O novo Fundeb e o Direito à Educação:

avanços, retrocessos e impactos normativos

Autores

  • Andrea Mara R. S. Vieira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9732/2022.V125.890

Palavras-chave:

Novo Fundeb, Direito à Educação, Educação como Direito Público Subjetivo, Política Pública de Educação, Qualidade do Ensino

Resumo

O direito à educação básica universal, pública, gratuita e obrigatória pautada nos princípios da igualdade de condições de acesso e permanência na escola e na garantia do padrão de qualidade estabelecida como dever do Estado, impõe a adoção de políticas públicas indispensáveis à promoção da efetividade desse direito. Sob o primado da efetividade do direito à educação, surge o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com o papel de assegurar a distribuição equânime de receitas tributárias e transferências realizadas pelos entes federados, de modo colaborativo, , a fim de garantir o financiamento
da educação básica no Brasil. O objetivo desse artigo é demonstrar a função do novo Fundeb permanente instituído pela Emenda Constitucional 108/20 e pela Lei 14.113/20, cuja hipótese, que na condição de política pública de Estado atue na consolidação e efetividade do direito à educação. Utilizando a pesquisa legislativa documental e bibliográfica e a hermenêutica jurídica de interpretação sistemática como metodologias, foram analisados os instrumentos legais responsáveis pelas alterações do Fundeb em conjunto com a Constituição Federal e demais normas. Uma vez compreendidos os avanços e retrocessos normativos advindos com o novo Fundeb, tornou-se possível identificar se
o conjunto de normas alteradas em termos de política pública de Estado possui efetividade suficiente para assegurar a educação como direito público subjetivo e garantir a universalização, qualidade e equidade da educação pública obrigatória.

 

Biografia do Autor

Andrea Mara R. S. Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com investigação acerca do papel da história para a Educação Científica. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha Ciência e Cultura na História. Pesquisadora e pós-doutoranda no Departamento de
História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora substituta no Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de Políticas e Administração Pública Educacional, tendo lecionado a disciplina: Organização da Educação Brasileira. Membro e cofundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET/UFMG). Integrante do Grupo Historiografia da Ciência e epistemologia. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Processo
Judicial em atuação como advogada agraciado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o Selo Tema Relevante. Email: andreamara.vieira@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

R. S. Vieira, A. M. (2022). O novo Fundeb e o Direito à Educação:: avanços, retrocessos e impactos normativos. Revista Brasileira De Estudos Políticos, 125. https://doi.org/10.9732/2022.V125.890

Edição

Seção

Artigos