19 mar 2019 - 15h41

UFMG representada em seminário sobre o valor do cuidado na Duke University

O professor Pedro Nicoli, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, participará do seminário internacional “The value of love: global perspectives on the economy of care” (O valor do amor: perspectivas globais na economia do cuidado), a ocorrer entre os dias 2 e 5 de abril de 2019 na Duke University, nos Estados Unidos.
O seminário é organizado pelas professoras Jocelyn Olcott (Duke University) e Marija Bartl (Universidade de Amsterdã), reunindo acadêmicos de todo o mundo para pensar criticamente o trabalho e as economias do cuidado. O workshop de abril servirá como uma plataforma de lançamento para o projeto “Global perspectives on the economy of care” (2019-2020), do qual a UFMG fará parte. O projeto pretende reavaliar a questão do valor de trabalho de cuidado a partir das perspectivas do sul global. Em uma sessão de conferências, intervenções e brainstorming de dois dias, o workshop reunirá estudiosos de várias disciplinas e regiões para pensar em como estruturar uma proposta de ação plurianual para um grupo de trabalho internacional e interdisciplinar.
Estarão presentes professoras e professores de diversos campos do saber, como sociologia, economia, direito, história, antropologia, psicologia, ciência política, estudos de gênero e sexualidade, de universidades do mundo inteiro, como Yale University (EUA), Duke University (EUA), Université de Nantes (França), Universidade de Amsterdam (Holanda), Universidade de Bolonha (Itália), Escola Superior de Economia (Rússia), Universidade Nacional do México, King’s College London (Inglaterra), Instituto Indiano de Estudos Avançados (Índia), Universidade Victoria (Canada), Université Gaston Berger (Senegal), Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Universidade Paris XIII (França).
Ao reunir um grupo diversificado de acadêmicos que trabalham em diferentes disciplinas e locais, este projeto explorará maneiras pelas quais o conhecimento produzido no sul global — onde o trabalho informal e de subsistência ocupa mais espaço econômico — oferece possibilidades de reimaginar as economias para valorizar os trabalhos de cuidado.
O Professor Pedro Nicoli, da UFMG, apresentará as perspectivas de inclusão e valorização jurídica do trabalho de cuidado no Brasil e na América Latina, a partir de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Direito.
Mais informações sobre o seminário em: https://sites.duke.edu/valueoflove/