Biopolítica e Governamentalidade na Belle Époque carioca: Alguns apontamentos iniciais sobre o controle médico da população e do espaço urbano

Autores

  • Lucas Melo Borges de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ricardo Jacobsen Gloeckner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

Inicialmente, o artigo traz uma perspectiva da razão política governamental moderna, demonstrada por Michel Foucault, que servirá como quadro metodológico na análise do controle médico da população e do espaço urbano no contexto do Rio de Janeiro do final do século XIX e início do século XX. Em um segundo momento é mostrado como esse controle médico da população e do espaço urbano funcionou no período histórico em exame. São pontos importantes aqui: a construção da noção de “classes perigosas”, a “demonização” dos cortiços, o projeto urbanístico conhecido na história como “bota-abaixo”, a emergência do discurso médico-técnico-higienista e as práticas adotadas a partir disso, além da contraposição popular a estas ações, a Revolta da Vacina. Por último, são traçadas algumas congruências entre a perspectiva de análise da racionalidade política moderna e o quadro sócio-histórico apresentado, como a questão da bios como espaço de intervenção e regulação do Estado com base em um dispositivo médico-higienista-sanitarista e a Revolta da Vacina como manifestação de resistência em face do controle biopolítico da população.

Biografia do Autor

Lucas Melo Borges de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalho desenvolvido junto ao grupo de pesquisa "Pensamento Político e Criminológico".

Ricardo Jacobsen Gloeckner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

Referências Bibliográficas

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BARRACLOUGH, Geoffrey. Introdução à história contemporânea. São Paulo: Círculo do Livro, 1964.

BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. 4 ed. São Paulo: Ática, 2004.

CAMUS, Albert. A Peste. Trad. de Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Trad. de Beatriz de Almeida Magalhães. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. de Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FOUCAULT, Michel. A Governamentalidade. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

______. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 1 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______. O nascimento da Medicina Social. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

______. Omnes et Singulatitum: por uma crítica da “razão política”. Tradução de Heloísa Jahn. In: Novos Estudos, São Paulo, nº 26, pp. 77-99, mar. 1990.

______. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MACHADO, Roberto. Introdução. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

NASCIMENTO, Luciana. Avessos da Belle Époque: os revoltosos da vacina deportados para a Amazônia. Recorte, Três Corações, v. 10, nº 2, jul./dez. 2013.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 22 jun. 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SENELLART, Michel. A crítica da razão governamental em Michel Foucault. In: Tempo Social, São Paulo, v. 7, n. 1-2, pp. 1-14, out. 1995.

SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Scipione, 1984.

Fontes consultadas

A Notícia. Rio de Janeiro, ano 11, n. 265, 9 de novembro de 1904.. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 19 ago. 2016.

BRASIL, lei n. 1.261, de 31 de outubro de 1904. Torna obrigatórias, em toda a República, a vacinação e revacinação contra a varíola. Disponível em: www.camara.leg.br. Acesso em: 19 ago. 2016.

KOSMOS. Rio de Janeiro, ano 1, n. 11, novembro de 1904. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 19 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Souza, L. M. B. de, & Gloeckner, R. J. (2016). Biopolítica e Governamentalidade na Belle Époque carioca: Alguns apontamentos iniciais sobre o controle médico da população e do espaço urbano. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 113. Recuperado de https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/403

Edição

Seção

Artigos