O dever fundamental de desobedecer diante de um governo corrupto e opressivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9732/rbep.v116i0.538

Resumo

Este trabalho propõe analisar, dentro do marco do Estado Democrático de Direito, tal como configurado na CRFB/1988, o dever fundamental de desobedecer diante de situações de opressão, de leis injustas e de corrupção de um governo. Esse posicionamento torna-se uma forma de pressão legítima de protesto, de desobediência contra as leis, atos ou decisões que ponham em risco os direitos fundamentais. Deve estar voltado a uma obrigação política que o cidadão necessita de ter como membro participante de um grupo, quando esgotados todos os meios para coibir práticas abusivas e arbitrárias de um governo. Cumprindo com os seus deveres como cidadão e praticando atos de cidadania e solidariedade, cada pessoa pode fazer uso da desobediência civil como forma legítima de manifestação e, ainda, como forma de cumprimento do dever fundamental de participação política.

Biografia do Autor

Rosa Eelna Krause Berger, FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA-ES

Mestre em Sociologia Pólitica pela Universidade de Vila Velha-ES. Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela FAculdade de Direito de Vitória-ES

Referências

ARENDT, Hannah. A desobediência civil. Brasília: UNB, 1988.

______. Desobediência civil. In: Crises da república. São Paulo: Brasilense, 1982.

______. Desobediência Civil. In: crises da república. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de janeiro: Campus, 1992.

BOBBIO, Norberto; VIROLI, Maurizio. Direitos e deveres na república: Os grandes temas da política e da cidadania. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BONAVIDES, Paulo; MIRANDA, Jorge; AGRA, Walber de Moura. Comentários à Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. (org.) Direitos e deveres fundamentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

CAGGIANO, Monica Herman Salem. A operação eleitoral: Atores e momentos. In: MESSA, Ana Flávia; ALMEIDA, Fernando Dias de Menezes (orgs.). Direito eleitoral em debate: Estudos em homenagem a Cláudio Lembo. São Paulo: Saraiva, 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes Direito constitucional e teoria da Constituição. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.

COSTA, Nelson Nery. Teoria e realidade da desobediência civil. Rio de Janeiro: Forense, 1990.

DUQUE, Bruna Lyra; PEDRA, Adriano Sant’Ana. Os deveres fundamentais e a solidariedade nas relações privadas. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 14, n. 14, p. 147-161, jul./dez. 2013.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: Uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GARCIA, Maria. Desobediência civil, direito fundamental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

______. Desobediência civil, direito fundamental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LOPES, Ana Maria D’ Ávila. A cidadania na constituição federal brasileira de 1988: Redefinindo a participação política. In: BONAVIDES, Paulo; LIMA, Francisco Gérson Marques de; BEDÊ, Fayga Silveira (coord.). Constituição e democracia: Estudos em homenagem ao professor J. J. Gomes Canotilho. Rio de Janeiro: Malheiros, 2006.

MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Tradução de João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva; Cláudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta; Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

REALE, Miguel. Constituição e totalitarismo normativo: Aplicações da Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Forense, 1991.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1968.

______. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.

TAVARES, Geovani de Oliveira. Desobediência civil e direito político de resistência. Campinas: Edicamp, 2003.

THOREAU, Henry David. Desobediência civil. In: Desobedecendo A desobediência civil & outros ensaios. Tradução de DRUMOND, José Augusto. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

USP. Universidade de São Paulo. Declaração americana de direitos e deveres do homem - 1948. Biblioteca virtual de direitos Humanos. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OEA-Organiza%C3%A7%C3%A3o-dos-Estados-Americanos/declaracao-americana-dos-direitos-e-deveres-do-homem.html>. Acesso em: 08 mar. 2017.

VENDRAMEL, Aparecida. A preservação dos direitos: A preservação da Constituição (uma questão de educação). Revista do Curso de Direito, v. 2, n. 2, p. 46-69, 2005.

WALZER, Michael. Das obrigações políticas: ensaios sobre a desobediência, guerra e cidadania. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Pedra, A. S., & Krause Berger, R. E. (2018). O dever fundamental de desobedecer diante de um governo corrupto e opressivo. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 116. https://doi.org/10.9732/rbep.v116i0.538

Edição

Seção

Artigos