Matrícula Regular – Semestre Letivo 2024/2

Calendário de Matrícula Online (Minha UFMG)

Lista das disciplinas ofertadas.

Ementas das disciplinas ofertadas.

A matrícula online ocorre por meio do Sistema Acadêmico Minha UFMG obedecendo as seguintes datas:

17/06/2024 Data de início do período de matrícula on-line pelo discente  Proposta de Matrícula – Ações Discente
05/07/2024 Data-limite para envio da proposta de matrícula pelo discente
26/07/2024 Data-limite para avaliação da proposta de matrícula pelo orientador
02/08/2024 Data-limite para reenvio da proposta de matrícula pelo discente
16/08/2024 Data-limite para reavaliação da proposta de matrícula pelo orientador

Matrícula Eletiva (alunos da UFMG) – Semestre Letivo 2024/2

Atenção: destinada a alunos de graduação da UFMG e de outros programas de Pós Graduação da UFMG. Essa Chamada não se destina a alunos externos. Alunos externos a UFMG devem requerer matricula em ISOLADAS.

08/10/2024 Requerimento

Os requerimentos deverão ser encaminhados para o e-mail pos@direito.ufmg.br. No assunto, o requerente deve escrever MATRÍCULA ELETIVA – NOME COMPLETO DO REQUERENTE – CÓDIGO DA DISCIPLINA – TURMA –

 

DOCUMENTAÇÃO PARA O REQUERIMENTO:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos, devidamente preenchidos e assinados, na ordem abaixo.

1. Requerimento de Matrícula em Disciplina Eletiva (modelo disponível na página do PPGD) Formulários

2. Autorização de Matrícula em Disciplina Eletiva, que deve ser assinada pelo Coordenador do curso de origem do requerente. (modelo disponível na página do PPGD Formulários

3. Histórico escolar (apenas para alunos dos cursos de Graduação).

4. Anuência do Professor responsável pela disciplina. As assinaturas dos Professores poderão ser substituídas pelo e-mail de anuência. Contudo, a Secretaria não aceitará e-mails enviados diretamente pelos Professores, cabendo ao candidato enviar a anuência em arquivo .pdf junto com o restante da documentação necessária para o requerimento.

Atenção: será considerado o Histórico Escolar emitido diretamente pelo aluno no Minha UFMG/SIGA. (https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Acontece/Informativo-Historico-Escolar-de-Graduacao-com-Conferencia-de-Autenticidade)

O deferimento das inscrições e a posterior matrícula dos interessados estão condicionados à existência de vagas e à compatibilidade de horários das disciplinas.

Havendo mais candidatos que o número de vagas, terão preferência, na seguinte ordem:

Alunos da Pós-Graduação, e dentre estes, os candidatos com vínculo mais antigo no Programa de Pós-Graduação de origem.

Alunos da Graduação, e dentre os candidatos que tiverem cursado o maior número de créditos em disciplinas obrigatórias de Graduação.

Recursos contra o indeferimento:

A Secretaria receberá recursos contra o indeferimento, no prazo de 24 horas contado da publicação do resultado. Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail pos@direito.ufmg.br. No assunto, o interessado deve escrever: RECURSO – ELETIVA – NOME DO REQUERENTE – CÓDIGO DA DISCIPLINA – TURMA

Disciplina isolada se trata da matrícula, permitida a qualquer pessoa NÃO pertencente ao corpo discente da UFMG.

Disciplinas Isoladas – Listagem de requerimentos DEFERIDOS

Para fazer o RECURSO on-line, somente na data informada abaixo, CLIQUE-AQUI-PARA-SE-INSCREVER

DISCIPLINAS OFERTADAS

Lista das disciplinas ofertadas

04/10/2024 REQUERIMENTO ON-LINE
08/10/2024 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO NO SITE
08/10/2024 ENVIO DA GRU PARA INSCRIÇÕES DEFERIDAS CONFORME DIVULGAÇÃO NO SITE
10 A 11/10/2024 MATRÍCULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS MEDIANTE COMPROVAÇÃO DE PAGAMENTO DA GRU
09/10/2024 PRAZO PARA RECURSO

 

DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ANEXADOS AO FORMULÁRIO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO:

1. Cópia simples de carteira de identidade e CPF

2. Cópia do diploma de graduação frente e verso, ou certificado/declaração de conclusão
de curso de graduação em que conste a data da colação de grau

3. Comprovação obrigatória de APENAS UM dos requisitos abaixo:

3.1. Comprovação de matrícula em Programa de Pós-Graduação stricto sensu externo à UFMG e Recomendação do Professor orientador do pós-graduando

3.2. Aprovação em processo de seleção do Programa, em caráter excedente ao número de vagas alocadas nesse processo (cópia da única página do resultado final em que consta o nome do interessado)

3.3. Recomendação do professor responsável pela disciplina CONTATO DOS PROFESSORES DO PPGD

As assinaturas dos Professores poderão ser substituídas pelo e-mail de anuência. Contudo, a Secretaria não aceitará e-mails enviados diretamente pelos Professores, cabendo ao candidato enviar a anuência em arquivo .pdf junto com o restante da documentação necessária para o requerimento.

4. Cópia integral de Currículo Lattes em PDF;

5. Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válido, se estrangeiro;

6. Cópia do último contracheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG;

7. Comprovante de Endereço.

A aprovação dos requerimentos será feita em conformidade com o disposto no Regulamento d0 Programa (Art. 31) e decisões do Colegiado do PPGD/UFMG.

Atenção

O requerente com pedido deferido deverá enviar no sistema de inscrições (com acesso pelo protocolo recebido no ato da inscrição) o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). A Secretaria não efetivará a matrícula daqueles que não apresentarem o comprovante de pagamento. Ressaltamos que a matrícula será lançada pela própria Secretaria, com base nas informações contidas nos documentos apresentados no ato do requerimento. O candidato que não apresentar a documentação completa será desclassificado, sendo a vaga transferida para o próximo da lista.

Instruções para emissão da GRU

(PAGAR GRU APÓS DEFERIMENTO DA MATRÍCULA, EM NENHUMA HIPÓTESE HAVERÁ DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO)

INSTRUÇÕES-PARA-EMISSÃO-DE-GRU-ISOLADAS

DÚVIDAS SOBRE AS DISCIPLINAS ISOLADAS – pos@direito.ufmg.br ou

+55 (31) 3409-8635

 

MODELO DE CARTA DE ACEITE

Acerto de Matrícula – Semestre Letivo 2024/2

Os discentes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Direito podem fazer o acerto de matrícula, que consiste em acrescentar e/ou retirar disciplinas a serem cursadas no semestre letivo.

O protocolo dos pedidos de acerto de matrícula será realizado por meio da nova plataforma de acesso restrito  https://pos.direito.ufmg.br/acessorestrito/, nos prazos estipulados no calendário abaixo, e está condicionado à existência de vagas e à compatibilidade de horários.

Calendário de Acerto de Matrícula

23/09/2024 Data de início para envio do requerimento pelo aluno
11/10/2024 Data-limite para envio do requerimento pelo aluno.