19 jun 2018 - 21h28

Novas Publicações- Coleção Seriada de Estudos do PPGD-UFMG

É com enorme alegria que divulgamos as obras monográficas e coletivas produzidas segundo o selo “Coleção Seriada de Estudos do PPGD-UFMG”, que conta com a edição em língua portuguesa pela Editora Lumen Iuris. Todas encontram-se em formato digital aberto, contaram com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por meio de seu Programa de Excelência Acadêmica (Proex), e podem ser acessadas no menu Publicações ou clicando aqui.

Em setembro de 2017, o Colegiado do PPGD decidiu por retomar a coleção seriada de estudos monográficos dentro da área de concentração “Direito e Justiça”, com destaque para a publicação de trabalhos de investigação de docentes e discentes nas quatro linhas de pesquisa em plena produção e atividades no Programa: Poder, Cidadania e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito; Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito; História, Poder e Liberdade; e Estado, Razão e História. Com base na seleção promovida nos termos do Edital de Fomento Institucional 2017 para Livros Científicos Seriados do PPGD-UFMG, foram contemplados autores de publicações de estudos monográficos, além de teses e dissertações defendidas  junto ao Programa.

A preocupação com a qualidade e disseminação do conhecimento não poderia ser diferente por parte do PPGD-UFMG. Ele é o mais antigo Programa em funcionamento no Brasil. Seu curso de Doutorado foi implantado em 1932, nascendo com evidente vocação interdisciplinar, nas interfaces entre direito, política, economia e filosofia. Na esteira dessa tradição, consolidou-se como grande referência no sistema de ensino superior no Brasil e espaço de diálogo acadêmico com os grandes centros de pesquisa e universidades no estrangeiro, especialmente intensificado, ao longo dos anos, por trabalhos científicos regularmente publicados na Revista Brasileira de Estudos Políticos – RBEP e Revista da Faculdade de Direito da UFMG.

Importante relembrar que as obras reunidas na Coleção Seriada de Estudos do PPGD-UFMG” estão ancoradas por premissas que inspiram o Programa, suas linhas de pesquisa e projetos coletivos de investigação: interdisciplinaridade, inovação, transformação das realidades sociais e desenvolvimento, promoção dos direitos humanos, releituras críticas, humanistas, jusfilosóficas, internacionalistas e comparadas. Todas elas, juntas, enriquecerão a visão estratégica e consistente de pesquisa no Brasil, em sintonia com as missões da universidade pública e aberta para o diálogo com os pares.

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira

Fabrício Bertini Pasquot Polido