6 jun 2017 - 16h03

Seminários de Hermenêutica Jurídica 1/2017

Os Seminários de Hermenêutica Jurídica 1/2017 serão compostos por 08 Seminários, cujas temáticas serão desenvolvidas no intuito de dar uma visão global do fenômeno jurídico. Os Seminários realizar-se-ão entre os dias 08 de junho e 13 de julho do presente ano, na Faculdade de Direito da UFMG, na sala do IHTAJ, nº 405, Edifício Villas Boas.

Os Seminários de Hermenêutica Jurídica visam proporcionar o diálogo entre acadêmicos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito, promovendo debates e discussões sobre temas de hermenêutica, tendo em vista soluções mais adequadas no plano teórico e no da práxis. Os Seminários contam com a participação de discentes regularmente matriculados na disciplina Temas de Hermenêutica Jurídica, turma A, 1/2017, do Programa de Pós-Graduação, de discentes do curso de Graduação interessados, de docentes, bem como de profissionais do Direito, vinculados a instituições externas, que também tenham interesse em deles participar, e têm como um de seus propósitos aprimorar o estudo da Hermenêutica Jurídica, tanto na vertente epistemológica, como na fenomenológica.

Assim sendo, o Projeto envolvendo ensino, pesquisa e extensão, alcança a inserção social e está contemplado nos objetivos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto de Hermenêutica, Teoria e Argumentação Jurídica (IHTAJ). Desdobra-se, de um lado, em Seminários que explorarão temáticas diversas relacionadas à Hermenêutica Jurídica, cuja finalidade é proporcionar à comunidade acadêmica, especificamente, aos discentes do Programa de Pós-Graduação, em interlocução com os discentes da Graduação, a compreensão dos elementos históricos, categoriais, principiológicos, filosófico-hermenêuticos e discursivos formadores do Direito, sua evolução e seu posicionamento no contexto jurídico atual, tendo em vista as alterações metodológicas ligadas ao universo jurídico presentes no plano hermenêutico.

Fique por dentro das datas e horários dos Seminários no Calendário de Eventos do PPGD/UFMG.