O dever fundamental de desobedecer diante de um governo corrupto e opressivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9732/rbep.v116i0.538

Resumen

Este trabalho propõe analisar, dentro do marco do Estado Democrático de Direito, tal como configurado na CRFB/1988, o dever fundamental de desobedecer diante de situações de opressão, de leis injustas e de corrupção de um governo. Esse posicionamento torna-se uma forma de pressão legítima de protesto, de desobediência contra as leis, atos ou decisões que ponham em risco os direitos fundamentais. Deve estar voltado a uma obrigação política que o cidadão necessita de ter como membro participante de um grupo, quando esgotados todos os meios para coibir práticas abusivas e arbitrárias de um governo. Cumprindo com os seus deveres como cidadão e praticando atos de cidadania e solidariedade, cada pessoa pode fazer uso da desobediência civil como forma legítima de manifestação e, ainda, como forma de cumprimento do dever fundamental de participação política.

Biografía del autor/a

Rosa Eelna Krause Berger, FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA-ES

Mestre em Sociologia Pólitica pela Universidade de Vila Velha-ES. Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela FAculdade de Direito de Vitória-ES

Citas

ARENDT, Hannah. A desobediência civil. Brasília: UNB, 1988.

______. Desobediência civil. In: Crises da república. São Paulo: Brasilense, 1982.

______. Desobediência Civil. In: crises da república. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de janeiro: Campus, 1992.

BOBBIO, Norberto; VIROLI, Maurizio. Direitos e deveres na república: Os grandes temas da política e da cidadania. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BONAVIDES, Paulo; MIRANDA, Jorge; AGRA, Walber de Moura. Comentários à Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. (org.) Direitos e deveres fundamentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

CAGGIANO, Monica Herman Salem. A operação eleitoral: Atores e momentos. In: MESSA, Ana Flávia; ALMEIDA, Fernando Dias de Menezes (orgs.). Direito eleitoral em debate: Estudos em homenagem a Cláudio Lembo. São Paulo: Saraiva, 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes Direito constitucional e teoria da Constituição. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.

COSTA, Nelson Nery. Teoria e realidade da desobediência civil. Rio de Janeiro: Forense, 1990.

DUQUE, Bruna Lyra; PEDRA, Adriano Sant’Ana. Os deveres fundamentais e a solidariedade nas relações privadas. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 14, n. 14, p. 147-161, jul./dez. 2013.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: Uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GARCIA, Maria. Desobediência civil, direito fundamental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

______. Desobediência civil, direito fundamental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LOPES, Ana Maria D’ Ávila. A cidadania na constituição federal brasileira de 1988: Redefinindo a participação política. In: BONAVIDES, Paulo; LIMA, Francisco Gérson Marques de; BEDÊ, Fayga Silveira (coord.). Constituição e democracia: Estudos em homenagem ao professor J. J. Gomes Canotilho. Rio de Janeiro: Malheiros, 2006.

MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Tradução de João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva; Cláudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta; Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

REALE, Miguel. Constituição e totalitarismo normativo: Aplicações da Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Forense, 1991.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1968.

______. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.

TAVARES, Geovani de Oliveira. Desobediência civil e direito político de resistência. Campinas: Edicamp, 2003.

THOREAU, Henry David. Desobediência civil. In: Desobedecendo A desobediência civil & outros ensaios. Tradução de DRUMOND, José Augusto. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

USP. Universidade de São Paulo. Declaração americana de direitos e deveres do homem - 1948. Biblioteca virtual de direitos Humanos. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OEA-Organiza%C3%A7%C3%A3o-dos-Estados-Americanos/declaracao-americana-dos-direitos-e-deveres-do-homem.html>. Acesso em: 08 mar. 2017.

VENDRAMEL, Aparecida. A preservação dos direitos: A preservação da Constituição (uma questão de educação). Revista do Curso de Direito, v. 2, n. 2, p. 46-69, 2005.

WALZER, Michael. Das obrigações políticas: ensaios sobre a desobediência, guerra e cidadania. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

##submission.downloads##

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

Pedra, A. S., & Krause Berger, R. E. (2018). O dever fundamental de desobedecer diante de um governo corrupto e opressivo. Revista Brasileña De Estudios Políticos, 116. https://doi.org/10.9732/rbep.v116i0.538

Número

Sección

Artigos