Mundo macho: homens, masculinidades e relações internacionais - DOI: 10.9732/P.0034-7191.2014v109p309

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.9732/P.0034-7191.2014v109p309

Resumo

O objetivo é identificar as principais contribuições dos estudos sobre homens e masculinidades à área de Relações Internacionais. Sustenta-se que as masculinidades são aspectos produzidos na vida institucional do Estado, do mercado de trabalho e da família, e os interesses dos indivíduos e dos Estados são constituídos nas relações de gênero por meio da desigualdade, não são homogêneos e são determinantes poderosos da ação social, ainda que tal desigualdade não se sustente somente com base na força. Há uma íntima conexão histórica na política internacional entre as condições de homem e de nação por meio da construção de uma “masculinidade patriótica”, da designação de espaços generificados na política nacional,da dominação dos interesses e das ideologias masculinas nos movimentos nacionalistas e da construção de um militarismo sexualizado voltado para a dominação.As masculinidades no contexto da segurança internacional são em geral associadas à força, à dureza e à heterossexualidade agressiva. Entretanto, as masculinidades são dinâmicas e até mesmo contraditórias,num momento em que são construídas na relação com contextos em que os indivíduos se encontram.Logo, é possível conceber a construção de masculinidades alternativas nos temas relativos à segurança internacional. Ademais, arranjos institucionais da economia global e seus princípios fundamentais são generificados. O poder crescentemente não-regulado das empresas transnacionais coloca poder estratégico nas mãos de grupos específicos de indivíduos do sexo masculino, enquanto a linguagem da globalização mantém-se neutra para que o “indivíduo” da teoria neoliberal tenha os atributos e os interesses de um empreendedor masculino.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionaisda Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUCRio).Atualmente, é professor dos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-Graduação lato sensu em Relações Internacionais Contemporâneas e em Ajuda Humanitária e ao Desenvolvimento da PUC-Rio. Também é professor dos cursos de Graduação em Relações Internacionais e em Comunicação Social - Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ) e coordenador da área de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC - Administração de Empresas)e de Projetos de Graduação Internacional (PGI - Relações Internacionais)na mesma instituição. É professor do curso de Graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário Hermínio da Silveira IBMR-Laureate(UNI-IBMR).

Downloads

Como Citar

Santos Vieira de Jesus, D. (2015). Mundo macho: homens, masculinidades e relações internacionais - DOI: 10.9732/P.0034-7191.2014v109p309. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 109, 309-364. https://doi.org/10.9732/P.0034-7191.2014v109p309

Edição

Seção

Artigos