20 maio 2022 - 18h05

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO PRÉVIO E POSTERIOR À DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE

PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO PRÉVIO À DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE

1. Quando autorizado pelo orientador, o aluno poderá requerer, via minhaUFMG, ao Coordenador as providências necessárias à defesa, encaminhando à Secretaria, por e-mail (info.pos@direito.ufmg.br) um arquivo digital, em formato pdf., contendo a integralidade do trabalho. Título do e-mail: DEPÓSITO PRÉVIO À DEFESA – NOME DO ALUNO.

1.1. O depósito prévio dar-se-á no mínimo 30 dias para dissertações ou 45 dias para teses antes da data da defesa. É importante que o concluinte tenha ciência da data final em que pode defender seu trabalho, que pode ser consultada via minhaUFMG ou aplicativo Siga no item INTEGRALIZAÇÃO.

1.2. Após a aprovação da solicitação de defesa, no sistema acadêmico, pelo orientador e coordenação, a Ata referente à realização da banca será enviada via e-mail pela secretaria em resposta ao e-mail de protocolo do depósito prévio à defesa.

1.3. As defesas podem ser realizadas de modo presencial, online ou híbrida (presencial e online).

1.3.1. Nas defesas presenciais, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e a Ata pode ser protocolada por via física na secretaria ou digitalizada e enviada por e-mail (em formato pdf).   

1.3.1.1. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui!

1.3.2. Nas defesas online, o discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, até 10 dias antes da defesa, para o e-mail da secretaria para publicação. Após a defesa, o orientador deverá encaminhar, por e-mail, à secretaria o resultado da banca para que a secretaria proceda com o lançamento da Ata no sistema Sei!, para assinatura dos membros da comissão examinadora. 

1.3.2.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.2.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.3. Caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa.

1.3.4. Nas defesas híbridas, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e também para o setor de Audiovisual (audiovisual@direito.ufmg.br) caso necessite de suporte técnico. O discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, com até 10 dias de antecedência ou caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa. Após a defesa, o orientador deverá encaminhar, por e-mail, à secretaria o resultado da banca para que a secretaria proceda com o lançamento da Ata no sistema Sei!, para assinatura dos membros da comissão examinadora. 

1.3.4.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.4.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.4.2. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui! 

PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO POSTERIOR À DEFESA DA DISSERTAÇÃO/TESE

Seguem abaixo as orientações para (a) depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG), (b) preencher o relatório de informações acadêmicas e (c) posteriormente, solicitar o diploma:

(a) Orientações para depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG)

https://www.youtube.com/watch?v=Bfn0heVXPCU

Vídeo que ilustra os processos de preenchimento dos metadados e depósito da versão final de teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso no RI-UFMG. Por questões de praticidade, o passo 1 e 2 do vídeo estão invertidos na ordem abaixo.

1. Preencher o Termo de Autorização de depósito do trabalho (Acompanhe as orientações no vídeo de 1:22 até 2:11)
1.1. Endereço SEi! da Secretaria do Curso (2:02)
DIREITO-SECCPGDIR – DIREITO – COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO – SECRETARIA

1.2. Em casos de urgência, envie o formulário abaixo para info.pos@direito.ufmg.br com o seguinte título no e-mail: URGÊNCIA – ATESTADO DE DEPÓSITO – NOME DO ALUNO. https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimento_diploma_urgencia.pdf

2. Normalizar o trabalho em conformidade com as “Diretrizes de Normalização da UFMG” (Acompanhe as orientações no vídeo de 0:26 até 1:21)
2.1 Capa
2.2 Folha de Rosto
2.3 Ficha catalográfica (solicitar pelo e-mail bib@direito.ufmg.br)
2.4 Ata de defesa legível
2.5 Resumo do trabalho e palavras-chave em língua portuguesa e estrangeira, sumário, desenvolvimento da pesquisa e referências
2.6 O arquivo deve ser salvo em formato PDF-A de até 20MB

Dúvidas sobre a Normalização? Acesse o link https://repositorio.ufmg.br/static/politica/diretrizes-para-normalizacao-de-trabalhos-academicos-da-UFMG.pdf

ou entrar em contato com a biblioteca da Unidade (bib@direito.ufmg.br)

3. Fazer o depósito do trabalho no Repositório (Acompanhe as orientações no vídeo de 2:12 até o final)
3.1. Coleção: Trabalhos Acadêmicos > Dissertações e Teses > Pós-Graduação em Direito
3.2. Sua submissão passará por um processo de revisão pela equipe de bibliotecários do sistema de bibliotecas da UFMG e caso sejam necessárias alterações você será notificado via e-mail.
3.3. Após o recebimento do “Termo de Autorização” e do arquivo de seu trabalho depositado no site do Repositório Institucional, o setor de repositório fará a conferência do arquivo e emitirá o “Atestado de entrega”. Quando seu “Atestado de entrega” for emitido, você receberá por e-mail a cópia da notificação enviada à secretaria de seu curso.

(b) Informações necessárias para o Relatório Sucupira/CAPES – preenchimento obrigatório: https://bit.ly/3sL4MWa

(c) Orientações para solicitar o diploma.

Assim que receber o atestado de depósito (conforme item 3.3 acima), siga as orientações que se encontram no formulário abaixo, e encaminhe por e-mail a documentação em formato pdf, arquivos separados, para info.pos@direito.ufmg.br com o título “SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA 1ª VIA – NOME DO REQUERENTE”.

Formulário e documentação: https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimentodiploma.pdf

Se urgente, anexe também o seguinte formulário: https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimento_diploma_urgencia.pdf

Checklist dos procedimentos – https://bit.ly/386FB9K