Notícias

Nota de pesar Professor Wanderley Guilherme dos Santos

domingo, 27 de outubro de 2019, às 19:47
Nota de pesar
É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento de um dos maiores pensadores brasileiros, o Professor Wanderley Guilherme dos Santos.
O Professor Wanderley era formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958) e Doutor em Ciência Política pela Stanford University (1969) e Pós-Doutorado em Teoria Antropológica na UFRJ em 1986.
O Professor Wanderley Guilherme dos Santos era professor aposentado da UFRJ, onde lecionou Democracia e Teoria Política por mais de duas décadas. Ele também foi o fundador do IUPERJ atual IESP – UERJ. Considerado como o maior cientista político brasileiro, também foi presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa por quase dois anos, entre 2011 e 2013. ​
Com riquissima bibliografia, de livros e artigos considerados clássicos da Teoria Política no Brasil, além dos cursos e conferências, é um autor incontornável, central e essencial cara compreender vigorosa e criticamente o Brasil e o mundo.
“Seus trabalhos e palestras sempre foram marcados por impressionante precisão argumentativa, criatividade e competência analítica. Wanderley expressava o caráter excepcional de sua genialidade em cada texto, artigo, livro, comentário e intervenção”, diz a nota de pesar do IESP.
Uma das últimas conferências dadas pelo Professor Wanderley, no início do mês de outubro de 2019, foi no “Congresso 30 anos, e agora? Direito e Política nós horizontes da República de 1988: Homenagem a Juarez Guimarães”, realizado com o apoio Institucional do Programa de Pós-Graduação em Direito, na Faculdade de Direito da UFMG.
A seus familiares e amigos, os nossos mais profundos sentimentos.
Segue o link para a nota do IESP – UERJ:

http://www.iesp.uerj.br/nota-de-pesar-wanderley-guilherme-dos-santos/

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG