Ensaio sobre a página em branco: o processo de escrita acadêmica em Direito e seus bastidores – o que podemos aprender com a Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9732/rbep.v120i0.717

Resumo

Com a ascensão do produtivismo acadêmico, torna-se necessário ampliar os nossos níveis de compreensão sobre os bastidores do processo de escrita acadêmica em Direito. Analisando as condições psicossociais que pressupõem o ofício de escrever, podemos diagnosticar o modo como se constituem certos mecanismos patológicos, tais como o “self-handicapping”, a procrastinação e a síndrome do impostor, os quais tendem a se agravar sob os influxos do paradigma “publish or perish”. Para efeito de contraponto, levantamos um catálogo de estratégias e de arranjos singulares, construídos por escritores de Literatura e de Direito, com o objetivo de aprimorar as suas competências de autorregulação e de gestão do tempo, a fim de salvaguardar a qualidade de sua escrita <<mesmo que o tempo e a distância digam não>>.

Biografia do Autor

Fayga Silveira Bedê, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Mestrado e da Graduação em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Editora-chefe da revista Opinião Jurídica. Fortaleza (CE), Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6444-2631. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1585343653527993. E-mail: ˂bedefayga@gmail.com˃

Antônio Rodolfo Franco Mota Veloso, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com foco na área de concentração em Direito Constitucional Público e Teoria Política. Especialista em Direito Público (2014). Bacharel em Direito pela Faculdade Christus (2011). Professor de Direito Penal, Processo Penal e Direito Constitucional do Centro Universitário Christus (Unichristus). Editor-Assistente da Revista Opinião Jurídica (Qualis A2). Fortaleza (CE), Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1718-1595. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834378911057956. E-mail: ˂rodolfo_fmv@hotmail.com˃.

Stéfani Clara da Silva Bezerra, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Mestre em Processo e Direito ao Desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Tecnologico de Palmas (FTP). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada. Fortaleza (CE), Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6444-2631. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3578024830183914. E-mail: ˂stefani.scb@gmail.com˃

Gabriela Macedo de Oliveira Barcelos, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Mestre em Processo e Direito ao Desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Aluna visitante no Mestrado em Direitos Humanos na Universidade do Minho (PT). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5916-9017. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0762584756333320. E-mail: ˂barcelos-gabriela@gmail.com˃

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Dicionário de Psicologia APA. São Paulo: Artmed, 2010.

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro, Zahar, 2015.

BEDÊ, Fayga Silveira; SOUSA, Raphaella Prado Aragão de. Metáforas sobre o tempo e estilização da escrita acadêmica em direito: tempo de criação ou de produção? Um diálogo com a literatura. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 525-545, dez. 2018. ISSN 2446-8088. Disponível em: http://rdl.org.br/seer/index.php/anamps/article/view/474. Acesso em: 2 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.21119/anamps.42.525-545.

BIRMAN, Joel. Por uma estilística da existência: sobre a psicanálise, a modernidade e a arte. São Paulo: Editora 34, 1996.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Petrópólis, RJ: Vozes, 2009.

CALVINO, Italo. Rapidez. In: CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1990.

CAPOTE, Truman. A arte da ficção 17. In: THE PARIS REVIEW. As Entrevistas da Paris Review. Trad. Christian Schwartz e Sérgio Alcides. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. v. 1. p. 37-57.

CASTORIADIS, Cornelius. Janela sobre o caos. São Paulo: Ideias & Letras, 2009.

CHEMAMA, Roland. (Org.). Economia psíquica. In: Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a pena dor? Estudo sobre saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis, Santiago, v. 17, n. 50, p. 207-227, agosto de 2018. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682018000200207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jul. 2019. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682018000200207.

COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 52. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Aprender a fluir. (Spanish Edition). [S. l.]: Editorial Kairós, [S. d.]. [ebook].

CUNHA, Paulo Ferreira da. De algumas categorias teórico-metodológicojurídicas: um diálogo pós-disciplinar. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, ano 17, n. 25, p. 203-220, maio/ago. 2019. doi:10.12662/2447-6641oj.v17i25.p203-220.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/2323/827. Acesso em: 15 set. 2019.

CURREY, Mason. Os segredos dos grandes artistas: conheça os rituais diários de Van Gogh, Benjamin Franklin, Freud, Woody Allen, Goethe, entre outros. Trad. Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Trad. S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

FLAUBERT, Gustave. Cartas exemplares. Trad. Carlos Eduardo Lima Machado. Rio de Janeiro: Imago, 2005

GABARDO, Emerson; HACHEM, Daniel Wunder; HAMADA, Guilherme. Sistema Qualis: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, v.1, n. 54, p. 144-185, jan./abr. 2018. [ISSN 1982-9957]

GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. Self-handicapping strategies for learning of preservice teachers. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 32, n. 3, p. 417-425, Sept. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300417&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 set. 2019.

GHIRARDI, José Garcez; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de; Caminhos da superação da aula jurídica tradicional: o papel das instituições de ensino. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 113, p. 379-404, jul./dez. 2016. DOI: 10.9732/P.0034-7191.2016V113P379. Disponível em: https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/388. Acesso em: 17 set. 2019.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

GURGEL, Rodrigo. Existe felicidade em escrever? Rodrigo Gurgel blogspot, 16 nov. 2014. Disponível em: http://rodrigogurgel.blogspot.com/2014/11/existe-felicidade-em-escrever.html?m=1. Acesso em: 2 set. 2019.

HAMADA, Guilherme Henrique. Avaliação Capes: o modelo de regulação dos Programas de Mestrado e Doutorado no Brasil. Curitiba: Íthala, 2019.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

HEMINGWAY, Ernest. A arte da ficção 21. In: THE PARIS REVIEW. As Entrevistas da Paris Review. Trad. Christian Schwartz e Sérgio Alcides. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. v. 1. p. 58-92.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Prefácio de Izidoro Blikstein. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

JOHNSON, Samuel. "O que é escrito sem esforço em geral é lido sem prazer". Citador [site], [17??]. Disponível em: http://www.citador.pt/frases/o-que-e-escrito-sem-esforco-em-geral-e-lido-sem-p-samuel-johnson-5131. Acesso em: 12 out. 2019.

KAFKA, Franz. Carta ao pai. Trad. Marcelo Backes. São Paulo: L&PM Pocket, 2004. [ebook].

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KAUATI, Adriana. Síndrome do impostor e a vida acadêmica. Interparadigmas, v. 1, n. 1, p. 75-88, jan./dez. 2013. Disponível em: http://www.interparadigmas.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Interparadigmas-Ano-01-N-01-Kauati.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

KELLOGG, Ronald T. The Psychology of Writing. New York: Oxford University Press, 1994. [ebook]

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. In: NOVAES, Adauto (org.). O homem máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LOPES FILHO, Juraci Mourão. Como escreve Juraci Mourão Lopes Filho. [Entrevista cedida a] José Nunes. Como eu escrevo, Brasília, 30 jan. 2018. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/juraci-mourao-lopes-filho/. Acesso em: 15 out. 2019.

MACHADO, Bruno Amaral. Como escreve Bruno Amaral Machado. [Entrevista concedida a] José Nunes. Como eu escrevo, Brasília, 9 jul. 2018. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/bruno-amaral-machado/. Acesso em: 30 fev. 2019.

MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 20, n. 4, p. 5-18, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5585/ ijsm.v17i4.2717. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae&page=article&op=view&path%5B%5D=10871&path%5B%5D=5089. Acesso em: 25 set. 2019.

MELVILLE, Herman. Bartleby: o escriturário – uma história de Wall Street. Trad. Cássia Zanon. São Paulo: L&PM, 2008. [ebook]

MEURER, Alison Martin; COSTA, Flaviano. Eis o melhor e o pior de mim: fenômeno impostor e comportamento acadêmico na Pós-graduação Stricto Sensu dos cursos da área de negócios. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2019_NEW/ArtigosDownload/1620.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

MURAKAMI, Haruki. Do que eu falo quando eu falo de corrida. Trad. Cássio Arantes de Leite. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2010. [ebook]

NUNES, José. Entrevistas com juristas. Como eu escrevo, Brasília, mar. 2017. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/juristas/. Acesso em 19 ago. 2019.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al . Oficinas de Gestão do Tempo com Estudantes Universitários. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 36, n. 1, p. 224-233, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100224&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 set. 2019. 2020. https://doi.org/10.1590/1982-3703001482014.

O’TOOLE, Garson. The First Draft of Anything Is Shit. Quote Investigator. 20 set. 2015. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2015/09/20/draft/. Acesso em: 3 set. 2019.

PESSOA, Fernando. Obra poética em um volume. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1977.

REIS, Vilto. Escrever ficção: 12 Conselhos de Gabriel García Márquez. Vilto Reis. [s.l.], 24 ago. 2017. Disponível em: https://viltoreis.com/escrever-ficcao-gabriel-garcia-marquez/. Acesso em: 24 set. 2019.

ROCHA, Décio; DEUSDARA, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-322, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2005000200010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2005000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 set. 2019.

RODRÍGUEZ, Américo Plá. Como se escreve um livro jurídico: conselhos a um jovem que vai escrever um livro. Campinas, SP: Edicamp, 2003.

SCHWARTZ, Germano André Doederlein. Como escreve Germano André Doederlein Schwartz. [Entrevista cedida a] José Nunes. Como eu escrevo, Brasília, 27 nov. 2017. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/germano-schwartz/. Acesso em: 3 out. 2019.

SPINAK, Ernesto. O que pensam os pesquisadores do ambiente cultural em que trabalham? Scielo em Perspectiva, [s.l.], 20 fev. 2020. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/02/20/o-que-pensam-os-pesquisadores-do-ambiente-cultural-em-que-trabalham/#.XlUoRmhKhPZ. Acesso em: 21 fev. 2020.

STEVENSON, Robert Louis. [Carta enviada]. Destinatário: Richard Harding Davis. [s.l.], [1889?]. 1 carta. Disponível em: https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/09/992308/10-dicas-grandes-escritores-no-perder-tempo-ao-escrever.html. Acesso em: 21 fev. 2020.

THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde e felicidade. Trad. ângelo Lessa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

WALKER, Matthew. Por que nós dormimos? Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

ZUIN, Antônio A. S.; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do “publique, apareça ou pereça”: um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 726-750, out./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Bedê, F. S., Veloso, A. R. F. M., Bezerra, S. C. da S., & Barcelos, G. M. de O. (2020). Ensaio sobre a página em branco: o processo de escrita acadêmica em Direito e seus bastidores – o que podemos aprender com a Literatura. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 120. https://doi.org/10.9732/rbep.v120i0.717

Edição

Seção

Artigos