Notícias

A Analogia entre Estados e Organizações Internacionais: um debate

sexta-feira, 04 de dezembro de 2020, às 9:56

Organizado pelo Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, o webinar “Tempos Queer: Trajetórias LGBT em Dissidência” pretende reunir pensadoras e pensadores para refletir sobre os nossos tempos a partir do gênero e da sexualidade.
O intuito é tentar compreender um presente que é cheio de outros tempos. Resgatando as lutas do passado e suas projeções. Como constituem a matéria do hoje.
Para entender, ou atordoar-se, num hoje descontínuo, entrecortado. Mas, sobretudo para disputar esses tempos, projetando futuros possíveis.

O webinar ocorrerá nos dias 07, 09 e 11 de dezembro de 2020, entre as 17h e 19h.

O ciclo de encontros conta com a seguinte programação:

Mesa 1: Outros tempos, nossos tempos – (7 de dezembro, 17:00 às 19:00)
Temática: Os fios rompidos, recompostos e constituídos com nossos passados de violência e de luta.
Convidadas: Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ) e Regina Facchini (UNICAMP).
Mesa 2: Os muitos hojes LGBT – (9 de dezembro, 17:00 às 19:00)
Temática: Os muitos modos e desafios do presente para pessoas LGBT, nos avanços ambíguos em direitos e na ofensiva conservadora.
Convidadas: Juliana Cesário Alvim (UFMG) e Rafaela Vasconcelos (UFRGS).
Mesa 3: “O futuro é o domínio do queer” – (11 de dezembro, 17:00 às 19:00)
Temática: José Esteban Muñoz pode descrever essa mesa: “o queer ainda não está aqui. O queer é uma idealidade. Em outras palavras, ainda não somos queer.
Pode ser que nunca toquemos o queer, mas podemos senti-lo como o iluminar quente de um horizonte imbuído de potencialidade.
Nunca fomos queer, mas o queer existe para nós como uma idealidade que pode ser destilada a partir do passado e usada para imaginar um futuro. O futuro é o domínio do queer”. Como idear, especular, decompor, propor futuros queer?
Convidadas: Éder Mônica (UFF) e Laís Lopes (UEMG).

Durante o ciclo de encontros serão lançados o livro “Direitos LGBT: a LGBTfobia estrutural e a diversidade sexual e de gênero no direito brasileiro”, de autoria de Caio Benevides Pedra e o Relatório de Violência Contra Pessoas LGBT – 2019, produzido pelo Diverso UFMG a partir de pesquisa aplicada na 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte.

As pessoas interessadas devem se inscrever no seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/temposqueer/ . Haverá certificação para todas as inscritas.

Para mais informações, confira o Instagram do Diverso UFMG (@diversoufmg) ou entre em contato pelo nosso email – diverso.ufmg@gmail.com.

Contamos com a sua presença!