21 jun 2018 - 09h46

Nota da secretaria aos discentes de Mestrado ingressantes em 2016/1

Aos discentes de Mestrado ingressantes em 2016/1,

A secretaria esclarece que é necessário realizar matrícula em todos os semestres, mesmo que a defesa esteja muito próxima de ocorrer e mesmo que findos todos os créditos, caso em que a matrícula será na modalidade “Em elaboração de trabalho final”.

A secretaria esclarece, também, os procedimentos para marcação de defesa:

1) A(o) discente deve estar integralizado para que sua banca seja aprovada. (Consultar critérios de integralização – estrutura curricular no Regulamento do Programa).

2) A marcação da defesa deve ser realizada no Sistema Acadêmico (Minha UFMG) com a antecedência mínima de 45 dias da data da defesa. Na marcação, o aluno inicia o preenchimento dos detalhes da defesa e encaminha-o, via sistema, para o(a) orientador(a), que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local, etc) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação da Coordenação e Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa. Finalizado esse processo, discente e orientador(a) devem aguardar a aprovação no sistema.

3) Quanto à entrega das vias físicas e digitais, o protocolo na Secretaria deve ser feito com a antecedência mínima de 15 dias da data da defesa. Deve ser realizado o protocolo de duas vias físicas do trabalho, duas vias digitais (salvas em pdf em 2 cds ou dvds editáveis) e os formulários para defesa devidamente preenchidos e assinados pelo(a) orientador(a). Os formulários podem ser acessados na aba Formulários.

Ressaltamos que:

a) A responsabilidade do agendamento do espaço da defesa é de responsabilidade do(a) orientador(a)
b) A distribuição dos trabalhos para os membros da banca é de responsabilidade do(a) discente

Lembramos que, salvo casos em que houve pedido de prorrogação de defesa deferido pelo Colegiado do Programa, o prazo final padrão dos alunos de mestrado ingressantes em 2016 para realização da banca de defesa é 31/08/2018.

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito
Faculdade de Direito da UFMG