Esta seção é dedicada aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, reunindo informações sobre o calendário acadêmico, matrícula em disciplinas, créditos exigidos, orientações para exame de qualificação e defesa de dissertação e tese, estágio docente, pesquisa avançada, produção acadêmica, doutorado sanduíche, bolsas e formulários para requerimentos.
É dever do discente conhecer as Normas Acadêmicas que regem os procedimentos, prazos e obrigações dos membros do Programa.
O atendimento da secretaria ocorre das 08h às 22h presencialmente, por e-mail pos@direito.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-8635.
Atenção: a secretaria do PPGD UFMG utiliza apenas e-mail institucional (com terminação @direito.ufmg.br). Os antigos endereços de e-mail sediados no Gmail foram desabilitados.
O PPGD UFMG utiliza dois sistemas de processo eletrônico: o Sistema Acadêmico do MinhaUFMG e o Acesso Restrito de discentes e docentes do PPGD UFMG.
Requerimentos dirigidos ao Colegiado (ou à Coordenação) devem ser feitos exclusivamente pelo Acesso Restrito, indicando com clareza o teor do pedido, a justificativa, a norma aplicável e os documentos ou formulário necessários.
Todo requerimento discente precisa de anuência do orientador para ser analisado. A anuência deve ser dada pelo Acesso Restrito do docente. Informe o orientador da necessidade de anuência quando do envio de requerimentos. Na impossibilidade de contato com o orientador, informe por e-mail a secretaria.
Discentes de outros Programas de Pós-Graduação ou Cursos de Graduação da UFMG e pessoas externas à UFMG podem se matricular em disciplinas, havendo disponibilidade de vagas remanescentes e observados os prazos e orientações detalhados na aba Matrícula.