19 set 2019 - 17h05

MORADIA/CIDADE/MUNDO: Habitação, Inclusão e Sustentabilidade no Século XXI HOME/CITY/WORLD: Housing, Inclusion and Sustainability in the 21st Century – 25 a 28 de setembro

O evento é promovido pela Rede Internacional de Moradia Social, constituída por pesquisadores de vários países, cujo foco de investigação são projetos e experiências de moradia voltados para pessoas de baixa renda e em condição de vulnerabilidade social. A rede iniciou-se com a parceria entre três universidades que congregam grupos de pesquisa: Universidade de Kent, na Inglaterra, Universidade de Free State, na África do Sul, e Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. A partir dessas, outras universidades vêm se somando à rede, inclusive os parceiros desta PPG-D, Universidade de Barcelona. Prioriza-se o enfoque interdisciplinar e intersetorial. Por isso participam pesquisadores de áreas como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, História, Psicologia e Sociologia e de setores da academia, governo, sociedade civil e a escuta dos próprios usuários. A Rede incentiva a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação com esses outros setores importantes à efetivação de políticas de habitação social. A finalidade é reunir essas experiências e difundi-las. Busca-se a partilha e a avaliação crítica das pesquisas para permitir a geração de novos conhecimentos sobre o tema, o aperfeiçoamento e a inovação dos resultados. Além disso, os encontros presenciais propiciam o fortalecimento da cooperação científica que já está em curso, permitindo conhecer diversas maneiras como países têm desenhado políticas públicas de habitação social e como comunidades têm se organizado para fazer frente à crise de habitação existente em todo o mundo, e que se agravou a partir de 2008. A Rede já conta com um financiamento básico pelo Fundo para Redes de Pesquisa sobre Desafios Globais, Global Challenges Research Fund Networking Grants (GCRFNG\100299), da Inglaterra, que aporta parte dos recursos para sua realização.

O primeiro evento da rede aconteceu na cidade de Bloemfontein, África do Sul, entre 22 e 24 de outubro de 2018, e reuniu três pesquisadoras da UFMG, dois pesquisadores da Universidade de Kent, Inglaterra e os pesquisadores do Centro de Direitos Humanos e do Centro para o Desenvolvimento, ambos ligados à Universidade de Free State, além de advogados da área de habitação social, membros de ONGs com projetos de habitação social, e moradores beneficiados pelos projetos. O segundo evento foi realizado na cidade de Canterbury, Inglaterra, entre 15 e 17 de fevereiro de 2019, no qual participaram pesquisadores das três universidades mencionadas, além de outros das Universidades de Santiago de Compostela, Espanha; York, Inglaterra; Simon Fraser, Canadá, efetivando a ampliação da rede. Também participaram ONGs e diretores de programas de habitação social, além de funcionários públicos da área de habitação. Os eventos se iniciam sempre com visitas técnicas realizadas in loco com um grupo selecionado e permanente, buscando uma compreensão concreta da aplicação de políticas de habitação social nas distintas realidades dos países. O grupo selecionado inclui pesquisadores professores e alunos de doutorado, representantes da sociedade civil e representantes do governo, com experiência na temática. Nos dias subsequentes são realizados encontros para apresentação de trabalhos em painéis temáticos buscando o compartilhamento de experiências e de referenciais teóricos sobre o tema. Cada trabalho é comentado e discutido pelo grupo permanente. Os painéis podem ter a presença de outras pessoas que participam como ouvintes. A Rede de Moradia Social é o desdobramento de outra, mais ampla, Práticas Inclusivas, Direito e Regulação na Europa e na América Latina, que realizou encontros no Brasil, no México, na Bélgica e na Inglaterra, e que tem previsto um novo encontro em Setembro de 2019 na cidade de Manaus, Brasil. Essa última rede conta com o financiamento da British Council. As contribuições para profissionais envolvidos no evento serão, entre outras:

● Publicação de livro em inglês como coletânea de trabalhos apresentados nas três versões do evento;

● Publicação de dossiê em português, a partir das informações coletadas nas três versões do evento;

● Ampla divulgação dos resultados nacional e internacionalmente;

● Continuidade das ações já realizadas nas Redes Moradia Social e Práticas Inclusivas, Direito e Regulação na Europa e na América Latina;

● Planejamento de novos encontros e publicações nacionais e internacionais;

● Publicação de resultados no caderno metrópoles;

● Subsídios para a realização de teses de doutorado;

● Subsídios técnicos para repensar políticas públicas de habitação já implementada em vários países;

● Troca de experiências com práticas e iniciativas sociais e comunitárias de habitação;

● Fortalecimento de rede internacional de pesquisa e incorporação de novos membros.

Mais informações:

Site do Evento: https://moradiacidademundo.wordpress.com/