Educação jurídica, transformação social e possibilidades extensionistas em prol de uma sociedade hiperinclusiva
DOI:
https://doi.org/10.9732/2022.V124.983Resumo
O objetivo deste estudo é discutir a extensão universitária nos cursos de Direito à luz da indissociabilidade do ensino/pesquisa/extensão garantida na Constituição Federal de 1988 e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as quais determinam a obrigatoriedade dos Cursos explorarem formas de tratamento transversal de conteúdos como educação ambiental, para terceira idade, em direitos humanos, em políticas de gênero, etc. Muito mais do que exigências formais, trata-se de interligar o conhecimento científico produzido nos Cursos com a realidade política, econômica, social e interdisciplinar vivenciada pelo discente. O Estado Democrático de Direito exige o conhecimento das instâncias democráticas e das garantias individuais. A pesquisa, quanto ao tipo, utilizou análise bibliográfica, de caráter qualitativo, com natureza exploratória, tendo como característica o estudo descritivo-analítico com raciocínio dedutivo. Mas como falar em formação cidadã do futuro profissional do Direito que não levou em seu processo formativo o conhecimento apreendido aos outros, em especial às minorias? Desse modo, a pesquisa demonstrou que o tema é de grande relevância acadêmica, pois os conhecimentos produzidos nas Faculdades de Direito devem necessariamente ser levados à comunidade, estimulando outras pessoas a lutarem por seus direitos e cumprirem seus deveres.
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