Crise da Democracia? Presente e futuro do Estado-nação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9732/2021.v123.775

Resumo

INTRODUÇÃO: Ao desenvolver o tema da democracia, a investigação parte de conceitos gerais de democracia e também de conceitos políticos da ideia do Estado-Nação, a partir dos quais são feitas referências a alguns regimes democráticos no mundo actual. O enfraquecimento da democracia é um facto que ocorre tanto nos países desenvolvidos do norte global, como nos países em desenvolvimento, ou em países tardios-modernos, no sul global, como é o caso do Brasil.
OBJETIVO: A presente investigação visa investigar as possíveis causas do enfraquecimento da democracia liberal e as prováveis soluções para a manutenção e fortalecimento da democracia actual.
METODOLOGIA: A presente investigação tentou construir um procedimento que combinou vários procedimentos metodológicos, sendo, portanto, utilizados os seguintes métodos de abordagem: a) dedutivo, ao partir de uma teoria geral sobre o tema proposto para chegar a conclusões sobre situações particulares; b) indutivo, nas hipóteses em que partiu de algumas situações concretas em relação a proposições teóricas; c) analítico, referindo-se à análise conceptual e à procura de uma utilização rigorosa dos conceitos. O procedimento metódico de tal análise foi caracterizado pelas seguintes fases: análise e clarificação de conceitos; identificação de ideias-chave; identificação de teses, hipóteses e argumentos; identificação de problemas argumentativos e inconsistências; tentativa de síntese e reconstrução pessoal do texto; d) hermenêutico-fenomenológico, em que a categoria epistemológica fundamental é a compreensão e o objectivo é a interpretação dos factos.
RESULTADOS: A substituição do Estado-nação como instância de coordenação da vida social; a entrada em cena de actores internacionais e organizações internacionais resultou no enfraquecimento da soberania, tornando ainda mais difícil propor direitos humanos universais numa cidadania pós-nacional; enfraquecimento da democracia liberal no meio de muitas mudanças globais.
CONCLUSÃO: Este artigo aponta para a conclusão geral de que a democracia perde a sua capacidade de oferecer respostas baseadas em políticas públicas eficientes, assim como entra em cena uma política populista e uma nova onda mundial de ódio e repúdio pela diferença. No Brasil, a ruptura tem lugar devido à corrupção sistémica dos governos recentes, à relação promíscua entre o governo e os empreiteiros, ao achatamento da classe trabalhadora e ao aumento de uma política de repúdio das diferenças culturais. Assim, deduzem-se possíveis caminhos para a manutenção da democracia, prevendo a necessidade de uma democracia qualificada, com amplo espaço para as disputas sociais.

Biografia do Autor

Marcio Renan Hamel, Universidade de Passo Fundo/RS - UPF

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2013). Possui estágio de Pós-Doutorado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Santo Ângelo. Advogado autônomo - Exercício de Advocacia Privada e Professor Assistente III da Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Coordenador de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS. Tem estudos a partir da filosofia iluminista e de Jürgen Habermas. Atua nos seguintes temas: fundamentação do Direito, democracia, deliberação e participação popular, emancipação social, iluminismo, pós-colonialismo, procedimentalismo, reconhecimento e tolerância.

Referências

BEDIN, Gilmar Antônio. A Idade Média e o nascimento do Estado Moderno. Ijuí: Unijuí, 2013.

BEDIN, Gilmar Antônio. Estado, direito e justiça: em busca de um conceito de Estado de Direito. In: Direito em debate. Ano X, nº 16/17, jan/jun. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

BEDIN, Gilmar Antônio. Globalização e suas consequências estruturais: potencialidades e limites. In: Revista de Integração Latino-Americana, Ano 1, n. 02. Santa Maria: UFSM, 2005.

CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Cultura política, capital social e a questão do déficit democrático no Brasil. In: VIANNA, Luiz Werneck. (Org). A democracia e os três poderes no Brasil. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ/FAPERJ, 2002.

CASTELLS, Ruptura: a crise da democracia liberal. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Psicologia das massas digitais e análise do sujeito democrático. In: Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FAUSTO, Boris. A queda do foguete. In: Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FERRAJOLI, Luigi. A soberania no mundo moderno. Tradução de Márcio Lauria Filho et al. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Tradução de George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2002.

HABERMAS, Jürgen. La nueva impenetrabilidad. La crisis del Estado de bienestar y el agotamiento de las energias utópicas. Ensayos políticos. Barcelona. Ediciones Península, 1997. p. 113-134.

HABERMAS, Jürgen. Faktizität und Geltung. Beiträge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechtsstaats. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1992.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora yiné, 2018.

HELD, David. La democracia y el orden global: del Estado moderno al gobierno cosmopolita. Traducción de Sebastián Mazzuca. Barcelona, 1997.

HÖFFE, Otfried. A democracia no mundo hoje. Tradução de Tito Lívio Cruz Romão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KUNTZ, Rolf. FARIA, José Eduardo. Qual o futuro dos direitos: estado, mercado e justiça na reestruturação capitalista. São Paulo: Max Limonad, 2002.

LEWANDOWSKI, Enrique Ricardo. O fenômeno da regionalização: os blocos econômicos regionais. In: Globalização, regionalização e soberania. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2004.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Soberania e proteção internacional dos direitos humanos. In: GUERRA, Sidney; SILVA, Roberto Luiz (org). Soberania: antigos e novos paradigmas. São Paulo: Freitas Bastos, 2004.

MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia: por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. Tradução de Cássio de Arantes Leite e Débora Landsberg. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

OLIVEIRA, Odete Maria de. Teorias Globais: elementos e estruturas. v. I. Ijuí: Unijuí, 2005.

PUTNAM, Robert. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

RICHARDSON, Henry S. Em defesa de uma democracia qualificada. In: MERLE, Jean-Christophe; MOREIRA, Luiz. Direito e legitimidade. Tradução de Cláudio Molz e Tito Lívio Cruz Romão. São Paulo: Landy Editora, 2003. p.175-194.

SARMENTO, Daniel. Constituição e globalização: a crise dos paradigmas do direito constitucional. In: Anuário Direito e Globalização. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? Tradução de Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

ZACHER, Mark W. Os pilares em ruína do templo de Westfália: implicações para a governança e a ordem internacional. In: CZMPIEL, Ernst-Otto; ROSENAU, James (Orgs). Governança sem governo: ordem e transformação na política mundial. Brasília: UNB, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Hamel, M. R. (2021). Crise da Democracia? Presente e futuro do Estado-nação. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 123, 581-614. https://doi.org/10.9732/2021.v123.775

Edição

Seção

Artigos