A força do direito: roteiros de pesquisa em sociologia do campo jurídico

Autores

  • Felipe Araújo Castro Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.9732/rbep.v120i0.669

Resumo

Apesar da existência de uma produção acadêmica já consolidada, feita a partir
do marco teórico da sociologia relacional bourdieusiana – ou com referência a ele – e que tem o momento jurídico enquanto objeto de investigação, as contribuições do autor francês à análise do campo jurídico parecem não reverberar nos limites das ciências jurídicas. Com efeito, os juristas e o campo jurídico foram objetos de considerações acessórias em variados momentos da obra do autor, mas foi em A força do Direito que Pierre Bourdieu traçou uma espécie de teoria sociológica geral do Direito. Nossa hipótese é (i) que esse ensaio deve ser lido mais como uma espécie de roteiro de pesquisas, no sentido de levantar dúvidas e hipóteses passíveis de comprovação ou refutação, do que um repositório de respostas prontas e acabadas sobre as relações de poder que incidem sobre o campo jurídico e (ii) que a sua devida recepção pelas ciências jurídicas no Brasil seria capaz de auxiliar o desvelamento do caráter fortemente conservador do campo jurídico nacional. Para comprovação da hipótese reconstruiremos os principais argumentos do autor, (a) acerca da necessidade de emergência de uma ciência rigorosa do direito, (b) sobre as divisões e disputas internas do campo como condição de mistificação do discurso jurídico e (c) sua compreensão sobre os poderes performativos dos atos jurídicos cotejando-os com a produção acadêmica externa ao direito. Esses debates, via de regra, estão ausentes da formação jurídica nacional, contribuindo para a conservação da hegemonia de teorias tradicionais do direito, que têm em
comum o fato de enevoarem as disputas políticas, econômicas e culturais que estão na base da produção e aplicação jurídica.

Biografia do Autor

Felipe Araújo Castro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor pela UFMG (2018), onde defendeu tese acerca da genealogia-histórica do campo jurídico nacional, sustentando que um pensamento liberal conservador, uma reprodução aristocrática da burocracia jurídica e uma prática forense autoritária são traços característicos de toda a experiência jurídica nacional. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuando principalmente na interfaces entre direito, sociologia e filosofia.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALMEIDA, Frederico de. Intelectuais e reforma do Judiciário: os especialistas em direito processual e as reformas da Justiça no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 17, 2015.

______. Os juristas e a política no Brasil: permanências e reposicionamentos. Lua Nova, n. 97, pp. 213-250, 2016.

AZEVEDO, Rogrido G. A força do direito e a violência das formas jurídicas. Revista de Sociologia Política, v. 19, n. 40, 2011.

BOITO JUNIOR, Armando. Lava-Jato, classe média e burocracia do Estado. Revista Lumen, v. 2, n. 3, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern e Guilherme Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

______. A força do direito: elementos para uma sociologia do campo jurídico. In: Pierre Bourdieu. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989a.

______. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______. Esboço para uma auto-análise. Tradução de Victor Souza. Lisboa: Edições 70, 2005.

______. La nobleza del Estado: educación de elite y espíritu de cuerpo. Traduzido para o espanhol por Alicia Gutiérrez. Buenos Aires: Siglo Veintinuo, 2013.

______. Espaço social e gênese das classes. In: Pierre Bourdieu. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989b.

______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denise Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

______. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-1992). Tradução de Rosa D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BRANDÃO, Pedro. O novo constitucionalismo pluralista latino-americano. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

CARLES, Pierre. La sociologie est um Sport de combat. França: C. F. Productions; V. F. Productions, 2001.

CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DA SILVA, Virgílio Afonso. Interpretação constitucional e sincretismo metodológico. In: Virgílio Afonso da silva (Org.), Interpretação constitucional. São Paulo: Malheiros, 2005.

ENGELMANN, Fabiano. Sociologia do campo jurídico: juristas e os usos do direito. Porto Alegra: Sérgio Antônio Fabris, 2006.

FONTAINHA, F. C; OLIVEIRA, F. L; VERONESE, A. Por uma sociologia política do direito no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 5, n. 11, 2017.

GOMES, Flávio dos Santos; SCHWARCZ, Lília Moritz. (Orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

______; GERALDO, P. H. B; VERONESE, A; ALVES, C. S; FIGUEIREDO, B. H; WALDBURGER, J. Processos seletivos para contratação de servidores públicos: Brasil, o país dos concursos?: relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: Direito Rio, 2014.

______; et al. O concurso público brasileiro e a ideologia concurseira. Revista Jurídica da Presidência, v. 16, n. 110, pp. 671-702, 2015.

GRAVER, Hans Petter. Why Adolf Hitler Spared the Judges: Judicial Opposition Against the Nazi State. German and law, v. 19, n. 4, pp. 845-878, 2018.

KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. Tradução de João Machado. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LYNCH, Christian Edward Cyril. Ascensão, fastígio e declínio da “revolução judiciarista”. Insight Inteligência, v. 20, n. 79, pp. 158-168, 2017.

MACHADO, Maria Helena P. Toledo. Teremos grandes desastres se não houver providências enérgicas e imediatas: a rebeldia dos escravos e a Abolição da escravidão. In: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo. (Orgs.). O Brasil imperial. V.3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009

MATOS, Andytias Soares de Moura Costa; RAMOS, Marcelo Maciel. A cultura jurídica brasileira: da exceção à atual promessa de emancipação. Quaestio Iuris, v. 9, n. 1, pp. 376-404, 2016.

MIGUEL, Luiz Felipe. Bourdieu e o “pessimismo da razão”. Tempo Social, v. 27, n.1, 2014.

NEUMANN, Franz. The decay of German democracy. In: SCHEUERMAN (org.). The rule of law under siege: selected essays on Franz L. Neumann and Otto Kirchheimer. Los Angeles: University of California Press, 1996.

______. O império do direito: teoria política e sistema jurídico na sociedade moderna. Tradução de Rúrion Soares Melo. São Paulo: Quartier Latin, 2013.

NEVES, Marcelo. Entre Hidra e Hércules: princípios e regras constitucionais. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil do séc. XXI. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Lukács e a crítica ontológica do Direito. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SILVA, Eduardo. As camélia do quilombo do Leblon: uma investigação de história cultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SCKELL, Soraya Nour. Os juristas e o direito em Bourdieu: a conflituosa construção histórica da racionalidade jurídica. Tempo Social, v. 28, n 1, 2014.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Castro, F. A. (2020). A força do direito: roteiros de pesquisa em sociologia do campo jurídico. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 120. https://doi.org/10.9732/rbep.v120i0.669

Edição

Seção

Artigos