Defesa de tese e dissertação

Defesa de tese de doutorado

Defesa de Tese é o ato final para obtenção do título de Doutor e deve ocorrer até 48 (quarenta e oito) meses do ingresso no Doutorado, que é o tempo máximo admitido para conclusão do curso.

O prazo para depósito da tese para defesa e marcação da banca é de no mínimo 30 (trinta) dias antes da realização da banca. Os prazos exatos, conforme o ano de ingresso, podem ser consultados na aba prazos para defesa

Recomenda-se que a finalização da escrita e planejamento da defesa ocorram, ao menos, 60 (sessenta) dias antes do prazo final.

O não cumprimento dos prazos acadêmicos tem como consequência a exclusão do discente do curso.

Depósito prévio da tese para defesa

O depósito prévio da tese para defesa deve ser feito através do envio do arquivo definitivo da tese em PDF para pos@direito.ufmg.br, com cópia para o orientador, com o assunto ˜Depósito prévio da tese – Nome do Aluno – Data”.

Marcação da banca de defesa de tese

A marcação da banca de defesa de tese deve ser feita pelo Sistema Acadêmico MinhaUFMG e só é possível após a integralização de todos os créditos exigidos pelo Regulamento do Programa.

A defesa de tese será pública, perante Comissão Examinadora constituída por 5 (cinco) membros portadores do grau de Doutor ou título equivalente, entre os quais o orientador e dois examinadores não pertencentes ao corpo docente, ativo ou inativo, da UFMG. Além do orientador, que a presidirá, a Comissão Examinadora será integrada por, no mínimo, 1 (um) professor da linha de pesquisa em que se deu a investigação.

As defesas podem ser realizadas de modo presencial, online ou híbrida (presencial e online).

Nas defesas presenciais, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à Seção de Serviços Gerais (ssgerais@ufmg.br), com seu orientador e a secretaria do PPGD em cópia. Consulte os espaços disponíveis para reserva aqui.

Nas defesas online, o discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, até 10 dias antes da defesa, para o e-mail da secretaria.

Caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail (pos@direito.ufmg.br) à secretaria o agendamento e link, no prazo mínimo de 10 (dez) dias antes da defesa.

Para as defesas híbridas, deve-se solicitar a reserva de espaço (ssgerais@ufmg.br), o link do Zoom (pos@direito.ufmg.br) e o suporte audiovisual (audiovisual@direito.ufmg.br).

Os membros da comissão examinadora poderão assinar a ata de defesa digitalmente.

Atos necessários pós defesa de tese

Após a realização da defesa, o discente deve:

1. protocolar, por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a ata de defesa devidamente assinada pelos examinadores;
  2. promover, no prazo de 30 (trinta) dias, o depósito final da tese no Repositório Institucional da UFMG (RI UFMG), conforme as instruções disponíveis aqui;
  3. requerer o diploma de doutorado, conforme instruções disponíveis aqui

Defesa de dissertação de mestrado

Defesa de Dissertação é o ato final para obtenção do título de Mestre e deve ocorrer até 24 (vinte e quatro) meses do ingresso no Mestrado, que é o tempo máximo admitido para conclusão do curso.

O prazo para depósito da dissertação para defesa e marcação da banca é de no mínimo 30 (trinta) dias antes da realização da banca. Os prazos exatos, conforme o ano de ingresso, podem ser consultados na aba prazos para defesa.

Depósito prévio da dissertação para defesa

O depósito prévio da dissertação para defesa deve ser feito através do envio do arquivo definitivo da tese em PDF para pos@direito.ufmg.br, com cópia para o orientador, com o assunto ˜Depósito prévio da dissertação- Nome do Aluno – Data”.

Marcação da banca de defesa de dissertação

A marcação da banca de defesa de dissertação deve ser feita pelo Sistema Acadêmico MinhaUFMG e só é possível após a integralização de todos os créditos exigidos pelo Regulamento do Programa.

O discente deve iniciar a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação do Colegiado. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa.

A defesa de dissertação será pública, perante Comissão Examinadora constituída por 3 (três) membros portadores do grau de Doutor ou título equivalente, incluído o orientador, que a presidirá.

Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata de defesa digitalmente.

Atos necessários pós defesa de dissertação

Após a realização da defesa, o discente deve:

3. requerer o diploma de mestrado, conforme instruções disponíveis aqui