Notícias

Seminário Internacional Desafios do Direito Internacional Privado na Sociedade Contemporânea – Brasília, 13 a 16 de Março de 2019

segunda-feira, 11 de março de 2019, às 10:13

A Universidade de Brasília (UnB) sediará entre os dias 13 e 16 de março o seminário Desafios do Direito Internacional Privado na Sociedade Contemporânea. O evento é uma realização do Grupo de Estudos de Direito Internacional Privado, Comércio Internacional e Direitos Humanos (GDIP) e contará com a participação de professores de universidades do Brasil e do exterior e de especialistas na área de direito internacional. 

O PPGD-UFMG apoia institucionalmente a iniciativa, que decorre de diálogos estabelecidos com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB, a partir de docentes da Linha “História, Poder e Liberdade”.  A parceria colaborativa também está ligada a grupos interinstitucionais de pesquisa “Direito Internacional Privado no Brasil e nos Foros Internacionais” e “Estado, Relações Privadas Transnacionais nas Fronteiras das Inovação e Novas Tecnologias”, contando com a participação, além da UnB e UFMG, da PucRio, Unisinos, UFES, UFRJ e UFRGS,  universidades estrangeiras e a renomada Associação Americana de Direito Internacional Privado – ASADIP.

O principal objetivo do evento é promover debates acadêmicos teóricos e práticos sobre os problemas contemporâneos das relações privadas transnacionais. Serão discutidas as atuais normas de direito internacional privado nacionais e internacionais em matéria civil e comercial e os diversos métodos para se buscar soluções aos litígios transnacionais na atualidade. O seminário é o primeiro evento do tipo realizado na região Centro-Oeste.

Durante os três dias, os participantes vão promover diálogos sobre os novos problemas da sociedade moderna e fomentar pesquisas sobre os conflitos de jurisdição, lei aplicável às situações jurídicas internacionais e contratos, para assegurar o direito das pessoas para o reconhecimento e execução de decisões estrangeiras. Por fim, o seminário também objetiva capacitar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área e estimular reflexões sobre os diversos aspectos do direito internacional privado.

Podem participar do seminário estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais do direito. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail seminargdip@gmail.com .

Programação completa encontra-se em:  http://www.fd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=713:gdip-promove-seminario-desafios-do-direito-internacional-privado-na-sociedade-contemporanea&catid=37&lang=pt&Itemid=113