Calendário de Eventos Acadêmicos

Eventos Anteriores: Ano 2017Ano 2018

Próximos Eventos – Ano 2019

NOVEMBRO de 2019

01 de novembro

I Seminário de Compliance Criminal

O evento se insere no contexto de promoção da cultura anticorrupção da linha de pesquisa Poder, Cidadania e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito do PPGD/UFMG e é destinado a apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral os problemas relacionados ao compliance criminal. O evento possibilitará a exposição e o debate sobre os aspectos mais relevantes da responsabilidade criminal que pode ser excluída ou atenuada pela implantação de um programa de compliance.

Informações: https://www.fernandogalvao.pro.br/seminario

11 a 13 de novembro

IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política

Apresentação
A recém-criada Associação Brasileira de Direito Constitucional e Filosofia Política (A-DCFP) e os Programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, da USP e da UFPR promovem o IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política.

​Está aberta, também, a oportunidade para pesquisadores interessados e líderes de grupos de pesquisa organizarem Colóquios temáticos sobre temas de relevância no campo do Direito Constitucional, da Filosofia do Direito, Moral ou Política.

Alternativamente, serão aceitas submissões para Grupos de Trabalho propostos pela Comissão Organizadora.

Para os participantes será conferida certificação de atividade de extensão correspondente a 45 horas de atividades acadêmicas complementares.

Conferencistas Internacionais Confirmados
Catalina Botero Marino (Universidad Los Andes, Colômbia)
Margaret Martin (Western University, Canadá)
Ketin Toh (University College of London, Reino Unido)
Renáta Uitz (Central European University, Hungria/Áustria)
Local: Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95. São Paulo/SP 01005-010.

Chamada para Submissão de Trabalhos: https://www.a-dcfp.org/seminarios-e-coloquios

Mais informações: https://www.a-dcfp.org/

OUTUBRO de 2019

23, 24, 30 e 31 de outubro

Advanced School of International Law: The Dynamics of International Law – 23, 24, 30 e 31 de outubro

O Grupo de Pesquisa em Cortes e Tribunais Internacionais UFMG/CNPq (Stylus Curiarum), a Cátedra Jean Monnet UFMG e o Programa de Pós-Graduação em Direito convidam os discentes da pós-graduação que estão cursando ou já cursaram a disciplina “Advanced International Law” para se inscreverem no processo seletivo para a “Advanced School of International Law” com o professor Maurizio Arcari, da Università degli Studi di Milano Biccoca, que ocorrerá nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro.

O professor Maurizio Arcari é catedrático de Direito Internacional Público pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, sendo titular dos cursos “Diritto Internazionale” “European Union Common and Security Defence Policy” e “International Peacekeeping and United Nation Law” em sua instituição. Membro de conselhos científicos de diversas publicações internacionais como, por exemplo, a Rivista Italiana di Diritto Internazionale, é co-Editor da Revista “Questions of International Law”.

A Advanced School of International Law é uma escola de formação avançada na área de direito internacional e tem por objetivo aprofundar, num curto espaço de tempo e com um professor estrangeiro, temas importantes e fundamentais do direito internacional. Esta edição da Advanced School foi estruturada tendo como base os Directed Studies ministrados pelo professor Arcari na Academia de Direito Internacional da Haia e necessitam a leitura prévia dos textos para o transcorrer do debate. Os textos serão disponibilizados diretamente aos estudantes selecionados por uma pasta na nuvem.

A Advanced School se estruturará em quatro sessões de direito internacional avançado, com leitura prévia de textos e debate. Para acessar as datas, e maiores informações, visite o site: https://styluscuriarum.wordpress.com/

 

2 a 4 de outubro

IX Colóquio Nacional de Filosofia da História e IV Encontro Nacional do GT Filosofia e Direito da ANPOF

Memória, Direito e Utopia reúne dois eventos de abrangência nacional: o IX Colóquio Nacional de Filosofia da História” e “VI Encontro Nacional do GT Filosofia e Direito da ANPOF”. Os eventos serão realizados no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei, em uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFMG, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2019. As atividades dos eventos estão vinculadas a dois grupos de trabalho – GTs – da ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia: o GT “Filosofia da História e Modernidade” e o GT “Filosofia e Direito”.

2 a 4 de outubro

Congresso 30 Anos, e Agora? Direito e Política nos Horizontes da República de 1988 – Homenagem a Juarez Guimarães

Data: 2 a 4 de outubro de 2019
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG

No ano passado, demos início às reflexões em torno dos 30 anos da Constituição de 1988, procurando refletir sobre as mudanças ocorridas na sociedade brasileira ao longo de suas três primeiras décadas de vigência. Nesse sentido, tais reflexões estiveram condensadas em um congresso intitulado “1988-2018: O Que Constituímos?”. Como essa era uma indagação típica das reflexões teórico-constitucionais do professor Menelick de Carvalho Netto, o evento foi celebrado em homenagem a ele, e organizado em torno de categorias e preocupações fundamentais de suas pesquisas e de sua obra.

Neste ano, daremos continuidade às discussões que tomam a efeméride dos 30 anos da Constituição de 1988 como centro de gravidade. Mas, desta vez, operamos uma inversão na ênfase temporal e deslocamos a pergunta-guia para o futuro: “30 Anos, e Agora? Direito e Política nos Horizontes da República de 1988”. Novamente, aproximamo-nos com essa proposta de indagações típicas de um intelectual pelo qual temos o mais alto respeito: não é de hoje que a categoria “República” ocupa o eixo central das pesquisas e da obra do professor Juarez Guimarães, razão pela qual o congresso deste ano é realizado em homenagem a ele.

A programação completa do evento e o edital de chamada de trabalhos: https://m.facebook.com/events/1645734805556624.

As inscrições podem ser feitas pelo site da FUNDEP, neste link: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=9491&fbclid=IwAR0IKGgtiOBlz5wdP8AS3bhWNGcQRy0nGazxvkZ05KEhV9cGixVaeiM0wkU.

1º de outubro
CONFERÊNCIA: GOVERNAMENTALIDADE ALGORÍTIMA E DESAFIOS PARA O DIREITO
A convite do grupo SIGA (Sociedade da Informação e Governo Algorítimo), a Profa. Antoinette Rouvroy (Pesquisadora Permanente do FNRS e Professora da Université de Namur, Bélgica) proferirá conferência sobre o tema “Governamentalidade algorítima e desafios para o direito”. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do livro “A sociedade da informação em questão: o direito e o sujeito na contemporaneidade”, obra organizada pelo Prof. Marco Antônio Sousa Alves (Coordenador do Grupo SIGA, PPGD/UFMG) e por Márcio Rimet Nobre (Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital”/FAFICH-UFMG), contando com um texto traduzido para o português da conferencista convidada.
Local e horário: Sala da Congregação (2º andar do prédio da Pós) da Faculdade de Direito, às 17h30.
Contato para dúvidas: marcofilosofia@yahoo.com.br

SETEMBRO de 2019

25 a 27 de setembro

MORADIA/CIDADE/MUNDO: Habitação, Inclusão e Sustentabilidade no Século XXI HOME/CITY/WORLD: Housing, Inclusion and Sustainability in the 21st Century

O evento é promovido pela Rede Internacional de Moradia Social, constituída por pesquisadores de vários países, cujo foco de investigação são projetos e experiências de moradia voltados para pessoas de baixa renda e em condição de vulnerabilidade social. A rede iniciou-se com a parceria entre três universidades que congregam grupos de pesquisa: Universidade de Kent, na Inglaterra, Universidade de Free State, na África do Sul, e Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. A partir dessas, outras universidades vêm se somando à rede, inclusive os parceiros desta PPG-D, Universidade de Barcelona. Prioriza-se o enfoque interdisciplinar e intersetorial. Por isso participam pesquisadores de áreas como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, História, Psicologia e Sociologia e de setores da academia, governo, sociedade civil e a escuta dos próprios usuários. A Rede incentiva a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação com esses outros setores importantes à efetivação de políticas de habitação social. A finalidade é reunir essas experiências e difundi-las. Busca-se a partilha e a avaliação crítica das pesquisas para permitir a geração de novos conhecimentos sobre o tema, o aperfeiçoamento e a inovação dos resultados. Além disso, os encontros presenciais propiciam o fortalecimento da cooperação científica que já está em curso, permitindo conhecer diversas maneiras como países têm desenhado políticas públicas de habitação social e como comunidades têm se organizado para fazer frente à crise de habitação existente em todo o mundo, e que se agravou a partir de 2008. A Rede já conta com um financiamento básico pelo Fundo para Redes de Pesquisa sobre Desafios Globais, Global Challenges Research Fund Networking Grants (GCRFNG\100299), da Inglaterra, que aporta parte dos recursos para sua realização.

O primeiro evento da rede aconteceu na cidade de Bloemfontein, África do Sul, entre 22 e 24 de outubro de 2018, e reuniu três pesquisadoras da UFMG, dois pesquisadores da Universidade de Kent, Inglaterra e os pesquisadores do Centro de Direitos Humanos e do Centro para o Desenvolvimento, ambos ligados à Universidade de Free State, além de advogados da área de habitação social, membros de ONGs com projetos de habitação social, e moradores beneficiados pelos projetos. O segundo evento foi realizado na cidade de Canterbury, Inglaterra, entre 15 e 17 de fevereiro de 2019, no qual participaram pesquisadores das três universidades mencionadas, além de outros das Universidades de Santiago de Compostela, Espanha; York, Inglaterra; Simon Fraser, Canadá, efetivando a ampliação da rede. Também participaram ONGs e diretores de programas de habitação social, além de funcionários públicos da área de habitação. Os eventos se iniciam sempre com visitas técnicas realizadas in loco com um grupo selecionado e permanente, buscando uma compreensão concreta da aplicação de políticas de habitação social nas distintas realidades dos países. O grupo selecionado inclui pesquisadores professores e alunos de doutorado, representantes da sociedade civil e representantes do governo, com experiência na temática. Nos dias subsequentes são realizados encontros para apresentação de trabalhos em painéis temáticos buscando o compartilhamento de experiências e de referenciais teóricos sobre o tema. Cada trabalho é comentado e discutido pelo grupo permanente. Os painéis podem ter a presença de outras pessoas que participam como ouvintes. A Rede de Moradia Social é o desdobramento de outra, mais ampla, Práticas Inclusivas, Direito e Regulação na Europa e na América Latina, que realizou encontros no Brasil, no México, na Bélgica e na Inglaterra, e que tem previsto um novo encontro em Setembro de 2019 na cidade de Manaus, Brasil. Essa última rede conta com o financiamento da British Council. As contribuições para profissionais envolvidos no evento serão, entre outras:

● Publicação de livro em inglês como coletânea de trabalhos apresentados nas três versões do evento;

● Publicação de dossiê em português, a partir das informações coletadas nas três versões do evento;

● Ampla divulgação dos resultados nacional e internacionalmente;

● Continuidade das ações já realizadas nas Redes Moradia Social e Práticas Inclusivas, Direito e Regulação na Europa e na América Latina;

● Planejamento de novos encontros e publicações nacionais e internacionais;

● Publicação de resultados no caderno metrópoles;

● Subsídios para a realização de teses de doutorado;

● Subsídios técnicos para repensar políticas públicas de habitação já implementada em vários países;

● Troca de experiências com práticas e iniciativas sociais e comunitárias de habitação;

● Fortalecimento de rede internacional de pesquisa e incorporação de novos membros.

19 de setembro
Autonomia dos pacientes e Direito da Medicina
No dia 19 de setembro de 2019, as professoras Flávia Siqueira e Luciana Dadalto debaterão temas relativos à tutela da autonomia dos pacientes sob a perspectiva do Direito Penal e do Direito Civil, respectivamente. O evento ocorrerá na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, às 19h.
Logo após, será realizado o lançamento do livro “Autonomia, consentimento e Direito Penal da Medicina”, de autoria da prof. Dra. Flávia Siqueira, fruto de sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FDUFMG.
17 e 18 de setembro

Aláfia – Grupo de Extensão e Pesquisa em Direito, Estado e Relações Raciais e   Observatório do Estado, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito, apresentam:

Colóquio: Deslocar: juristas negros e negras e movimento

O evento que acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito (4ª andar do prédio da Pós-Graduação) e contará com a presença dos (as) conferencistas:

Dia 17/09/2019, Terça-feira, às 19:30h:

Professor Doutor Adilson Moreira: Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica.

Professor Doutor Silvio Almeida: O que é racismo estrutural?

Dia 18/09/2019, Quarta-feira, às 9:00:

Maria Angélica dos Santos: O lado negro do empreendedorismo: afroempreendedorismo e dinheiro preto

Nana Oliveira: Prisão provisória e racismo institucional.

Valor da Inscrição: R$ 5,00
Pagamento pelo Sympla:  https://www.sympla.com.br/coloquio-deslocar-juristas-negros-e-negras-e-movimento__643725

Obs.: Evento sujeito à lotação. Favor levar o comprovante de inscrição.

04, 05 e 06 de setembro
I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR “DIREITO E ECONOMIA” (UFMG)
Tema: Constituição Econômica, Democracia, Direitos Humanos, Desenvolvimento e Endividamento Público
Subtema: Direitos humanos e desenvolvimento no sistema econômico global. Impactos socioeconômicos da financeirização da economia e do excessivo endividamento público: desindustrialização e desemprego
Ementa: Análise, com base no diálogo social envolvendo múltiplos atores sociais, das tendências contemporâneas da economia global frente ao direito fundamental ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e juridicamente sustentável, à autodeterminação política, econômica, social e cultural e à realização do projeto constitucional dos países não desenvolvidos, seus impactos no Brasil.
Local: Auditório Máximo da Faculdade de Direito da UFMG

JULHO de 2019

04 de julho
7º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h30-11h45
Disciplina: Temas de Hermeneutica Jun’dica (DIR 897)
Titulo do evento: A justiça como hospitalidade e acolhimento: um dialogo entre Lévinas e Derrida
Palestrante externo: GUILHERME FERREIRA SILVA
8º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h30-11h50
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: Contribuição da hermenêutica de Gadamer às decisões judiciais
Palestrante externo: DANIEL JOSE FONSECA MENDONÇA
Debate coletivo
Encerramento
Profa. Dra. Maria Helena Damascene e Silva Megale”

 

JUNHO de 2019

07 de junho

Simpósio História e Direito na América Portuguesa

Convidamos a todas e todos para o Simpósio História e Direito na América Portuguesa. Historiadores(as) e Juristas se sentam à mesa e discutem, ao longo do evento, temas e questões em comum desse período histórico a partir da análise de fontes primárias.

Teremos uma rica interlocução entre duas áreas em diversas perspectivas sobre a América Portuguesa, desde a compreensão da corrupção, passando pelo cotidiano da atuação da Justiça Eclesiástica e, principalmente, da presença da Inquisição em territórios coloniais brasileiros e seus mecanismos de criminalização.

Em tempos sombrios de tentativas reiteradas de apagar e/ou negar nosso passado, debatê-lo torna-se imprescindível.

Local: Sala da Congregação da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Email: simposiodireitohistoria@gmail.com

O evento é gratuito. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/simposio-historia-e-direito-na-america-portuguesa__526709

Acompanhem a programação e maiores informações pelo link: https://www.facebook.com/events/490524368152567/?active_tab=discussion.

Certificado com 10 horas de atividades complementares de graduação

Faremos transmissão online pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCg4JfV7xpwYUXMir9M3xLMg

 

13 de junho

3º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h30-11h45
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: O compreender virtuoso nas ações coletivas
Palestrante: ANA FLÁVIA FRANÇA FARIA

4º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 11h50-12h50
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: O virtual e o Direito
Palestrante: YAÇANÃ EDUARDA DA CUNHA
Debatedor(a): BEATRIZ AGUIAR BOVENDORP VELOSO
Dia 27/06/2019 (Quinta-feira)

5º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h30-11h45
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: Vulnerabilidade na assistência médica: reflexões éticas e filosóficas
Palestrante: JOSE RENAN DA CUNHA MELO

6º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h45-12h20
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: O cânone da totalidade de Emilio Betti e a efetivação dos direitos fundamentais
Palestrante externo: PAULO HENRIQUE BARROS DE LAURENTYS
Debatedor(a): PATRICIA GAZIRE DE MARCO

06 de junho

1º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 10h30-11h45
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR897)
Título do Evento: Compreendendo a advocacia pública enquanto função essencial à justiça.
Palestrante: SANDRO DRUMOND BRANDÃO

2º Seminário de Hermenêutica Jurídica – 11h50-12h50
Disciplina: Temas de Hermenêutica Jurídica (DIR 897)
Titulo do evento: Ensaio Hermenêutico sobre a lei federal n. 11.428/2006: para alem das
observações técnicas
Palestrante: MARCIANO REIS MARIANO
Debatedor(a): GLADSTON BETHÔNICO BERNARDES ROCHA MACEDO

06 de junho a 04 de julho

Seminários de Hermenêutica Jurídica 1/2019

Divulgamos a realização dos Seminários de Hermenêutica Jurídica 1/2019, vinculados ao Instituto de Hermenêutica, Teoria e Argumentação Jurídica (IHTAJ), coordenado pela Doutora Maria Helena Damasceno e Silva Megale, Professora Titular de Filosofia do Direito, e diretamente vinculados à Linha de Pesquisa Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito: Fundamentação, Participação e Efetividade, ao Projeto Coletivo Acesso à Justiça, Governança Pública, Administração da Justiça, Hermenêutica Jurídica nas matrizes fenomenológica e epistemológica: interação entre saberes em prol da efetividade dos direitos humanos e fundamentais. Os Seminários realizar-se-ão entre os dias 06 de junho e 04 de julho (Conforme cronograma).

Local: Sala 405 (sala do IHTAJ), no Edifício Vilas Boas, da Faculdade de Direito.

 

MAIO de 2019

28 e 29 de maio International Law Seminars – Maio – Anexação da Criméia / OMC e União Europeia – 28 e 29 de maio

A Cátedra Jean Monnet UFMG juntamente ao Stylus Curiarum – Grupo de Pesquisa em Cortes e Tribunais Internacionais CNPq/UFMG – convida a toda a comunidade acadêmica para participar dos International Law Seminars (ILS) do mês de maio. O primeiro Seminar ocorrerá no dia 28 de maio, às 11:15 na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG. Na ocasião, o professor Antonello Tancredi, da Université de Nice Sophia Antipolis, ministrará o seminário “The Russian Annexation of Crimea: questions relating to the use of Force”.

Adicionalmente, na manhã seguinte (29/05), às 09:15, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, o professor Tancredi ministrará um seminário aprofundado para os alunos da pós-graduação sobre “The absence of Direct Effect of WTO Law in the EU Legal order”.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, não sendo necessário o prévio registro para a participação. Para a consulta dos textos que embasam os seminários, basta acessar o site https://styluscuriarum.wordpress.com/.

Antonello Tancredi é professor catedrático do Institut du Droit de la Paix et du Développement, Université de Nice Sophia Antipolis. É doutor em Direito Internacional pela Università di Napoli Federico II e antes de unir-se a Université de Nice, foi professor na Università di Palermo, Università di Trento e “La Sapienza” de Roma. Foi pesquisador visitante diversas vezes no Max Planck Institut, Heidelberg. É autor dos livros “La secessione nel diritto internazionale” e “Il ruolo dell’accordo nel sistema di soluzione delle controversie dell’OMC” além de diversas obras sobre o tema do uso da força, autodeterminação e sobre o direito da OMC.

 

24 de maio Seminário Internacional de Cultura de Paz

Serão palestras proferidas por pessoas convidadas, com experiência e conhecimento teórico sólido sobre a temática do seminário. Haverá oportunidade de os participantes intervirem.

Local: Faculdade de Direito da UFMG – Auditório Maximum Alberto Deodato

PALESTRAS
– Ms. Paula Andrea Monroy Colômbia Diretora da Fundación para la Reconciliación – http://fundacionparalareconciliacion.org/
– Padre Leonel Narváez Colômbia Filósofo e teólogo. Presidente da Fundación para la Reconciliación – http://fundacionparalareconciliacion.org/
– Juiz de Direito Egberto de Almeida Penido São Paulo – juiz responsável pelos trabalhos do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo
– Phd. Petronela Boonen São Paulo Coordenadora da linha de Justiça Restaurativa do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP)
– Desembargadora Hilda Porto de Paula Belo Horizonte Gestora do Projeto de Justiça Restaurativa do TJMG
– Phd. Nilo Ribeiro Junior Faculdade dos Jesuítas – Professor do Departamento de Filosofia do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco Religião e da UNICAP.

15 e 22 de maio II Ciclo de Palestras sobre Mediação Escolar, Empresarial, Comunitária e Familiar
15/09 – 16:00 – 18:30
Flávia Resende – Mediação Comunitária
Corine Ribeiro Lopes – Mediação Escolar22/09 – 16:00 – 18:30
Luis Felipe Rocha – Mediação Empresarial
Terezinha Rocha – Mediação FamiliaLocal: Auditório Raul Machado Horta
Edifício Vilas Boas – 8º Andar
Faculdade de Direito da UFMGInscrições GRATUITAS pelo link: https://forms.gle/faVWFGf1U5gdD2DZA
ou no local do evento
Certificação: 6 horas-aula (ACG)
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau
Beatriz Aguiar Bovendorp Veloso (Doutoranda – PPGD)
Thaís Costa Teixeira Viana (Doutoranda – PPGD)
07 e 08 de maio O debate contemporâneo sobre a justiça

Primeiro dia (07/05/2019):

Painel I: A justiça no liberalismo e no libertarismo – 10:30-13hs

1) Dr. Bruno Camilloto Arantes (UFOP): Justiça em John Rawls.
2) Dr.ª Andrea Luisa Bucchile Faggion (UEL): Justiça e Libertarismo.

Painel II: Leituras da igualdade – 17:30-20:00hs

3) Dr.ª San Romanelli Assumpção (UERJ): Feminismo Liberal.
4) Dr. Leonardo Gomes Penteado Rosa (UFLA): A Soberana Virtude de Ronald Dworkin.
5) Dr. Lucas Petroni (CEBRAP): O Que Há de Errado com a Igualdade de Fortuna?

Segundo dia (08/05/2019):

Painel III: O justo, o bem e o político – 10:30-13:00hs

6) Ms. Alysson Assunção Andrade (PUC-MG): Justiça e Comunidade no Pesamento de Charles Taylor.
7) Dr.ª Ana Paula Repolês Torres (TRT-MG): República, Liberdade Política e Justiça.

Painel IV: Aportes a partir da teoria social – 17:30-20:00hs

8) Dr.ª Mariana Oliveira do Nascimento Teixeira (CEBRAP): Justiça e Reconhecimento em Axel Honneth.
9) Ms.ª Mariana Prandini Fraga Assis (New School for Social Research): Justiça no Pensamento de Nancy Fraser

Segue a página do evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/378998922943515/?notif_t=plan_user_associated&notif_id=1555941619651076

Por sua vez, as incrições serão feitas pelo Sympla, no link a seguir:
https://www.sympla.com.br/o-debate-contemporaneo-sobre-a-justica__511128

Além disso, também aproveito a oportunidade para divulgar que o evento é realizado pela Associação Serras de Minas de Teoria da Justiça e do Direito, da qual sou secretário-geral. Nossa associação foi recentemente fundada por professores e estudantes para promover e divulgar a pesquisa acadêmica nessas áreas, além de consolidar e projetar nossos estudos. Buscamos realizar tais objetivos com a organização de eventos periódicos e o estabelecimento de laços de suporte mútuo entre seus membros. Segue, ao fim deste e-mail, uma lista dos professores e professoras doutores que figuram como membros-fundadores da associação.

Fica também o convite para se associar! Refoço que será possível se associar no próprio evento, pelo nosso site (que será lançado em breve) ou por e-mail (associacaoserrasdeminas@gmail.com).

MARÇO DE 2019

Dia 28 Lançamento livro Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação

Após 100 anos do assassinato da maior dirigente mulher do movimento socialista internacional, o Grupo de pesquisa Trabalho e Resistências em parceria com o Esquerda Diário promovem, na Faculdade de Direito da UFMG, o lançamento da biografia Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação, de Paul Frölich, da editora Boitempo. O lançamento ocorrerá simultaneamente com um debate entre Deise Luiza Ferraz (UFMG), Flavia Valle(MRT/ESQUERDA DIÁRIO) e Daniela Muradas(UFMG).

Data: 28 de março – Horário: 16:30
Local: Sala da Congregação, Faculdade de Direito da UFMG

Dia 19 INTERNATIONAL LAW SEMINAR “O ARTIGO 4° DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: ATORES, INTERESSES E DISPUTAS”

A Faculdade de Direito e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais convidam a toda comunidade acadêmica para participar do primeiro “International Law Seminar” de 2019 que será ministrado pelo professor de ciência política da UFMG, Dawisson Belém Lopes. O seminário intitulado “O artigo 4° da Constituição Federal de 1988: atores interesses e disputas” ocorrerá na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, no dia 19 de Março, às 11:00h.

O professor Dawisson Belém Lopes é professor de Política Internacional e Comparada do Departamento de Ciência Política da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista em política externa brasileira e política latinoamericana, produziu número significativo de artigos para uma série de revistas acadêmicas internacionais e nacionais, assim como contribui regularmente para a Al Jazeera English, The Diplomat Magazine e uma série de veículos de comunicação no Brasil.

As inscrições serão feitas no local.

FEVEREIRO DE 2019

Dia 18 Seminário Sobre Estabelecimento Comercial Digital (LOCAL E HORÁRIO ALTERADOS)

O evento conta com a participação dos Professores Pedro Marcos Nunes Barbosa (PUC-Rio), Leonardo Netto Parentoni (UFMG) e Marcelo de Oliveira Milagres (UFMG).
Professor Proponente: Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Milagres

Horário: 13h00
Local: Auditório Orlando Magalhães Carvalho (16º andar – Edifício Vilas Boas – Faculdade de Direito da UFMG)
Inscrições: https://goo.gl/forms/HJc4djAp8jr5PocI3

O evento irá gerar 02 horas de ACG com expedição de certificados mediante controle de presença por meio de lista de presença.