Ortega e o tema das gerações

Autores

  • Nelson Saldanha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9732/316

Resumo

O artigo foi elaborado dentro dos estudos da filosofia, com o objetivo de elucidar as questões sobre as gerações, usando as ideias propostas por José Ortega em suas publicações. Foram usadas compa­rações com as concepções de outros filósofos sobre o mesmo tema, contextualizando-os com os expostos por Ortega. As análises feitas demonstraram que as ideias de Ortega, apesar de apresentarem algumas divergências e superficialidade, ainda se aplicam no modelo de mundo atual, dentre eles, o conceito de contemporâneo e coetâneo. O autor conclui o seu ra­ciocínio refletindo sobre a banalização da expressão “de última geração” como sendo algo negativo, a seu ver, para o ser humano.

Biografia do Autor

Nelson Saldanha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da FADIC. Professor Emérito da UFPE.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Saldanha, N. (2015). Ortega e o tema das gerações. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 110, 15-34. https://doi.org/10.9732/316

Edição

Seção

Artigos