27 jun 2022 - 13h40

Limits and Achievements of Criminological Positivism (1880–1930)

O Studium Iuris – Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica (UFMG) convida a todos, no dia 29 de junho, para uma aula aberta com o professor Michele Pifferi (Università di Ferrara), pela plataforma Zoom. Em “Limits and Achievements of Criminological Positivism (1880–1930)”, Pifferi abordará a história do positivismo criminológico, sobretudo a de sua matriz italiana, a Escola Positiva, que compreende autores célebres como Cesare Lombroso e Enrico Ferri. Em contraposição às ideias da chamada “Escola Clássica”, a Escola Positiva se notabilizou por suas novas abordagens que prezavam pela extensa comunicação da ciência penal com as outras ciências, tais como a antropologia e a sociologia. Prevenção especial, substitutivos penais, penas indeterminadas, defesa social como fundamento do direito de punir, determinismo, críticas ao conceito de imputabilidade, todos esses são instigantes elementos trazidos por essa corrente, que influenciou profundamente o direito penal, inclusive o brasileiro. Serão conferidas 3 horas de ACG aos ouvintes. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle12cez5iSuM9tRXxt5 até o dia 27 de junho.
Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo email studiumiuris.ufmg@gmail.com.