A legitimação do discurso de militarização da educação no Brasil

Autores

  • Rodrigo Luis Mingori Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Nunes Jacondino
  • Dulce Mari da Silva Voss

DOI:

https://doi.org/10.9732/2024.V129.1116

Resumo

O presente artigo é resultado de estudo realizado sobre o processo de militarização da sociedade brasileira, utiliza-se de análise do discurso com objetivo de analisar o processo histórico, social e político de institucionalização da política de militarização de políticas públicas no contexto brasileiro que autorizam o saber-poder advindo do campo militar na realização de proposições que fogem ao escopo militar. A partir da elaboração da arquegenealogia discursiva do intervencionismo militar foi possível observar a construção que permitiu ao discurso militar de internvenção ocupar posição privilegiada de poder-saber no seio da sociedade brasileira, fazendo das políticas públicas, como principalmente as educacionais exemplificadas pelo PECIM, dispositivos potentes para fortalecer e legitimar suas práticas discursivas e o regime de verdade que sustentaram ações políticas autoritárias.

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Mingori, R. L., Nunes Jacondino, E., & Mari da Silva Voss, D. (2024). A legitimação do discurso de militarização da educação no Brasil. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 129. https://doi.org/10.9732/2024.V129.1116

Edição

Seção

Artigos