14 mar 2013 - 13h29

Evento Internacional sobre Combate à Pobreza
20 a 22 de novembro de 2013

Caros Colegas,

O Programa de Pós Graduação realizará Congresso, cujo eixo central relaciona-se com o problema da fome e da miséria, nos dias 20 a 22 de novembro deste ano.

A comissão organizadora, composta pelas signatárias deste email, designada por ato do Colegiado, pretende estruturar o evento a partir de algumas diretrizes. São elas: a necessidade de assegurar a transdisciplinariedade que o eixo central demanda, a importância de reservar ambientes voltados à discussão e à apresentação de trabalhos por docentes e discentes da nossa casa e de outras IES e, finalmente, a preocupação com o intercâmbio docente (exogenia).

As duas conferências de abertura estão previstas para a manhã do dia 20 e as de encerramento, igualmente duas, para a manhã do dia 22. Caberá a docentes do nosso Programa proferir uma das conferências de abertura e de encerramento. A escolha dos nomes dos conferencistas ficará a cargo dessa comissão organizadora que, todavia, está aberta a sugestões.

Os três painéis acontecerão na manhã do dia 21 e 22 e contarão com a participação de três painelistas, um deles docente integrante do nosso Programa.

Os painéis pretendem discutir as causas/origens da pobreza (Linha de Pesquisa História Poder e Liberdade), a participação social como propulsora/protagonista ou auxiliar para a superação do problema da miséria e da fome (Linha de Pesquisa Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito) e as políticas públicas concretas ou idealizadas que guardem pertinência com o eixo central (Linha de Pesquisa Poder, Cidadania e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito).

Entendemos que a definição dos nomes dos colegas que integrarão cada um dos três painéis, como representantes do nosso Programa, deve ser atribuída à coordenação de cada uma das linhas de pesquisa que, a seu critério, poderá decidir de forma colegiada provocando os demais integrantes. Visando suplantar eventual problema que poderá advir caso o nome indicado pela linha coincida com o escolhido pela comissão organizadora para as conferências de abertura e encerramento, postulamos que dupla seja a indicação.

A comissão organizadora aguardará a definição dos nomes até o dia 5 de abril. Ausente a indicação, a comissão poderá fazer o convite ao docente por ela escolhido, a fim de não prejudicar a preparação do evento.

Uma vez mais, a comissão organizadora agradece eventuais sugestões relativas aos demais integrantes dos painéis, observada a intenção de que os nomes, quando ligados ao Direito, sejam vinculados a IES localizadas em outros Estados.

Por fim, informamos que os grupos de trabalho estão programados para as tardes dos dias 20 e 21. Trata-se de ferramenta vital para a efetividade das discussões em torno do tema central.

Para coordenar os GTs, gostaríamos de contar com todos os colegas que assim desejem atuar. A participação em grande número dos docentes do nosso Programa traduzirá contribuição ao evento.

Assim, pedimos aos colegas interessados que manifestem o quanto antes seu interesse.

No momento, são essas as informações.

Aguardando as sugestões e a indicação dos nomes, despedimo-nos.

Cristiana Fortini (Presidente)
Iara Menezes