Orientações para depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG).

Prazo: 30 dias após à realização da defesa.

O passo a passo para depósito final do seu trabalho acadêmico está disponível em tutorial elaborado pelo Repositório Institucional da UFMG. As orientações também estão disponíveis em vídeo.

O processo de depósito final ocorre em três etapas:

1. Normalização do trabalho conforme as Diretrizes de Normalização da UFMG. É importante se atentar que no trabalho final deve ser anexada a Ata de defesa legível e com todas as assinaturas dos membros da banca e também deve ser incluída a ficha catalográfica (solicitada pelo e-mail bib-catalogacao@direito.ufmg.br). Em caso de dúvidas sobre a normalização, entre em contato com a biblioteca pelo e-mail bib@direito.ufmg.br.
  2. Preenchimento do Termo de Autorização de Depósito do Trabalho. Esse processo é realizado via SEI, como usuário externo: clique aqui para acessar. As orientações de como realizar o preenchimento estão disponíveis no tutorial acima.
  3. Autoarquivamento no Repositório Institucional da UFMG. Passo a passo disponível no tutorial acima. Sua submissão passará por um processo de revisão pela equipe de bibliotecários do sistema de bibliotecas da UFMG e caso sejam necessárias alterações você será notificado via e-mail.

Em caso de urgência, envie este formulário para pos@direito.ufmg.br com o seguinte título no e-mail: URGÊNCIA – ATESTADO DE DEPÓSITO – NOME DO ALUNO.

Após a confirmação do recebimento do “Termo de Autorização” e do arquivo completo de seu trabalho depositado no site do Repositório Institucional, o repositório emitirá o “Atestado de entrega do trabalho final”. Quando seu atestado for emitido, você receberá uma cópia por e-mail.

ATENÇÃO:

1. O Termo de Autorização é preenchido pelo aluno pelo Sistema SEI e o processo é encaminhado para a secretaria do PPGD. Fique atento ao endereço SEI correto da secretaria DIREITO-SECCPGDIR.
  2. Assim que enviar via SEI o Termo de Autorização, o aluno deve abrir uma solicitação em Acesso Restrito do tipo “Termo de Autorização de Depósito“, na qual informará o número do processo gerado no SEI – este número é informado pelo próprio sistema através de um e-mail automático e possui o seguinte formato 23072.XXXXXX/202X-XX.

A secretaria do PPGD é a responsável apenas por gerar uma declaração de ciência de entrega do trabalho final a ser encaminhada para assinatura pelo(a) orientador(a) pelo sistema SEI. Somente após a assinatura pelo orientador, a secretaria poderá encaminhar o Termo e a Declaração para o Repositório da UFMG.

Mais informações em https://repositorio.ufmg.br/custom/instructions.jsp

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail repositorio-trabacad@servicos.ufmg.br.