29 jun 2023 - 17h56

AOS DOCENTES E DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFMG – NOVA PLATAFORMA DE ACESSO RESTRITO

Aos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG,

Após decisão da Coordenação aprovada pelo Colegiado do PPGD, desenvolvemos, nos últimos meses, uma plataforma de acesso restrito aos docentes e discentes do PPGD. Ela foi estruturada pelo Eduardo Galvão, profissional que acompanha diversos PPG’s na UFMG e que implementou, no passado, o nosso sistema de cadastro de discentes no processo seletivo (CAPG). A plataforma foi desenvolvida em conjunto com nossos técnicos administrativos em educação e segue padrões de outros programas da UFMG.

Ela substituirá a forma tradicional de requerimentos dirigidos à secretaria e à Coordenação por meio dos e-mails do PPGD. Por decisão do Colegiado tomada na reunião de 22 de junho de 2023, todas as solicitações devem, obrigatoriamente, ser enviadas pela nova plataforma, exceto marcações de qualificação e defesa (que permanecem no Minha UFMG). Apenas outros procedimentos não cobertos pelos formulários constantes do sistema ficarão na prática tradicional dos e-mails.

Com isso, o fluxo de trabalho da secretaria e da Coordenação será mais eficiente. Não só: discentes e docentes poderão acompanhar o andamento de seus pedidos de uma forma muito mais racional. Além disso, a movimentação desses pedidos ocorrerá com envio de notificações por e-mail a docentes e discentes e de modo automático.

Esclarecemos, de antemão, que a Coordenação tentou adotar tais procedimentos nas plataformas já existentes (Minha UFMG; SEI UFMG). Nenhuma delas teria capacidade de incorporar nossas demandas. Daí a necessidade de fazer isto por uma nova plataforma.

Serão, assim, objeto de requerimento pela nova sistemática:

• Docente: auxílio financeiro; participação em eventos; oferta de matrícula; credenciamento; recredenciamento;
  • Discentes: acerto de matrícula; aproveitamentos de créditos; auxílio financeiro; coorientação; cotutela; desligamento do programa; estágio de docência (planos e relatórios); evento;  mudança de orientação; pesquisa avançada; produção acadêmica; prorrogação de prazos de defesas; prorrogação de prazos de exame de qualificação; protocolo dos relatórios trimestrais (alunos bolsistas); residência pós-doutoral (certificado, extensão de prazos e relatórios); trancamento parcial de matrícula;  trancamento total de matrícula.

Aos docentes e discente cabe informar que as aprovações de marcação de bancas de qualificação e defesa continuarão pelo Minha UFMG. Destacamos que tal procedimento não foi objeto de migração para o sistema devido à vinculação com outros setores da UFMG, como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Vocês verão que o manejo da plataforma é extremamente intuitivo. Em todas elas, há espaço para fornecimento de informações e juntadas de documentos (pdf, por exemplo). De qualquer maneira, segue um passo-a-passo.

1. Para um primeiro acesso, basta clicar no link circulado abaixo:
  1. Na sequência, cada discente ou docente deve fazer um primeiro acesso utilizando seu CPF como login. A senha, nesse primeiro acesso, é também o CPF, podendo ser alterada a qualquer momento. Não esquecer de marcar sua modalidade de acesso (docente ou discente):
  1. Dentro da plataforma, poderão ser feitas as solicitações:
  1. Para docentes, vale observar que a emissão de pareceres também migra para a plataforma. Caberá à Coordenação decidir também dentro dessa sistemática. Isso facilitará, por exemplo, a compreensão de procedimentos para tomada de decisão do Colegiado:

Ressaltamos que a implementação, apesar de testada repetidas vezes, passará por processo de adaptação. Estamos fazendo isso no período de julho esperando que ele enfrente menos demandas e permita mudanças rápidas.

Esperamos que a mudança permita mais agilidade nos procedimentos e nas tomadas de decisão, melhorando as condições de trabalho de docentes, discentes, dos técnicos administrativos em educação e da coordenação e subcoordenação.

Saudações,

Emílio Peluso Neder Meyer