7 fev 2017 - 14h27

Professores do PPGD-UFMG participam dos Seminários de Pesquisa “Papeis do Direito em Práticas de Inclusão na América Latina e União Europeia” na Universidade de Kent, Reino Unido.

No dia 8 de fevereiro de 2017, a University of Kent e UFMG organizarão em Canterbury, Reino Unido, os Seminários Avançados de Pesquisa “Papeis do Direito em Práticas de Inclusão na América Latina e União Europeia: Alternativas Metodológicas e Interseccionalidades”, resultado do projeto de pesquisa colaborativa envolvendo as instituições desde abril de 2015, com financiamento pela British Academy of Humanities e Social Sciences no âmbito do Programa de Mobilidade e Parcerias Internacionais.

Em visita técnica na Universidade de Kent, a UFMG é representada pelos Professores Fabrício Bertini Pasquot Polido, Marcelo Maciel Ramos, e Pedro Augusto Gravatá Nicoli, da Faculdade de Direito, que discutirão temas envolvendo direito internacional, inclusão social e sociedade global do conhecimento; os papeis do Direito na promoção de igualdade e emancipação humana; e as interfaces entre exclusão, direito social e margens no mundo do trabalho

Em março de 2015, a Academia Britânica divulgou o resultado do edital do Programa de Mobilidade e Parcerias Internacionais e somente dois projetos na área de Direito foram selecionados: o da Universidade de Kent e UFMG, para América Latina, e o da Universidade de Ulster e Hebrew University of Jerusalem, para Oriente Médio. Informações em: http://www.britac.ac.uk/international-partnership-and-mobility-2015-awards-list

A coordenação das equipes de pesquisa no Projeto “Direito e Práticas de Inclusão Social e Econômica na América Latina e União Europeia” está a cargo da Professora Toni Williams, da Universidade de Kent e do Professor Fabrício Bertini Pasquot Polido, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da UFMG e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito.

Até outubro de 2018, o projeto se dedica à investigação de técnicas e instrumentos normativos para implementação de políticas de inclusão social e econômica nos ambientes global e doméstico, com a realização de eventos, elaboração de cursos e módulos educacionais sobre o tema, assim como a consolidação de estrutura internacional de pesquisa e mobilidade acadêmicas nesse segmento.

A iniciativa foi concebida para reforçar a interação entre os centros de pesquisa da Kent Law School, da Faculdade de Direito da UFMG e seus Programas de Pós-Graduação em Direito. A Universidade de Kent é uma das instituições de ensino mais importantes no Reino Unido e conta com premiados acadêmicos em diversas áreas, dentre elas, no Direito, estudos críticos, sócio-legais, internacionais, comparados, e de gênero e sexualidade.

Os resultados da pesquisa serão divulgados com a publicação de artigos em revistas, em formato digital e acesso aberto, incluindo um relatório de co-autoria sobre a execução das políticas de inclusão social e econômica pelos instrumentos normativos das regiões. A intenção dos coordenadores é compartilhar os resultados de pesquisa com órgãos da União Europeia e Brasil, academia, ONGs e setor privado.

Em junho de 2017, está prevista a participação dos membros de equipe de Pesquisa no Encontro Anual da Associação de Direito & Sociedade – Law and Society Association, na Cidade do México, contando com a desejada presença de membros da Faculdade de Direito da UFMG e Kent, dentre os quais: Toni William, Luis Eslava, Lina Fernanda Buchely Ibarra, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Asta Zokaityte, Emilio Peluso Neder Meyer, Serena Natile, Helen Carr, Ed Kirton-Darling, Brunello Stancioli, Fabricio Polido, Marcelo Maciel Ramos, Pedro Nicoli, e Thomas da Rosa Bustamante.

O resumo do projeto e demais publicações associadas serão divulgadas na página do Programa de Pós-Graduação em Direito (www.pos.direito.ufmg.br) e da Faculdade de Direito da Universidade de Kent: https://www.kent.ac.uk/law/research/projects/current/inclusion.html