Exame de qualificação

O exame de qualificação visa avaliar o desenvolvimento do projeto de pesquisa e seus desdobramentos.

Qualificações no doutorado

Qualificação do projeto de tese
Prazo: máximo 24 meses antes do prazo final para a defesa de tese.

Qualificação de parte substancial da tese
Prazo: máximo 12 meses antes do prazo final para a defesa de tese.
(atualizado, conforme Regulamento do PPGD UFMG 2024)

Qualificação no mestrado

Qualificação do projeto de dissertação
Prazo: máximo 12 meses antes do prazo final para a defesa de dissertação.

Atenção: a não realização de exame de qualificação no prazo tem como consequência a exclusão do discente do curso (Art. 31 e 59 do Regulamento do PPGD UFMG).

Passo a passo para marcação e defesa dos exames de qualificação de Doutorado

A primeira qualificação de Doutorado consiste na apresentação e defesa do projeto definitivo de tese perante banca. Ele deve ser realizado até 24 (vinte e quatro) meses após o ingresso no curso.  

A segunda qualificação do Doutorado consiste na apresentação e defesa de parcela substancial da futura tese em cotejo com o projeto anteriormente qualificado perante banca. Ela deve ser realizada até 12 (doze) meses antes do prazo de conclusão do curso. 

A marcação da primeira qualificação de Doutorado deve ser realizada no Sistema Acadêmico Minha UFMG com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente inicia a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação do Colegiado do Programa. A comissão examinadora da qualificação deve ser composta por 3 professores doutores, incluído o orientador, que a presidirá.

Após a realização da primeira qualificação, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do Projeto Final aprovado deverá ser realizado por meio do acesso restrito.

A marcação da segunda qualificação de Doutorado deve ser realizada por meio do acesso restrito (e não pelo Sistema Acadêmico MinhaUFMG) com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente solicita a marcação via acesso restrito e, em seguida, o(a) orientador(a) registra sua anuência, também via acesso restrito, para posterior aprovação do Colegiado do Programa. A comissão examinadora da qualificação deve ser composta por 3 professores doutores, incluído o orientador, que a presidirá.

Após a realização segunda qualificação de Doutorado, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do texto aprovado deverá ser realizado por meio do acesso restrito.

As bancas da primeira e segunda qualificação podem ser realizadas presencialmente, em formato remoto ou híbrido.

Para bancas realizadas presencialmente, o discente deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca. A Secretaria informará ao discente a sala reservada, por meio do e-mail de resposta da aprovação da marcação. Para bancas realizadas em formato remoto,  o discente deve indicar sobre a realização da banca em formato remoto no sistema no momento da marcação. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador. Para bancas realizadas em formato híbrido, o discente deve deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca em formato híbrido para que a Secretaria realize a reserva de espaço. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Passo a passo para marcação e defesa do exame de qualificação de Mestrado

O exame de qualificação de Mestrado consiste na apresentação e defesa do projeto definitivo de dissertação perante banca. Ele deve ser realizado até 12 (doze) meses após o ingresso no curso.  

A marcação da qualificação de Mestrado deve ser realizada no Sistema Acadêmico Minha UFMG com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de realização da banca. O discente inicia a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação do Colegiado do Programa. A comissão examinadora da qualificação deve ser composta por 3 professores doutores, incluído o orientador, que a presidirá.

Após a realização do exame de qualificação, a Ata deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora. A minuta da Ata pode ser encontrada aqui. O protocolo de devolução da Ata e do Projeto Final aprovado deverá ser realizado por meio do acesso restrito.

Para bancas realizadas presencialmente,  o discente deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca. A Secretaria informará ao discente a sala reservada, por meio do e-mail de resposta da aprovação da marcação. Para bancas realizadas em formato remoto,  o discente deve indicar sobre a realização da banca em formato remoto no sistema no momento da marcação. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador. Para bancas realizadas em formato híbrido, o discente deve deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca em formato híbrido para que a Secretaria realize a reserva de espaço. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.