20 mar 2019 - 13h39

INFORMAÇÕES SOBRE OS EDITAIS DO PRINT

Senhores(as) docentes e discentes do PPGD,

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG (PPGD/UFMG), juntamente com sua Comissão de Internacionalização, vem lembrá-los que estão abertos os prazos para submissão individual de propostas no âmbito do Programa CAPES/PRINT [Chamada Interna PRPG 02/2019 – PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE); Chamada Interna PRPG 03/2019 – PROGRAMA DE PROFESSOR(A) VISITANTE NO EXTERIOR; Chamada Interna PRPG 04/2019 – PROGRAMA DE PROFESSOR(A) VISITANTE DO EXTERIOR (PVE); e, Chamada Interna PRPG 05/2019 – PROGRAMA DOUTOR(A) COM EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR (DEE)]. Todas as chamadas têm como prazo final a data de 15 de abril de 2019 e estão disponíveis em nosso site. Ressalte-se, contudo, que as inscrições devem ser feitas com a apresentação de diversos documentos que demandam prévia preparação (carta de anuência do Colegiado do Programa, por exemplo) e que, em todos os casos, exige-se número identificador de cadastro no ORCID.

É importante lembrar que a UFMG foi selecionada, entre diversas universidades no país, para integrar referido programa, tendo o PPGD/UFMG integrado a proposta. Dessa forma, é fundamental que exploremos tal modalidade de financiamento das atividades de internacionalização com vistas a robustecer a atuação de nosso programa nessa área. Isto terá impacto na avaliação quadrienal, além, é claro, de permitir que nossa produção seja difundida ainda mais fora do país.

A realização do Seminário InPrInt em novembro do ano de 2018 indicou alguns pontos podem ser de destaque na formulação das propostas individuais. As chamadas internas mantêm a divisão de quatro desafios contemporâneos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e constante da proposição exitosa na CAPES e que pautou o Seminário InPrInt: os meses de bolsas serão divididos em 20% dos meses para o tema Sustentabilidade, Manejo de Risco e Governança; 30% dos meses para o tema Novas Tecnologias e Fronteiras da Ciência; 30% dos meses para o tema Saúde e Bem-estar; 20% dos meses para o tema Direitos Humanos (item 4.2 de todas as chamadas).

Assim, os 19 eixos temáticos que foram criados dentro desses desafios contemporâneos são um importante referencial para as propostas. As chamadas internas preveem que pareceristas ad hoc farão a análise de mérito (item 7.3 de todas as chamadas) e que a decisão conjunta caberá ao Grupo Gestor do Programa CAPES/PrInt na UFMG (item 7.4 de todas as chamadas), ou seja, o grupo responsável pela proposição exitosa da UFMG à CAPES, pela organização do Seminário InPrInt e pelas chamadas internas.

Destaque-se que todas as apresentações dos eixos temáticos encontram-se disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG (https://www.ufmg.br/prpg/noticia/apresentacoes-do-seminario-inprint/). Vale também considerar o disposto no Sumário Executivo do PROJETO INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO SUBMETIDO PARA FINS DE CANDIDATURA AO EDITAL CAPES 041/2017 e que se encontra em anexo. Enfim, deve-se enfatizar que é interessante que as propostas demonstrem alinhamento com os desafios contemporâneos e com os eixos temáticos. Veja-se que o Anexo II de todas as chamadas prevê, no item “g”, que a proposta demonstre o “Potencial para o aumento da colaboração de médio a longo prazo entre o grupo de pesquisa na UFMG e no exterior em relação à matriz do Projeto Institucional de Internacionalização da Pós-Graduação da UFMG”, critério também levado em conta nos quesitos de avaliação previstos no Anexo III.

Executive_Summary_PrInt_UFMG