Calendário de Eventos Acadêmicos

Eventos Anteriores: Ano 2017Ano 2018

Próximos Eventos – Ano 2019

MAIO de 2019

28 e 29 de maio International Law Seminars – Maio – Anexação da Criméia / OMC e União Europeia – 28 e 29 de maio

A Cátedra Jean Monnet UFMG juntamente ao Stylus Curiarum – Grupo de Pesquisa em Cortes e Tribunais Internacionais CNPq/UFMG – convida a toda a comunidade acadêmica para participar dos International Law Seminars (ILS) do mês de maio. O primeiro Seminar ocorrerá no dia 28 de maio, às 11:15 na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG. Na ocasião, o professor Antonello Tancredi, da Université de Nice Sophia Antipolis, ministrará o seminário “The Russian Annexation of Crimea: questions relating to the use of Force”.

Adicionalmente, na manhã seguinte (29/05), às 09:15, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, o professor Tancredi ministrará um seminário aprofundado para os alunos da pós-graduação sobre “The absence of Direct Effect of WTO Law in the EU Legal order”.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, não sendo necessário o prévio registro para a participação. Para a consulta dos textos que embasam os seminários, basta acessar o site https://styluscuriarum.wordpress.com/.

Antonello Tancredi é professor catedrático do Institut du Droit de la Paix et du Développement, Université de Nice Sophia Antipolis. É doutor em Direito Internacional pela Università di Napoli Federico II e antes de unir-se a Université de Nice, foi professor na Università di Palermo, Università di Trento e “La Sapienza” de Roma. Foi pesquisador visitante diversas vezes no Max Planck Institut, Heidelberg. É autor dos livros “La secessione nel diritto internazionale” e “Il ruolo dell’accordo nel sistema di soluzione delle controversie dell’OMC” além de diversas obras sobre o tema do uso da força, autodeterminação e sobre o direito da OMC.

 

24 de maio Seminário Internacional de Cultura de Paz

Serão palestras proferidas por pessoas convidadas, com experiência e conhecimento teórico sólido sobre a temática do seminário. Haverá oportunidade de os participantes intervirem.

Local: Faculdade de Direito da UFMG – Auditório Maximum Alberto Deodato

PALESTRAS
– Ms. Paula Andrea Monroy Colômbia Diretora da Fundación para la Reconciliación – http://fundacionparalareconciliacion.org/
– Padre Leonel Narváez Colômbia Filósofo e teólogo. Presidente da Fundación para la Reconciliación – http://fundacionparalareconciliacion.org/
– Juiz de Direito Egberto de Almeida Penido São Paulo – juiz responsável pelos trabalhos do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo
– Phd. Petronela Boonen São Paulo Coordenadora da linha de Justiça Restaurativa do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP)
– Desembargadora Hilda Porto de Paula Belo Horizonte Gestora do Projeto de Justiça Restaurativa do TJMG
– Phd. Nilo Ribeiro Junior Faculdade dos Jesuítas – Professor do Departamento de Filosofia do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco Religião e da UNICAP.

15 e 22 de maio II Ciclo de Palestras sobre Mediação Escolar, Empresarial, Comunitária e Familiar
15/09 – 16:00 – 18:30
Flávia Resende – Mediação Comunitária
Corine Ribeiro Lopes – Mediação Escolar22/09 – 16:00 – 18:30
Luis Felipe Rocha – Mediação Empresarial
Terezinha Rocha – Mediação FamiliaLocal: Auditório Raul Machado Horta
Edifício Vilas Boas – 8º Andar
Faculdade de Direito da UFMGInscrições GRATUITAS pelo link: https://forms.gle/faVWFGf1U5gdD2DZA
ou no local do evento
Certificação: 6 horas-aula (ACG)
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau
Beatriz Aguiar Bovendorp Veloso (Doutoranda – PPGD)
Thaís Costa Teixeira Viana (Doutoranda – PPGD)
07 e 08 de maio O debate contemporâneo sobre a justiça

Primeiro dia (07/05/2019):

Painel I: A justiça no liberalismo e no libertarismo – 10:30-13hs

1) Dr. Bruno Camilloto Arantes (UFOP): Justiça em John Rawls.
2) Dr.ª Andrea Luisa Bucchile Faggion (UEL): Justiça e Libertarismo.

Painel II: Leituras da igualdade – 17:30-20:00hs

3) Dr.ª San Romanelli Assumpção (UERJ): Feminismo Liberal.
4) Dr. Leonardo Gomes Penteado Rosa (UFLA): A Soberana Virtude de Ronald Dworkin.
5) Dr. Lucas Petroni (CEBRAP): O Que Há de Errado com a Igualdade de Fortuna?

Segundo dia (08/05/2019):

Painel III: O justo, o bem e o político – 10:30-13:00hs

6) Ms. Alysson Assunção Andrade (PUC-MG): Justiça e Comunidade no Pesamento de Charles Taylor.
7) Dr.ª Ana Paula Repolês Torres (TRT-MG): República, Liberdade Política e Justiça.

Painel IV: Aportes a partir da teoria social – 17:30-20:00hs

8) Dr.ª Mariana Oliveira do Nascimento Teixeira (CEBRAP): Justiça e Reconhecimento em Axel Honneth.
9) Ms.ª Mariana Prandini Fraga Assis (New School for Social Research): Justiça no Pensamento de Nancy Fraser

Segue a página do evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/378998922943515/?notif_t=plan_user_associated&notif_id=1555941619651076

Por sua vez, as incrições serão feitas pelo Sympla, no link a seguir:
https://www.sympla.com.br/o-debate-contemporaneo-sobre-a-justica__511128

Além disso, também aproveito a oportunidade para divulgar que o evento é realizado pela Associação Serras de Minas de Teoria da Justiça e do Direito, da qual sou secretário-geral. Nossa associação foi recentemente fundada por professores e estudantes para promover e divulgar a pesquisa acadêmica nessas áreas, além de consolidar e projetar nossos estudos. Buscamos realizar tais objetivos com a organização de eventos periódicos e o estabelecimento de laços de suporte mútuo entre seus membros. Segue, ao fim deste e-mail, uma lista dos professores e professoras doutores que figuram como membros-fundadores da associação.

Fica também o convite para se associar! Refoço que será possível se associar no próprio evento, pelo nosso site (que será lançado em breve) ou por e-mail (associacaoserrasdeminas@gmail.com).

MARÇO DE 2019

Dia 28 Lançamento livro Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação

Após 100 anos do assassinato da maior dirigente mulher do movimento socialista internacional, o Grupo de pesquisa Trabalho e Resistências em parceria com o Esquerda Diário promovem, na Faculdade de Direito da UFMG, o lançamento da biografia Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação, de Paul Frölich, da editora Boitempo. O lançamento ocorrerá simultaneamente com um debate entre Deise Luiza Ferraz (UFMG), Flavia Valle(MRT/ESQUERDA DIÁRIO) e Daniela Muradas(UFMG).

Data: 28 de março – Horário: 16:30
Local: Sala da Congregação, Faculdade de Direito da UFMG

Dia 19 INTERNATIONAL LAW SEMINAR “O ARTIGO 4° DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: ATORES, INTERESSES E DISPUTAS”

A Faculdade de Direito e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais convidam a toda comunidade acadêmica para participar do primeiro “International Law Seminar” de 2019 que será ministrado pelo professor de ciência política da UFMG, Dawisson Belém Lopes. O seminário intitulado “O artigo 4° da Constituição Federal de 1988: atores interesses e disputas” ocorrerá na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, no dia 19 de Março, às 11:00h.

O professor Dawisson Belém Lopes é professor de Política Internacional e Comparada do Departamento de Ciência Política da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista em política externa brasileira e política latinoamericana, produziu número significativo de artigos para uma série de revistas acadêmicas internacionais e nacionais, assim como contribui regularmente para a Al Jazeera English, The Diplomat Magazine e uma série de veículos de comunicação no Brasil.

As inscrições serão feitas no local.

FEVEREIRO DE 2019

Dia 18 Seminário Sobre Estabelecimento Comercial Digital (LOCAL E HORÁRIO ALTERADOS)

O evento conta com a participação dos Professores Pedro Marcos Nunes Barbosa (PUC-Rio), Leonardo Netto Parentoni (UFMG) e Marcelo de Oliveira Milagres (UFMG).
Professor Proponente: Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Milagres

Horário: 13h00
Local: Auditório Orlando Magalhães Carvalho (16º andar – Edifício Vilas Boas – Faculdade de Direito da UFMG)
Inscrições: https://goo.gl/forms/HJc4djAp8jr5PocI3

O evento irá gerar 02 horas de ACG com expedição de certificados mediante controle de presença por meio de lista de presença.