Fundo público de campanha e aplicação da lei de licitação como mecanismo de controle do dinheiro público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9732/2023.V127.661

Resumo

O estudo apresenta a necessidade da criação de mecanismos de controle a serem implantados e exigidos do partido político quando faz uso de verbas públicas por meio do fundo partidário. A exigência da aplicação da Lei nº 8.666/1993 deve se tornar obrigatória para pagamentos, aquisições de bens e serviços junto ao partido político, devendo o partido manter uma contabilidade detalhada e transparente, de forma rotineira, com acesso a dados por meio de uma plataforma on-line. O estudo mostra, ainda, a inconstitucionalidade do artigo 44, § 3º, da Lei nº 9.096/1995 por conceder autonomia aos partidos para aquisição de bens e serviços em descumprimento da Lei de Licitações.

Biografia do Autor

Adriano Sant'Ana Pedra, Faculdade de Direito de Vitória-ES

Doutor em Direito e Constitucional (PUC/SP). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado – em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV. Procurador Federal.

Rosa Elena Krause Berger , FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA-ES

Mestre em Sociologia Pólitica pela Universidade de Vila Velha-ES. Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela FAculdade de Direito de Vitória-ES. Procuradora municipal.

Referências

ADI nº 4650, p. 6. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=4650&classe=ADI&origem=AP&rec urso=0&tipoJulgamento=M. Acesso em: 13 set. 2015.

ALENCAR, Walton. Voto proferido em 06.04.2005, publicado no DOU de 18.04.2005, Acórdão 353/2005, Plenário referente ao Processo n. 003.361/2002-2.

CAVALCANTE, Carlos Vinicius de Oliveira. O Custo da Democracia: o financiamento privado das campanhas para o senado em 2010 e suas implicações à competição política. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Mestrado em Ciências Sociais – da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011).

FERREIRA RUBIO, D. Financiamiento político: rendición de cuentas y divulgación. In: GRINER, S.; ZOVATTO, D. (ed.). De las normas a las buenas prácticas: San José: OEA, 2004. P. 77-106.

FERREIRA, Lara Marina. O financiamento de partidos políticos e de campanhas eleitorais no contexto da reforma política brasileira. Estudos Eleitorais. Brasília: TSE, v. 6, n. 1, jan./abr. 2011. p. 91-110.

FIGUEIREDO FILHO, D. B., SILVA JÚNIOR, J. A. e ROCHA, E. C. “Classificando regimes políticos utilizando análise de conglomerados.” Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), 2012.

Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Maio/tse-aprova-criterios-para-distribuicao-do-fundo-eleitoral

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/19/psdb-paga-r-273-mil-a-empresa-de-deputado-tucano-no-df.htm. Acesso em 24/07/2018.

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/18/fundo-eleitoral-mdb-pt-e-psdb-recebem-maior-fatia-de-verba-para-eleicoes_a_23460321/ Acessado em 24/07/2018.

Fonte: www.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/533917/TCC_Kaliana%20Puppi.pdf?sequence=1

GALL, Normann. “Lula e Mefistófoles” in Braudel Papers, 2005, nº 38.

KATZ, Richard S.; MAIR, Peter. Changing models of party organization and party democracy: the emergency of the cartel party. In: Party Politics, v. 1, n. 1, 1995, p. 5-28.

LEME, Taciana Neto; SOTERO, João Paulo. Fontes de Recursos Financeiros Para a Gestão Ambiental Pública: Cenários e Estratégias de Captação para o Funcionamento de Fundos Socioambientais. Reflexões sobre o sistema de financiamento ambiental no Brasil. Brasil: Série Financiamento e Fomento Ambiental no Brasil, 2008. Volume 2. P. 40 e 42.

OLIVEIRA, Gustavo Justino de. “O Brasil deve adotar o financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais?”. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI220065,31047-O+Brasil+deve+adotar+o+financiamento+publico+exclusivo+de+campanhas> Acesso em: 20 de maio. 2018.

PAIM, Luciana Vieira. Financiamento de campanha como é hoje e o que se propõe para alterá-lo, Brasília, 2015, p. 17.

PEIXOTO, Vitor de M. Eleições e Financiamento de Campanhas no Brasil. Tese de Doutorado em Ciência Política. IUPERJ (2010).

PORTUGAL, Adriana Cuoco. Lobby Pré-eleitoral e Financiamento Público de Campanhas Eleitorais: uma Exploração em Economia Política Positiva. Brasília: UNB, 2006. Tese (Doutorado) – Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

RENNÓ, Lucio R. O dilema do rico: número de candidatos, identificação partidária e accountability nas eleições de 2002 para a Câmara dos Deputados. In: SOARES, Gláucio A. D; RENNÓ, Lúcio R. (Org.). Reforma política: lições da história recente. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006, p. 47-68.

RIBEIRO, Renato Janine. O Financiamento de Campanhas Eleitorais. In: AVRITZER, Leonardo; ANASTASIA, Fátima (org.). Reforma Política no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 2007. P.79.

RUBIO, Delia Ferreira. Financiamento de partidos e campanhas – Fundos públicos versus fundos privados. Novos Estudos CEBRAP, n. 73, nov. 2005, p. 5-15.

RUBIO, Delia Ferreira. Financiamiento político en el Cono Sur. In: GRINER, Steven; ZOVATTO, Daniel (Orgs.). De las normas a las buenas prácticas: el desafío del financiamiento político em América Latina. San José de Costa Rica: OEA-Idea, 2004, p. 273.

SAMUELS, David. O Financiamento de Campanhas no Brasil e Propostas de Reforma. In: SOARES, Gláucio Ary Dillon ; RENNÓ, Lucio (org.). Reforma Política Lições da História Recente. São Paulo: FGV, 2006. P.137-138.

SCHLICKMANN, Denise Goulart. Financiamento de campanhas eleitorais. 5. ed. Curitiba: Jiruá, 2010, p. 161.

SILVA, Daniel Marcelino da. Sobre dinheiro e eleições: um estudo dos gastos de campanha para o Congresso Nacional em 2002 e 2006. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

SMITH, Richard A. Interest group influence in the U.S. Congress. In: Legislative Studies Quarterly, v. XX, n. 1, p. 89-139, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-38212017000100502. Acesso em: 09/07/2018.

SPECK, Bruno W. O financiamento de campanhas eleitorais. In. AVRITZER, Leonardo & ANASTASIA, Fátima, Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 157.

SPECK, Bruno Wilhelm. O financiamento político e a corrupção no Brasil. In: Rita de Cássia Biason. Temas de Corrupção Política. São Paulo: Balão Editorial, 2012. Cap. 2. p. 49.

TONIAL, Raissa. OLIVEIRA, Elton Somenesi de. Os modelos de financiamento de campanha eleitoral e o contexto político-cultural brasileiro. Direito & Justiça, Porto Alegre, v. 40, n. 1, jan./jun. 2014. P. 106-119.

WARD, G. El papel de la divulgación en el combate contra la corrupción en el financiamiento político. In: TRANSPARENCIA INTERNATIONAL. Informe global sobre corrupción. 2004. P. 67-69.

ZOVATTO, Daniel. Financiamento dos partidos e campanhas eleitorais na América Latina: uma análise comparada. Opinião Pública, Campinas, Vol. XI, n 2, outubro, 2005, p. 287, 292-336

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Pedra, A. S., & Krause Berger , R. E. . (2023). Fundo público de campanha e aplicação da lei de licitação como mecanismo de controle do dinheiro público. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 127(2). https://doi.org/10.9732/2023.V127.661

Edição

Seção

Artigos