Ensaio sobre a página em branco: o processo de escrita acadêmica em Direito e seus bastidores – o que podemos aprender com a Literatura
DOI:
https://doi.org/10.9732/rbep.v120i0.717Resumo
Com a ascensão do produtivismo acadêmico, torna-se necessário ampliar os nossos níveis de compreensão sobre os bastidores do processo de escrita acadêmica em Direito. Analisando as condições psicossociais que pressupõem o ofício de escrever, podemos diagnosticar o modo como se constituem certos mecanismos patológicos, tais como o “self-handicapping”, a procrastinação e a síndrome do impostor, os quais tendem a se agravar sob os influxos do paradigma “publish or perish”. Para efeito de contraponto, levantamos um catálogo de estratégias e de arranjos singulares, construídos por escritores de Literatura e de Direito, com o objetivo de aprimorar as suas competências de autorregulação e de gestão do tempo, a fim de salvaguardar a qualidade de sua escrita <<mesmo que o tempo e a distância digam não>>.
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