesquisa com o Japão

segunda-feira, 09 de julho de 2018, às 12:08

As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, até o dia 5 de setembro de 2018

Com o objetivo de apoiar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos de pesquisadores brasileiros e japoneses vinculados a Instituições de Ensino Superior ou a Institutos de Pesquisa de ambos os países, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 2, o Edital N° 26/2018, referente ao programa CAPES-JSPS.

O edital visa a selecionar até 2 (dois) projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e conforme suas respectivas disponibilidades orçamentárias. As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento. As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, até as 17h do dia 5 de setembro de 2018, mediante o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e o envio de documentos digitalizados.

Requisitos

Para a candidatura dos proponentes, é necessário atender a requisitos como ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; ter vínculo empregatício permanente com a Instituição de Ensino Superior (IES), não podendo estar aposentado ou ter vínculo temporário, entre outros. Já quanto a apresentação das propostas, entre as exigências, estão o dever de estarem vinculadas, ao menos, a um Programa de Pós-Graduação de IES brasileira; conjugar os interesses institucional, regional e nacional e enfatizar as inovações bilaterais no treinamento e na educação. O programa financiará os recursos de manutenção do projeto, as missões de trabalho e bolsas de estudo.

A previsão é de que as bolsas sejam implementadas a partir de abril de 2019.

Capes

http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/15-capes-lanca-edital-de-selecao-de-projetos-conjuntos-de-pesquisa-com-o-japao/

  
Assessoria de Assuntos Internacionais
Pró-Reitoria de Pós-Graduação