Caminhos da superação da aula jurídica tradicional: o papel das instituições de ensino

Autores

  • José Garcez Ghirardi Fundação Getúlio Vargas Direito São Paulo - FGV Direito SP
  • Juliana Ferrari de Oliveira Faculdade de Direito de Vitória

Resumo

Para construir uma alternativa viável ao modelo hoje hegemônico de ensino jurídico é necessária uma nova postura diante do conhecimento jurídico e da função dos cursos de Direito.  De fato, o panorama atual é tão insatisfatório que a manutenção do status quo vai rapidamente deixando de ser uma escolha defensável. Neste quadro, as instituições de ensino têm papel fundamental, porque suas diretrizes norteiam o desenvolvimento de futuras ações. O objetivo desse artigo é, com base no referencial teórico do ensino participativo, oferecer algumas alternativas metodológicas para a aula jurídica a partir da integração de todos os agentes envolvidos.

Biografia do Autor

José Garcez Ghirardi, Fundação Getúlio Vargas Direito São Paulo - FGV Direito SP

Advogado formado pela Universidade de São Paulo (1985). É professor em tempo integral da DIREITO GV/SP, onde atuou também como Coordenador de Metodologia de Ensino. É responsável pela disciplina Programa de Formação Docente, no Programa de Mestrado da Direito GV. É Coordenador do Observatório do Ensino do Direito da FGV Direito SP. Atuou como Diretor de Formação Docente da Associação Brasileira de Ensino do Direito - ABEDi e membro da Comissão de Especialistas da Secretaria de Educação Superior do MEC para a área de Direito. Possui mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado pela UNICAMP-SP (2004). Como Adjunt Faculty em Gonzaga Law School (WA/EUA) lecionou os cursos Jurisprudence and the Arts (2010) e Political Economy of Law and Development (2013) . Foi pesquisador visitante na Wayne State University (Detroit-MI, EUA), com bolsa concedida pelo CNPq. É autor, entre outras obras, de O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare (Almedina, 2011) e O Instante do Encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico (FGV, 2012) .

Juliana Ferrari de Oliveira, Faculdade de Direito de Vitória

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica e professora doutora da Faculdade de Direito de Vitória, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, curso de direito e formação de professores.

Referências

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Ghirardi, J. G., & de Oliveira, J. F. (2016). Caminhos da superação da aula jurídica tradicional: o papel das instituições de ensino. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 113. Recuperado de https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/388

Edição

Seção

Artigos