Exame de qualificação

O exame de qualificação será realizado em sessão pública e visa avaliar o domínio do aluno sobre seu tema e linha de pesquisa e a qualidade da investigação proposta. A comissão examinadora de qualificação será composta por 3 professores doutores, incluído o orientador, que a presidirá.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

O exame de qualificação de de Doutorado é realizado em duas etapas: 1) qualificação do projeto de tese (primeira qualificação); 2) qualificação de parcela substancial da futura tese em cotejo com o projeto anteriormente qualificado (segunda qualificação).

primeira qualificação de Doutorado consiste na apresentação e defesa do projeto definitivo de Tese perante banca. Ele deve ser realizado até 24 (vinte e quatro) meses após o ingresso no curso.

A marcação da primeira qualificação de Doutorado deve ser realizada no Sistema Acadêmico Minha UFMG com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente inicia a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação do Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa.

Para bancas realizadas em formato remoto,  o discente deve indicar sobre a realização da banca em formato remoto no sistema no momento da marcação. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Para bancas realizadas presencialmente,  o discente deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca. A Secretaria informará ao discente a sala reservada, por meio do e-mail de resposta da aprovação da marcação.

Para bancas realizadas em formato híbrido, o discente deve deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca em formato híbrido para que a Secretaria realize a reserva de espaço. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Após a realização da primeira qualificação, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do Projeto Final aprovado deverá ser realizado por meio do acesso restrito.

segunda qualificação do Doutorado consiste na apresentação e defesa de parcela substancial da futura tese em cotejo com o projeto anteriormente qualificado perante banca. Ele deve ser realizado até 33 (trinta e três) meses após o ingresso no curso.

A marcação da primeira qualificação de Doutorado deve ser realizada por meio do acesso restrito (e não pelo Sistema Acadêmico MinhaUFMG) com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente solicita a marcação via acesso restrito e, em seguida, o(a) orientador(a) registra sua anuência, também via acesso restrito, para posterior aprovação do Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa.

Após a realização segunda qualificação de doutorado, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do texto aprovadodeverá ser realizado por meio do acesso restrito.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

O exame de qualificação de Mestrado consiste na apresentação e defesa do projeto definitivo de Dissertação perante banca. Ele deve ser realizado até 12 (doze) meses após o ingresso no curso.

A marcação da qualificação de Mestrado deve ser realizada no Sistema Acadêmico Minha UFMG com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente inicia a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação do Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa.

Após a realização do exame de qualificação, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do Projeto Final aprovado deverá ser realizado por meio do acesso restrito.