11 nov 2022 - 14h13

Ciclo de Instrumentos pelas metas climáticas

O ciclo Diálogos pelo Clima iniciou no dia 14 de junho e ocorre uma vez por mês, sempre em encontros online. Os debates buscam criar entendimento jurídico e de novos arranjos institucionais que permitam o combate ao desmatamento e o enfrentamento às mudanças climáticas, com especial enfoque na Amazônia e no Cerrado. São diferentes temas, que envolvem aspectos econômicos, legais e instrumentos de execução. A programação se encerra agora, em novembro.

22 de novembro – ” Estratégias de proteção das Unidades de Conservação e preservação florestal para o alcance do Acordo de Paris”

Annelise Monteiro Steigleder – Promotora de Justiça na Promotoria do Meio Ambiente de Porto Alegre. Vice-presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Diretora de Relações Internacionais da Abrampa. Mestre em Direito pela UFPR. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS.

Caroline Prolo – Fundadora da LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action). Sócia do Stocche Forbes Advogados. Consultora jurídica do International Institute for Environment and Development (IIED). Mestre em Direito (L.LM) em Direito Ambiental pela University College London.

Daniel Pinheiro Viegas – Procurador do Estado do Amazonas, Chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, Mestre em Direito Ambiental (UEA), Doutor em Direito (UFMG) e pesquisador no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

O Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado – é uma iniciativa do FUNBIO realizada com recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI, na sigla em inglês) por meio da Embaixada da Noruega no Brasil. Seu objetivo geral é contribuir para a redução do desmatamento e a consequente emissão de gases do efeito estufa, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, melhorando também as condições de vida de populações tradicionais e povos indígenas.

Todos os encontros são online. Para assistir e participar, basta se cadastrar no site: https://www.copaibas-dialogospeloclima.com.br/