1) DAS QUALIFICAÇÕES DE DOUTORADO

Da definição:
O exame de qualificação em sede de doutorado desenvolver-se-á em duas etapas:

I – defesa do projeto de tese (1ª Qualificação);
II – defesa de texto que represente parcela substancial da futura tese em cotejo com o projeto anteriormente qualificado (2ª Qualificação).

O exame de qualificação (nas duas etapas) será realizado em sessão pública e visa avaliar o domínio do aluno sobre seu tema e linha de pesquisa e a qualidade da investigação proposta. A comissão examinadora de qualificação será composta por 3 professores, incluído o orientador, que a presidirá, e por pelo menos um integrante da linha de pesquisa em que se desenvolve a dissertação ou a tese.

ATENÇÃO AOS PRAZOS INFORMADOS CLIQUE AQUI CONFORME ANO DE INGRESSO.

PRIMEIRA QUALIFICAÇÃO – Defesa do Projeto de Tese.

A marcação da 1ª qualificação deve ser realizada no Sistema Acadêmico (Minha UFMG) com a antecedência mínima de 30 dias da data de realização da banca. O discente inicia a marcação via sistema acadêmico e a encaminha para o(a) orientador(a), também via sistema acadêmico, que terminará de preencher os dados da defesa (banca, data, local) e, então, encaminhar a marcação, via sistema, para aprovação da Coordenação ad referendo do Colegiado do Programa. É necessário que a banca cumpra os critérios determinados pelo Regulamento do Programa.

Bancas realizadas em formato remoto:  o discente deve indicar sobre a realização da banca em formato remoto no sistema no momento da marcação. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Bancas realizadas presencialmente:  o discente deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca.

Bancas realizadas em formato híbrido: o discente deve deve solicitar por e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca em formato híbrido para que a Secretaria realize a reserva de espaço. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Após a realização do exame:

Após a realização do exame da 1ª Qualificação, a Ata (Minuta da Ata, clique aqui) deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora.

O protocolo de devolução da Ata e do Projeto Final aprovado deverá ser realizado por meio do endereço eletrônico: pos@direito.ufmg.br com o assunto: Devolução Ata 1ª Qualificação de tese e Projeto Final– Nome do aluno/ nº de registro.

ATENÇÃO: A aprovação do exame no sistema acadêmico é registrado pela Secretaria  apenas após a realização da 2ª Qualificação.

SEGUNDA QUALIFICAÇÃO – Defesa de texto que represente parcela substancial da futura tese em cotejo com o projeto anteriormente qualificado.

A segunda banca de Qualificação de tese não é agendada pelo sistema, mas por meio de formulário específico, a ser protocolado pelo sistema de acesso restrito do PPGD.

Bancas realizadas em formato remoto:  o discente deve indicar sobre a realização da banca em formato remoto no formulário de marcação. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Bancas realizadas presencialmente:  o discente deve solicitar no e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca.

Bancas realizadas em formato híbrido: o discente deve solicitar no e-mail (pos@direito.ufmg.br) a reserva de espaço para realização da banca. A escolha da plataforma bem como o envio do link aos professores é de responsabilidade do aluno/orientador.

Após a realização do exame:

Após a realização do exame, a Ata (Minuta da Ata, Clique Aqui) deverá ser devolvida  com a assinatura dos membros da banca examinadora.

O protocolo de devolução da Ata e do Texto substancial da Tese deverá ser realizado por meio do endereço eletrônico: pos@direito.ufmg.br com o assunto: Devolução Ata Segunda Qualificação de tese e Texto substancial da Tese – Nome do aluno/ registro.

ATENÇÃO: A aprovação do exame no sistema acadêmico é registrado pela Secretaria  apenas após a realização do protocolo da Ata da 2ª Qualificação devidamente assinada por todos os membros.