O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG tem formado com enorme êxito pesquisadores e docentes para universidades públicas e privadas em todas as regiões do país, além de profissionais para as mais importantes carreiras jurídicas do serviço público e da advocacia privada, oportunizando, em razão da alta qualidade e reputação dos seus cursos, uma excelente colocação dos seus ex-alunos no mercado de trabalho.
Em levantamento realizado em 2020, que apurou a situação dos doutores formados entre 2013 e 2019, conclui-se que o perfil do egresso do PPGD UFMG é composto majoritariamente por profissionais dedicados à carreira do magistério superior, com forte vocação para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dos 152 ex-alunos com dados disponíveis formados a partir de 2013 (e até 2019), um número superior a 70% (107) tem atuação profissional no magistério superior. Desse total, 35% (53) tem vínculo efetivo/permanente com universidades públicas e 12% (18) já se encontra vinculado a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em que pese a amostra se concentrar apenas nos egressos dos últimos 7 anos. Evidencia-se, portanto, uma atuação acadêmica dos egressos do PPGD UFMG vocacionada especialmente para atividades de pesquisa e docência.
Além disso, apurou-se que um número substancial de ex-alunos do PPGD UFMG, aproximadamente 29%, atua em cargos públicos de nível superior, como Magistratura, Ministério Público, Advocacia Pública, Assessoria Legislativa etc.
Acompanhamento de Egressos
O PPGD UFMG faz um acompanhamento cuidadoso de seus ex-alunos. Várias etapas têm sido desenvolvidas para que um banco de dados robusto de egressos seja mantido em funcionamento. Em exercícios anteriores, foram levantadas informações sobre os egressos do Doutorado, com titulação obtida no triênio (2010/2012), ao longo das décadas 2003 a 2012 e nos 30 anos compreendidos entre 1983 e 2012, com base em dados existentes na Plataforma Lattes, e em relação às atividades exercidas junto a instituições de ensino.
A seguir, estão disponíveis todos os relatórios de acompanhamento de egressos produzidos até 2020. Atualmente, os dados referentes aos egressos concluintes entre 2020 e 2024 estão sendo levantados e serão publicados no início de 2025.