Tecnopolítica, biocapitalismo e governamentalidade algorítmica:

entre o confisco e a constituição do comum

Autores

  • Fernando Hoffmam Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

DOI:

https://doi.org/10.9732/2023.V127.1007

Resumo

O presente artigo busca compreender a relação entre tecnopolítica, biocapitalismo e governamentalidade algorítmica no contexto do capitalismo cibernético-colonial que se constitui como paradigma econômico dominante. Nesse sentido, se objetiva a partir do contexto do biocapitalismo traçar o plano da produção de subjetividades na atualidade, compreendendo a relação dessa no campo da tecnopolítica orientada pela governamentalidade algorítmica. Porquanto, é nesse campo de tensão que se objetiva compreender o comum na sua dimensão ontológica, produtiva e prática, como condição de possibilidade para constituir novas  tecnologias políticas do comum, e formas e práticas de insurreição contra o capitalismo cibernético-colonial. Assim, propõe-se clarear a lógica da governamentalidade algorítmica enquanto paradigma governamental e processo de confisco do comum, que produz uma subjetividade alienada, e arranjos tecnopolíticos algorítmicos à serviço do capitalismo cibernético, no contexto material de tensionamento com a possibilidade de constituindo o comum no campo ontológico, produtivo e prático, constituir-se tecnopolíticas do comum de combate, que possibilitem o acontecimento de processos insurrecionais no nível micropolítico e macropolítico. Para tanto, utiliza-se o como referencial metodológico, teórico-analítico o materialismo histórico no viés de Antonio Negri, em que o método considera o antagonismo entre uma subjetividade criativa e uma subjetividade constituída pelo capital. É neste sentido que se estabelecem as novas categorias de análise que permitem dar conta de novos sujeitos sociais (a multidão/o comum) e compreender as formas de manifestação do comum a partir dessas categorias em antagonismo às categorias “imperiais” e ao capitalismo cibernético-colonial.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES no Mestrado e Doutorado; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, registrado junto à FDV/ES e ao CNPQ; Professor Adjunto I do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito  - Mestrado - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC) registrado junto à UFSM/RS e ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Referências

BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. Tradução: Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu, 2020.

BERNARDES, Márcio de Souza. A (Re) Invenção do Comum no Novo Constitucionalismo Latino-Americano: ecologia política, direito e resistência na América Latina. Florianópolis: UFSC, 2017, 311 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

BRUNO, Fernanda; BENTES, Ana Carolina Franco; FALTAY, Paulo. Economia Psíquica dos Algoritmos e Laboratório de Plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, V. 26, Nº. 3, p. 1-21, set-dez. 2019.

COMITÊ INVISÍVEL. Motim e Destituição, Agora. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. São Paulo: N-1, 2017.

COMITÊ INVISÍVEL. Aos Nossos Amigos: crise e insurreição. Tradução: Edições Antipáticas. São Paulo: N-1, 2018.

CORRÊA, Murilo Duarte Costa. Filosofia Black Bloc. Rio de Janeiro: Hedra, Circuito, 2020.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Declaração – Isto Não É Um Manifesto. Tradução: Carlos Szlak. São Paulo: N-1, 2014.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem Estar Comum. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro; são Paulo: Record, 2016.

LAZZARATO, Maurizio. O Governo das Desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. Tradução: Renato Abramowicz Santos. São Carlos: EDUFSCAR, 2011.

LAZZARATO, Maurizio. Signos, Máquinas, Subjetividades. Tradução: Paulo Domenech Oneto. São Paulo: N-1, 2014.

MORAES, Alana. Contato e Improvisação: o que pode querer dizer autonomia?. Cadernos IHU Ideias, São Leopoldo, Ano 16, Nº 268, Vol. 16, p. 1-20, 2018.

MORAES, Alana. Neoextrativismo, Guerra de Mundos, e Hegemonia Cibernética: como nos tornamos um laboratório pandêmico?. Revista PimentaLab – É Isso o futuro?, São Paulo, Vol. 1, p. 26-41, abril, 2021.

NEGRI, Antonio. Biocapitalismo: entre Spinoza e a constituição política do presente. Tradução: Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Iluminuras, 2015.

NEGRI, Antonio. O Comum Como Modo de Produção. In: SANTIAGO, Homero; TIBLE, Jean; TELLES, Vera (Org). Negri no Trópico 23°26’14”. São Paulo: Editora da Cidade, Autonomia Literária, N-1, 2017. p. 225-237

PARISER, Eli. O Filtro Invisível: o que a internet está escondendo de você. Tradução: Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

ROUVROY, Antoinette; BERNS, Thomas. Governamentalidade Algorítmica e Perspectivas de Emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação?. Tradução: Pedro Henrique Andrade. Revista ECO PÒS, Rio de Janeiro, Vol. 18, Nº. 2, p. 35-56, 2015.

RUIZ, Castor M. M. Bartolomé. Algoritmização da Vida: a nova governamentalização das condutas. Cadernos IHU Ideias, São Leopoldo, Ano. 19, Nº. 314, Vol. 19, p. 1-20, 2021.

SADIN, Eric. La Humanidad Aumentada: la administración digital del mundo. Tradução: Javier Blanco; Cecilia Pacczochi. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.

SANTIAGO, Homero; TIBLE, Jean; TELLES, Vera (Org). Negri no Trópico 23°26’14”. São Paulo: Editora da Cidade, Autonomia Literária, N-1, 2017.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A Noção de Modulação e os Sistemas Algorítmicos. Paulus: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, Vol. 3, Nº. 5, p. 17-26, jul-dez. 2019.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Inteligência Artificial Baseada Em Dados e as Operações do Capital. Paulus: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, Vol. 5, Nº. 10, p. 17-29, jul-dez. 2021.

TERRANOVA, Tiziana. Red Stack Attack: algoritmos, capital e automação do comum. Tradução: Carolina Salomão. Revista Lugar Comum, Rio de Janeiro, Nº. 59, p. 5-23, dez-jan. 2020.

VIRNO, Paolo. Gramática da Multidão: para uma análise das formas de vida contemporâneas. Tradução: Leonardo Palma Retamoso. São Paulo: Annablume, 2013.

ZUBOFF, Shoshana. A Era do Capitalismo de Vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Tradução: George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Hoffmam, F. (2023). Tecnopolítica, biocapitalismo e governamentalidade algorítmica:: entre o confisco e a constituição do comum. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 127(2). https://doi.org/10.9732/2023.V127.1007

Edição

Seção

Artigos