22 ago 2022 - 15h01

Marcelo Galuppo, autor best-seller, lança pela Dialética seu livro “Introdução à vida acadêmica II – Manual do Professor” com conceitos fundamentais para professores de cursos superiores

Com 30 anos de experiência como professor na UFMG e na PUC Minas, Prof. Marcelo Galuppo apresenta conceitos e casos práticos no livro que é leitura obrigatória para professores de cursos superiores.
O livro “Introdução à Vida Acadêmica II: Manual do Professor – Um guia de Metodologia do Ensino para professores de cursos superiores”, do Prof. Marcelo Galuppo publicado pela Editora Dialética será lançado no próximo dia 27 de agosto, às 10 horas na Faculdade de Direito da UFMG.

Com o objetivo de contribuir com a carreira e atividade de lecionar dos professores de cursos superiores, Marcelo Galuppo organizou, em 268 páginas e 9 capítulos, o seu conhecimento e a sua experiência prática de 30 anos como professor de curso superior. Trata-se de um livro com texto fluido, de leitura fácil e conceitos práticos que se apresenta como leitura obrigatória para professores de cursos superiores.

Na obra “Introdução à Vida Acadêmica II: Manual do Professor”, o autor apresenta conceitos, exemplos e sugestões úteis para o cotidiano dos professores de cursos superiores e que possuem aplicação prática imediata em sala de aula. Com uma linguagem direta, conteúdo acessível e enfoque prático, Marcelo Galuppo garante que “o livro aborda tudo que um professor de curso superior precisa saber para não ser surpreendido por nada em sua trajetória”.

A primeira parte do livro possui três capítulos que apresentam conceitos essenciais da carreira dos professores de cursos superiores. O primeiro capítulo aborda o que a comunidade acadêmica considera ser um bom professor de cursos superiores. No segundo capítulo, Galuppo trata dos objetivos educacionais e argumento que isso é relevante pois “todas as escolhas de ensino feitas por professores de cursos superiores estão diretamente relacionadas com os objetivos educacionais”. No terceiro capítulo o autor faz uma revisão teórica do que diversos autores, sobretudo do século XX, argumentaram sobre ensino e aprendizagem.

“Ensino e aprendizagem são dois termos diferentes e é importante destacar isso, eu não abordo propriamente a aprendizagem, mas o ensino. É o que o professor pode fazer para estimular a aprendizagem do aluno”, explica o autor.  

Marcelo Galuppo destaca a relevância dos capítulos 4 e 5 que possuem um enfoque ainda mais prático. O capítulo 4 apresenta metodologias, estratégias e técnicas de ensino de forma prática para auxiliar o professor a compreender, por exemplo, como estruturar uma aula expositiva, como organizar um seminário, como utilizar melhor técnicas tais como: brainstorming, debate, grupos de oposição, estudo de caso, estudo dirigido e diversas outras. Ao abordar questões relacionadas a avaliação na universidade, o capítulo 5 apresenta de forma prática, a resposta para questões como: “por que avaliar?”, “o que avaliar?” e “como avaliar?”.

Outro tema relevante abordado pelo Marcelo Galuppo no livro está no capítulo 6, em que o autor argumenta sobre o que o professor pode fazer para contribuir para a motivação do aluno, com questões pertinentes, inclusive, sobre o ensino à distância. O livro também trata de como desenvolver na prática um bom plano de ensino e um bom plano de aula, além de como reverter situações cotidianas de dentro da sala de aula quando ocorrem imprevistos e situações indesejadas.

Por fim, o livro ainda apresenta no capítulo 9 questões sensíveis referentes aos relacionamentos entre professores e alunos e a abordagem da comunicação não-violenta para professores. Com o objetivo de fornecer ainda mais conteúdo prático e suporte ao professor, Marcelo termina o livro com apêndices e anexos que abordam temas como a escolha de objetivos e o ensino a distância, seguindo sempre a lógica da atividade docente no cotidiano.

SOBRE O LIVRO

Título: Introdução à Vida Acadêmica II: Manual do professor
Subtítulo: Um guia de Metodologia do Ensino para professores de cursos superiores
Ano: 2022
Autor: Marcelo Galuppo
Selo: Dialética
ISBN: 9786525247939
Nº de Páginas: 268
Link do Livro na Amazon: https://ler.amazon.com.br/kp/embed?asin=B0B481MF8K&preview=newtab&linkCode=kpe&ref_=cm_sw_r_kb_dp_XXM7CJEWAB9PA05S6MPH

SOBRE O AUTOR

Marcelo Galuppo é Professor da Faculdades de Direito da UFMG e da PUC Minas. Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG. Presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI). Vice-presidente da Internationale Vereinigung für Rechts- und Sozialphilosophie (IVR). Ex-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

SOBRE A EDITORA DIALÉTICA

A Dialética é a maior editora acadêmica do Brasil e uma das maiores editoras literárias brasileiras. Com mais de 100 conselheiros editoriais de diferentes nacionalidades, a Dialética já publicou mais de 4.200 livros de autores de relevância nacional e internacional, com títulos publicados em 5 idiomas e mais de 1 milhão de vendas realizadas em mais de 45 países em todos os continentes. Com o objetivo de proporcionar aos brasileiros o acesso ao que há de mais relevante em pesquisas internacionais, a Dialética consolidou parceria institucional com as principais editoras acadêmicas do mundo, dentre as quais estão a Oxford University Press, a Cambridge University Press e a Springer, para a tradução e publicação inédita no Brasil de diversos títulos essenciais, tais como: “Liberdade de Expressão: Uma breve introdução” (Nigel Warburton), “Como administrar organizações para preservar o comprometimento pelo Serviço Público” (James L. Perry), dentre outros.

Site: https://editoradialetica.com/
Blog: https://blog.editoradialetica.com/
Instagram: https://www.instagram.com/editoradialetica/

CONTATOS DA ASSESORIA DE IMPRENSA
Assessoria: Gabriela Pereira
Tel/Whatsapp: (11) 94364-5566
E-mail: comunicacao@editoradialetica.com