Pós-doutorado

As candidaturas para Residência de Pós-Doutorado em Direito da UFMG estão temporariamente suspensas.

Residência de Pós-Doutorado em Direito

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG oferece Residência de Pós-Doutorado em Direito.

Dirigida a portadores do título de Doutor, ela tem o objetivo de promover o aprimoramento de capacidades de pesquisa e docência, através de período de aprofundamento e especialização em sua área de investigação.

A residência é desenvolvida sob a supervisão de um docente do corpo permanente do Programa e deve estar vinculada a um projeto coletivo e sua respectiva linha de pesquisa, podendo envolver atividades de docência na graduação e pós-graduação, bem como atividades de pesquisa e extensão universitária.

A Residência de Pós-Doutorado é regulada pela Resolução n. 02 de 2017 da UFMG.

A nova Resolução de Residência de Pós-Doutorado do PPGD UFMG será disponibilizada aqui em breve.

As instruções para a candidatura e registro podem ser encontradas aqui.

Pós-Doutorado sem bolsa

Candidaturas ao Pós-Doutorado sem bolsa podem ser feitas a qualquer momento (temporariamente suspensas), mediante apresentação de plano de trabalho com a manifestação de anuência de docente supervisor e apresentação da documentação indicada nas normas da Universidade e na Resolução de Residência de Pós-Doutorado do PPGD UFMG. A duração mínima da residência sem bolsa é de 6 (seis) meses e máxima de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por mais 12 (doze) meses.

Pós-Doutorado com bolsa

Candidaturas ao Pós-Doutorado com bolsa gerida pelo PPGD UFMG dependem de chamada pública com processo seletivo regulado por edital.

A CAPES oferece bolsas pelo Programa Institucional de Pós-Doutorado no País  (PIPD), regulado pela Portaria n. 282 de 2024. A FAPEMIG oferece bolsas pelo Programa BPDS.

Candidaturas ao Pós-Doutorado com bolsa obtida diretamente pelo interessado ou seu supervisor junto à agência de fomento nacional ou internacional podem ser feitas a qualquer momento (temporariamente suspensas), nos mesmos moldes do Pós-Doutorado sem bolsa.

Não há nenhuma chamada aberta para bolsas de Pós-Doutorado no momento.