Avaliação e Autoavaliação

Avaliação da CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG (PPGD UFMG) é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a nota máxima 7.

Na ficha de avaliação da CAPES, publicada em 2022, referente ao quadriênio 2017-2020, o programa recebeu o conceito “Muito Bom” e nota 7, destacando-se pela sua excelência e liderança no cenário nacional, com clara tendência de consolidação internacional.

A avaliação abrange diversos aspectos do PPGD UFMG, incluindo a articulação entre área de concentração, linhas de pesquisa e projetos coletivos de pesquisa, o perfil do corpo docente, o planejamento estratégico, o processo de autoavaliação, a qualidade da formação discente e a produção intelectual, o impacto na sociedade e a internacionalização.

Segundo a CAPES, o PPGD UFMG demonstra grande solidez em todos esses quesitos, com destaque para a produção intelectual qualificada, a inserção em redes de pesquisa nacionais e internacionais e o impacto social de suas atividades de extensão. O corpo docente é altamente qualificado, com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, muitos dos quais com bolsas de produtividade e inserção em projetos de pesquisa e extensão relevantes. A estrutura curricular é considerada adequada e atualizada, e o programa conta com infraestrutura física e tecnológica de qualidade para o desenvolvimento de suas atividades. O PPGD UFMG tem se destacado também pela sua política de internacionalização, com convênios e parcerias com instituições estrangeiras, mobilidade de docentes e discentes, oferta de disciplinas em idioma estrangeiro e participação em eventos internacionais. O programa de pós-doutorado, implementado em 2019, ampliou ainda mais a atratividade para discentes estrangeiros.

A avaliação reconhece o PPGD UFMG como um programa consolidado e de referência nacional, com grande potencial de expansão internacional. O planejamento estratégico robusto e a implementação consistente de suas ações demonstram o compromisso do programa com a excelência na formação e na produção de conhecimento na área do Direito.

A avaliação da CAPES sobre o PPGD UFMG pode ser consultada em seus detalhes nas fichas abaixo:

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PPGD UFMG – CAPES 2022

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PPGD UFMG – CAPES 2017

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PPGD UFMG – CAPES 2010

Autoavaliação do PPGD UFMG 2024

O relatório de Autoavaliação Institucional do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG foi elaborado a partir dos dados coletados entre docentes e discentes entre 21/08/2024 e 28/10/2024 através de questionários online. A pesquisa foi estimulada através de mensagens de WhatsApp e e-mail, tendo obtido a participação voluntária e anônima de 99 discentes e 47 docentes. A fim de assegurar o anonimato, não houve identificação nominal dos respondentes, limitando-se o registro apenas aos endereços IP.

Os dados coletados serão discutidos em Seminário de Autovaliação e Planejamento com os docentes e discentes do Programa em 22 de novembro de 2024.

O relatório está dividido em quatro blocos: 1) dados sobre perfil docente e discente, como sexo, gênero, sexualidade, raça, faixa etária, renda familiar, formação acadêmica e atuação profissional; 2) dados de avaliação docente e discente sobre o Programa, como reputação, inserção nacional e internacional, impacto acadêmico e social, disciplinas e atividades oferecidas, produção, relacionamento, administração, infraestrutura, projetos coletivos e linhas de pesquisa, cooperação interinstitucional e oportunidade de bolsas; 3) dados de autoavaliação docente e discente sobre a própria atuação, produção e engajamento, como atuação nas disciplinas e atividades, conhecimento das normas, projetos coletivos e linhas de pesquisa, cumprimento de prazos, colaboração com as atividades institucionais e projetos; 4) dados da percepção docente e discente sobre discriminação, assédio e acolhimento, com dados sobre ocorrência de machismo, racismo, LGBTfobia, capacitismo, assédio moral e sexual, apoio para pessoas com deficiência e encaminhamento de adoecimento mental.

A partir da análise dos dados, o relatório apresenta considerações finais, resumindo os principais resultados e destacando os pontos fortes e fracos do PPGD na percepção de docentes e discentes. Além disso, resume as avaliações sobre discriminação, assédio e adoecimento mental, apresenta conclusões preliminares e propõe ações recomendadas para o aprimoramento do programa, visando fortalecer seus pontos fortes e superar os desafios identificados.

Comissão de Autoavaliação do PPGD UFMG

Professor Marcelo Maciel Ramos
Professora Maria Fernanda Salcedo Repolês
Professor Thomas da Rosa Bustamante
Professor Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Professora Karine Salgado
Professor Fabrício Bertini Pasquot Polido