Faculdade de Direito da UFMG
Fundada em 1892, a Faculdade de Direito da UFMG é um farol de conhecimento jurídico. É a instituição de ensino superior mais antiga de Minas Gerais, tendo contribuído, ao longo de mais de um século, para a formação das práticas e doutrinas jurídicas no Brasil.
Destaca-se por sua tradição em formar quadros altamente qualificados para o Estado, para o sistema de justiça, para a docência e para as mais variadas carreiras jurídicas. O impacto da sua produção doutrinária, a reputação da sua formação e o prestígio dos seus docentes, discentes e egressos a colocam em posição de referência no cenário jurídico nacional e global.
A Faculdade de Direito da UFMG está classificada entre as duas melhores do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo de 2024, revezando-se entre o primeiro e o segundo lugar há mais de uma década. Além disso, de acordo o Times Higher Education World University Rankings de 2024, está na faixa 201-250 das melhores faculdades de Direito do mundo. É um feito notável que consolida seu prestígio dentro de um seleto grupo de instituições de ensino superior.
Para mais informações: https://www.direito.ufmg.br/.
Localização e infraestrutura
A Faculdade de Direito da UFMG está localizada no centro de Belo Horizonte, em uma região privilegiada da cidade, entre os bairros de Lourdes, Savassi e Funcionários.
Seu complexo de 3 prédios oferece aos estudantes de pós-graduação uma infraestrutura completa que visa propiciar um ambiente de pesquisa e aprendizado de excelência. O PPGD UFMG conta com dois andares exclusivos com oito salas de aula, sala de reuniões, secretaria e espaços administrativos, além de 20 salas de aula de uso compartilhado com os cursos de graduação, um auditório grande com capacidade para 450 pessoas, três auditórios médios com capacidade aproximada para 100 pessoas cada, duas salas multimídia com 60 lugares e gabinetes de trabalho individuais e coletivos para os seus docentes. Conta, ainda, com a ampla infraestutura do campus da UFMG na Pampulha, como o Centro de Atividades Didáticas (CAD), que é um complexo de edifícios modernos e funcionais, projetado para centralizar e otimizar as atividades de ensino na universidade. Composto por três unidades (CAD 1, CAD 2 e CAD 3) que incluem salas de aula com diferentes capacidades, equipadas com recursos audiovisuais como projetores multimídia, lousas interativas e sistemas de som, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, e auditórios com capacidade para acomodar turmas de diferentes tamanhos, ideais para palestras, seminários e eventos acadêmicos de grande porte.
A Biblioteca da Faculdade de Direito ocupa aproximadamente 2060 m², divididos em seis andares, com duas salas para estudo em grupo e dois salões com mesas para estudo individual. A Biblioteca possui mais de 35 mil títulos e mais de 65 mil exemplares de livros catalogados, além de aproximadamente 16 mil títulos e 20 mil exemplares de livros do Museu do Livro Raro Jornalista Assis Chateaubriant. Possui mais de mil títulos de periódicos nacionais e internacionais. A UFMG possui sistema unificado de Bibliotecas, facultando ao usuário do Programa de Pós-Graduação em Direito o acesso a mais de 1 milhão de exemplares.
Belo Horizonte
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma metrópole que harmoniza a vibração de um grande centro urbano com um dos melhores índices de segurança e qualidade de vida entre as capitais brasileiras. Conhecida por sua hospitalidade e atmosfera acolhedora, a cidade é um polo cultural, com museus, teatros e espaços de arte que celebram a rica história e a criatividade mineira. Famosa por seu mar de bares que se espraiam por suas calçadas e ruas, Belo Horizonte oferece uma vida social agitada, com custo de vida mais baixo, atraindo estudantes de todas as regiões do Brasil e do mundo. Cercada por montanhas, cachoeiras e belas paisagens, está a uma hora de voo das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Está a 100 quilômetros de Ouro Preto, uma joia da arquitetura colonial brasileira, e a 30 quilômetros de um dos mais bonitos e importantes museus de arte contemporânea do mundo, o Inhotim.