Orientações de qualificações/defesas e prazos regulamentares por ano de ingresso

1) DA QUALIFICAÇÃO

1.1) Da definição:
O exame de qualificação será realizado em sessão pública e visa avaliar o domínio do aluno sobre seu tema e linha de pesquisa e a qualidade da investigação proposta. A comissão examinadora de qualificação será composta por 3 professores, incluído o orientador, que a presidirá, e por pelo menos um integrante da linha de pesquisa em que se desenvolve a dissertação ou a tese.

1.2) Da marcação:

A marcação da qualificação do projeto de dissertação deverá ser agendada pelo discente exclusivamente pelo sistema MinhaUFMG. O agendamento deverá ocorrer no mínimo 30 dias antes da data definida pelo discente e orientador para a realização da banca de qualificação.
Pelo sistema, o aluno inicia o preenchimento dos detalhes da qualificação e encaminha-o, via sistema, para o(a) orientador(a), que terminará de preencher os dados da sessão (banca, data, local, etc). Em seguida, o orientador deve encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação da Coordenação e Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa e contenha a indicação de um suplente.
No caso da qualificação, o agendamento do espaço de realização da banca é realizado pela secretaria do Programa (no caso de banca de defesa final de tese, o agendamento do espaço é de responsabilidade do orientador).

1.3) Do dia da qualificação:
No dia da qualificação o aluno deverá:
§ Antes da sessão: solicitar na Secretaria a ata da qualificação.
§ Após a sessão: devolver na Secretaria a ata da qualificação devidamente assinada pela banca.

1.4) Após a qualificação:
O aluno deverá realizar o depósito do projeto definitivo de dissertação após realizadas as alterações indicadas pela banca. O depósito deverá ser feito através do protocolo do formulário específico junto à versão digital do projeto de tese gravado em cd (em envelope de papel.)

1. Quando autorizado pelo orientador, o aluno poderá requerer, via minhaUFMG, ao Coordenador as providências necessárias à defesa, encaminhando à Secretaria, por e-mail (info.pos@direito.ufmg.br) um arquivo digital, em formato pdf., contendo a integralidade do trabalho. Título do e-mail: DEPÓSITO PRÉVIO À DEFESA – NOME DO ALUNO.

1.1. O depósito prévio dar-se-á no mínimo 30 dias para dissertações ou 45 dias para teses antes da data da defesa. É importante que o concluinte tenha ciência da data final em que pode defender seu trabalho, que pode ser consultada via minhaUFMG ou aplicativo Siga no item INTEGRALIZAÇÃO.

1.2. Após a aprovação da solicitação de defesa, no sistema acadêmico, pelo orientador e coordenação, a Ata referente à realização da banca será enviada via e-mail pela secretaria.

1.3. As defesas podem ser realizadas de modo presencial, online ou híbrida (presencial e online).

1.3.1. Nas defesas presenciais, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e a Ata pode ser protocolada por via física na secretaria ou digitalizada e enviada por e-mail (em formato pdf).

1.3.1.1. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui!

1.3.2. Nas defesas online, o discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, até 10 dias antes da defesa, para o e-mail da secretaria para publicação.

1.3.2.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.2.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.3. Caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa.

1.3.4. Nas defesas híbridas, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e também para o setor de Audiovisual (audiovisual@direito.ufmg.br) caso necessite de suporte técnico. O discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, com até 10 dias de antecedência ou caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa.

1.3.4.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.4.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.4.2. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui!

Seguem abaixo as orientações para (a) depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG) dentro do prazo máximo de 30 dias após à defesa, (b) preencher o relatório de informações acadêmicas e (c) posteriormente, solicitar o diploma:

(a) Orientações para depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG)

https://www.youtube.com/watch?v=Bfn0heVXPCU

Vídeo que ilustra os processos de preenchimento dos metadados e depósito da versão final de teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso no RI-UFMG. Por questões de praticidade, o passo 1 e 2 do vídeo estão invertidos na ordem abaixo.

1. Preencher o Termo de Autorização de depósito do trabalho (Acompanhe as orientações no vídeo de 1:22 até 2:11)
1.1. Endereço SEi! da Secretaria do Curso (2:02) DIREITO-SECCPGDIR – DIREITO – COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO – SECRETARIA

1.2. Em casos de urgência, envie o formulário abaixo para info.pos@direito.ufmg.br com o seguinte título no e-mail: URGÊNCIA – ATESTADO DE DEPÓSITO – NOME DO ALUNO. https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimento_diploma_urgencia.pdf

2. Normalizar o trabalho em conformidade com as “Diretrizes de Normalização da UFMG” (Acompanhe as orientações no vídeo de 0:26 até 1:21)
2.1 Capa
2.2 Folha de Rosto
2.3 Ficha catalográfica (solicitar pelo e-mail bib@direito.ufmg.br)
2.4 Ata de defesa legível
2.5 Resumo do trabalho e palavras-chave em língua portuguesa e estrangeira, sumário, desenvolvimento da pesquisa e referências
2.6 O arquivo deve ser salvo em formato PDF-A de até 20MB

Dúvidas sobre a Normalização? Acesse o link https://repositorio.ufmg.br/static/politica/diretrizes-para-normalizacao-de-trabalhos-academicos-da-UFMG.pdf

ou entrar em contato com a biblioteca da Unidade (bib@direito.ufmg.br)

3. Fazer o depósito do trabalho no Repositório (Acompanhe as orientações no vídeo de 2:12 até o final)
3.1. Coleção: Trabalhos Acadêmicos > Dissertações e Teses > Pós-Graduação em Direito
3.2. Sua submissão passará por um processo de revisão pela equipe de bibliotecários do sistema de bibliotecas da UFMG e caso sejam necessárias alterações você será notificado via e-mail.
3.3. Após o recebimento do “Termo de Autorização” e do arquivo de seu trabalho depositado no site do Repositório Institucional, o setor de repositório fará a conferência do arquivo e emitirá o “Atestado de entrega”. Quando seu “Atestado de entrega” for emitido, você receberá por e-mail a cópia da notificação enviada à secretaria de seu curso.

(b) Informações necessárias para o Relatório Sucupira/CAPES – preenchimento obrigatório: https://bit.ly/3sL4MWa

(c) Orientações para solicitar o diploma.

Assim que receber o atestado de depósito (conforme item 3.3 acima), siga as orientações que se encontram no formulário abaixo, e encaminhe por e-mail a documentação em formato pdf, arquivos separados, para info.pos@direito.ufmg.br com o título “SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA 1ª VIA – NOME DO REQUERENTE”.

Formulário e documentação

Se urgente, anexe também o seguinte formulário: Requerimento de Diploma Urgência

Checklist dos procedimentos – https://bit.ly/386FB9K

Qualificação

23/01/2019 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
22/02/2019 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
28/02/2019 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57 , § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Defesa de Dissertação

14/01/2020 Prazo limite para marcação da banca de defesa (definido pela Coordenação)
13/02/2020 Prazo limite para depósito das vias físicas, digitais e formulários (definido pela Coordenação)
28/02/2020 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 71)

Qualificação

Prazo Regulamentar

17/01/2020 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
18/02/2020 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
26/02/2020 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57 , § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

17/07/2020 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
17/08/2020 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
26/08/2020 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único)

 

Defesa de Dissertação

Prazo Regulamentar

12/01/2021 Prazo limite para marcação da banca de defesa (definido pela Coordenação)
11/02/2021 Prazo limite para depósito das vias físicas, digitais e formulários (definido pela Coordenação)
26/02/2021 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 71)

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

12/07/2021 Prazo limite para marcação da banca de defesa (definido pela Coordenação)
11/08/2021 Prazo limite para depósito das vias físicas, digitais e formulários (definido pela Coordenação)
26/08/2021 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 71)

Qualificação

Prazo Regulamentar

19/01/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
19/02/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
26/02/2021 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por mais 04 meses, totalizando 06 meses – período remoto emergencial)

19/07/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
19/08/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
27/08/2021 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único, Regulamento do PPGD)

 

Defesa de Dissertação

29/07/2022 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §1º)
28/08/2022 Prazo limite para realização da banca de defesa (Art. 72)

Qualificação

17/04/2022 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
17/05/2022 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
31/05/2022 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Defesa de Dissertação

16/04/2023 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §1º)
15/05/2023 Prazo limite para realização da banca de defesa (Art. 72)

Qualificação

27/02/2023 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
27/03/2023 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
07/04/2023 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 60, parágrafo único, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Defesa de Dissertação

27/02/2024 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §1º)
26/03/2024 Prazo limite para realização da banca de defesa (Art. 72)

1) DAS QUALIFICAÇÕES

1.1) Da definição:
O exame de qualificação será realizado em sessão pública e visa avaliar o domínio do aluno sobre seu tema e linha de pesquisa e a qualidade da investigação proposta. A comissão examinadora de qualificação será composta por 3 professores, incluído o orientador, que a presidirá, e por pelo menos um integrante da linha de pesquisa em que se desenvolve a dissertação ou a tese.

1.2) Da marcação:

PRIMEIRA QUALIFICAÇÃO
A marcação da primeira qualificação do projeto de tese deverá ser agendada pelo discente exclusivamente pelo sistema MinhaUFMG. O agendamento deverá ocorrer no mínimo 30 dias antes da data definida pelo discente e orientador para a realização da banca de qualificação.
Pelo sistema, o aluno inicia o preenchimento dos detalhes da defesa e encaminha-o, via sistema, para o(a) orientador(a), que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local, etc). Em seguida, o orientador deve encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação da Coordenação e Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa e contenha a indicação de um suplente.
No caso da qualificação, o agendamento do espaço de realização da banca é realizado pela secretaria do Programa (no caso de banca de defesa final de tese, o agendamento do espaço é de responsabilidade do orientador).

SEGUNDA QUALIFICAÇÃO
A marcação da segunda qualificação de parte substancial da tese deverá ser realizada pelo discente através de protocolo na secretaria de formulário específico que segue em anexo, devidamente preenchido e assinado pelo(a) orientador(a). Esta marcação também deve ser realizada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data definida pelo discente e orientador para a realização da banca de qualificação.
No caso da qualificação, o agendamento do espaço de realização da banca é realizado pela secretaria do Programa (no caso de banca de defesa final de tese, o agendamento do espaço é de responsabilidade do orientador).

1.3) Do dia da qualificação (tanto primeira quanto segunda):
No dia da qualificação o aluno deverá:
§ Antes da sessão: solicitar na Secretaria a ata da qualificação.
§ Após a sessão: devolver na Secretaria a ata da qualificação devidamente assinada pela banca.

1.4) Após a primeira qualificação:
No caso da primeira qualificação de doutorado, o aluno deverá realizar o depósito do projeto definitivo de tese após realizadas as alterações indicadas pela banca. O depósito deverá ser feito através do protocolo do formulário específico junto à versão do projeto em pdf.

1. Quando autorizado pelo orientador, o aluno poderá requerer, via minhaUFMG, ao Coordenador as providências necessárias à defesa, encaminhando à Secretaria, por e-mail (info.pos@direito.ufmg.br) um arquivo digital, em formato pdf., contendo a integralidade do trabalho. Título do e-mail: DEPÓSITO PRÉVIO À DEFESA – NOME DO ALUNO.

1.1. O depósito prévio dar-se-á no mínimo 30 dias para dissertações ou 45 dias para teses antes da data da defesa. É importante que o concluinte tenha ciência da data final em que pode defender seu trabalho, que pode ser consultada via minhaUFMG ou aplicativo Siga no item INTEGRALIZAÇÃO.

1.2. Após a aprovação da solicitação de defesa, no sistema acadêmico, pelo orientador e coordenação, a Ata referente à realização da banca será enviada via e-mail pela secretaria.

1.3. As defesas podem ser realizadas de modo presencial, online ou híbrida (presencial e online).

1.3.1. Nas defesas presenciais, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e a Ata pode ser protocolada por via física na secretaria ou digitalizada e enviada por e-mail (em formato pdf).

1.3.1.1. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui!

1.3.2. Nas defesas online, o discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, até 10 dias antes da defesa, para o e-mail da secretaria para publicação.

1.3.2.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.2.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.3. Caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa.

1.3.4. Nas defesas híbridas, a reserva do espaço físico deve ser solicitada por e-mail à secretaria e também para o setor de Audiovisual (audiovisual@direito.ufmg.br) caso necessite de suporte técnico. O discente deve enviar o link da plataforma onde será realizada a defesa, com até 10 dias de antecedência ou caso o discente e seu orientador desejem realizar a defesa via Plataforma Zoom assinada pelo PPGD/UFMG, deverão requerer por e-mail à secretaria o agendamento e link, no prazo máximo de 10 (dez) dias antes da defesa.

1.3.4.1. Os membros da comissão examinadora poderão assinar a Ata com certificado digital próprio, no entanto essa assinatura deverá ser realizada posteriormente a assinatura dos membros que optarem pelo Sistema Sei!.

1.3.4.1.1. Certificado Digital gratuito para docentes e discentes. Clique aqui!

1.3.4.2. Consulte os espaços disponíveis para reserva em Clique aqui!

Seguem abaixo as orientações para (a) depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG), (b) preencher o relatório de informações acadêmicas e (c) posteriormente, solicitar o diploma:

(a) Orientações para depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFMG (RI/UFMG)

https://www.youtube.com/watch?v=Bfn0heVXPCU

Vídeo que ilustra os processos de preenchimento dos metadados e depósito da versão final de teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso no RI-UFMG. Por questões de praticidade, o passo 1 e 2 do vídeo estão invertidos na ordem abaixo.

1. Preencher o Termo de Autorização de depósito do trabalho (Acompanhe as orientações no vídeo de 1:22 até 2:11)
1.1. Endereço SEi! da Secretaria do Curso (2:02) DIREITO-SECCPGDIR – DIREITO – COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO – SECRETARIA

1.2. Em casos de urgência, envie o formulário abaixo para info.pos@direito.ufmg.br com o seguinte título no e-mail: URGÊNCIA – ATESTADO DE DEPÓSITO – NOME DO ALUNO. https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimento_diploma_urgencia.pdf

2. Normalizar o trabalho em conformidade com as “Diretrizes de Normalização da UFMG” (Acompanhe as orientações no vídeo de 0:26 até 1:21)
2.1 Capa
2.2 Folha de Rosto
2.3 Ficha catalográfica (solicitar pelo e-mail bib@direito.ufmg.br)
2.4 Ata de defesa legível
2.5 Resumo do trabalho e palavras-chave em língua portuguesa e estrangeira, sumário, desenvolvimento da pesquisa e referências
2.6 O arquivo deve ser salvo em formato PDF-A de até 20MB

Dúvidas sobre a Normalização? Acesse o link https://repositorio.ufmg.br/static/politica/diretrizes-para-normalizacao-de-trabalhos-academicos-da-UFMG.pdf

ou entrar em contato com a biblioteca da Unidade (bib@direito.ufmg.br)

3. Fazer o depósito do trabalho no Repositório (Acompanhe as orientações no vídeo de 2:12 até o final)
3.1. Coleção: Trabalhos Acadêmicos > Dissertações e Teses > Pós-Graduação em Direito
3.2. Sua submissão passará por um processo de revisão pela equipe de bibliotecários do sistema de bibliotecas da UFMG e caso sejam necessárias alterações você será notificado via e-mail.
3.3. Após o recebimento do “Termo de Autorização” e do arquivo de seu trabalho depositado no site do Repositório Institucional, o setor de repositório fará a conferência do arquivo e emitirá o “Atestado de entrega”. Quando seu “Atestado de entrega” for emitido, você receberá por e-mail a cópia da notificação enviada à secretaria de seu curso.

(b) Informações necessárias para o Relatório Sucupira/CAPES – preenchimento obrigatório: https://bit.ly/3sL4MWa

(c) Orientações para solicitar o diploma.

Assim que receber o atestado de depósito (conforme item 3.3 acima), siga as orientações que se encontram no formulário abaixo, e encaminhe por e-mail a documentação em formato pdf, arquivos separados, para info.pos@direito.ufmg.br com o título “SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA 1ª VIA – NOME DO REQUERENTE”.

Formulário e documentação: https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimentodiploma.pdf

Se urgente, anexe também o seguinte formulário: https://pos.direito.ufmg.br/wp-content/uploads/formularios/requerimento_diploma_urgencia.pdf

Checklist dos procedimentos – https://bit.ly/386FB9K

Primeira Qualificação

Prazo Regulamentar

21/01/2020 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
21/02/2020 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
28/02/2020 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

21/07/2020 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
21/08/2020 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
28/08/2020 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º)

 

Segunda Qualificação

Prazo Regulamentar

05/11/2020 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
05/12/2020 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito da parcela substancial da tese defendida na 2ª qualificação (previsto no artigo 63 do Regulamento), apenas a marcação da banca e a retirada da ata da qualificação na secretaria com posterior entrega da ata assinada pelos membros da banca.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

05/05/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
07/06/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

 

Defesa de Tese

15/07/2022 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §2º)
28/08/2022 Prazo limite para realização da banca de defesa. (Art. 72)

Primeira Qualificação

Prazo Regulamentar

28/01/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
19/02/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
26/02/2021 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

28/07/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
27/08/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
03/09/2021 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Segunda Qualificação

Prazo Regulamentar

09/11/2021 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
09/12/2021 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito da parcela substancial da tese defendida na 2ª qualificação (previsto no artigo 63 do Regulamento), apenas a marcação da banca e a retirada da ata da qualificação na secretaria com posterior entrega da ata assinada pelos membros da banca.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

09/05/2022 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
09/06/2022 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

 

Defesa de Tese

15/07/2023 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §2º)
28/08/2023 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 72)

Primeira Qualificação

Prazo Regulamentar

21/01/2022 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
21/02/2022 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
28/02/2022 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

21/07/2022 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
22/08/2022 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
29/08/2022 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º, Regulamento do PPGD)

 

Segunda Qualificação

Prazo Regulamentar

25/10/2022 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na Secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
25/11/2022 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)
02/12/2022 Prazo limite para depósito do texto substancial da Tese

 

Prorrogação (Prazos prorrogados por 06 meses – período remoto emergencial)

25/04/2023 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na Secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
25/05/2023 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)
02/06/2023 Prazo limite para depósito do texto substancial da Tese

 

Defesa de Tese

16/07/2024 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §2º)
29/08/2024 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 72)

 

Primeira Qualificação

16/04/2023 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
16/05/2023 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
30/05/2023 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Segunda Qualificação

19/01/2024 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na Secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
19/02/2024 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito da parcela substancial da tese defendida na 2ª qualificação (previsto no artigo 63 do Regulamento), apenas a marcação da banca e a retirada da ata da qualificação na secretaria com posterior entrega da ata assinada pelos membros da banca.

 

Defesa de Tese

02/04/2025 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §2º)
16/05/2025 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 72)

 

Primeira Qualificação

26/02/2024 Prazo limite para marcação da banca de qualificação no Sistema Minha UFMG (definido pela Coordenação)
26/03/2024 Prazo limite para realização da banca de qualificação (definido pela Coordenação)
05/04/2024 Prazo limite para depósito do projeto final (art. 62, § 1º, Regulamento do PPGD)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito prévio do projeto defendido na 1ª qualificação (previsto no artigo 57, § 1º do Regulamento), apenas o depósito do projeto definitivo após alterações solicitadas pela banca de qualificação.

 

Segunda Qualificação

26/11/2024 Prazo limite para marcação da banca de qualificação por formulário protocolado na Secretaria do Programa (definido pela Coordenação)
26/12/2024 Prazo limite para realização da banca de qualificação (art. 63)

*A secretaria informa que não é necessário o depósito da parcela substancial da tese defendida na 2ª qualificação (previsto no artigo 63 do Regulamento), apenas a marcação da banca e a retirada da ata da qualificação na secretaria com posterior entrega da ata assinada pelos membros da banca.

Defesa de Tese

12/02/2026 Prazo limite para marcação da banca de defesa no sistema acadêmico e protocolo do arquivo pdf. por e-mail à secretaria. (Art. 64, §2º)
26/03/2026 Prazo limite para realização da banca de defesa (art. 72)