11 out 2023 - 14h34

X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O Programa de Pós-Graduacão em Direito da UFMG integrará os trabalhos do “X Seminário Internacional de Direitos Fundamentais: inteligência artificial, proteção de dados e inovação na saúde, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, cidade de Porto Alegre.

A Iniciativa de mais essa edição do evento é do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Fundamentais – GEDF, coordenado pelo Excelentíssimo Professor Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, e inclui, dentre outros, o Grupo de Pesquisa em Proteção de Dados – PPGD/PUCRS, o Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA (PUCRS e UFRGS), Centro de Estudos Jurídicos – CEJUR (PGE/RJ), o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNOESC, Universidade Europeia e Universidade de Granada.

Trabalhos científicos poderão ser enviados no formato de resumo expandido, encaminhados à Comissão Executiva do X Seminário Internacional de Direitos Fundamentais até dia 25 de outubro de 2023, por meio do formulário online, disponível no seguinte link: https://bit.ly/3NSMA6Y

O evento tem como objetivo promover um espaço aberto à comunidade acadêmica para reflexão e debate sobre as questões relacionadas ao tema Direito, Tecnologia e Inovação, especialmente quanto ao uso de inteligência artificial e dos impactos do mundo digitalizado à proteção de dados, estimulando o aperfeiçoamento do pensamento científico e a ampliação do conhecimento acerca dos impactos que as novas tecnologias geram no sistema jurídico, especialmente na seara dos direitos fundamentais, bem como a tensão entre tecnologia e sociedade, tendo como tema geral o da Inteligência Artificial e Proteção de Dados na Saúde.

A programação completa das apresentações pode ser feita no site do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Fundamentais – GEDF: https://gedfpucrs.wixsite.com/gedfpucrs.